A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na circunferência

3 Todos os seus vértices são pontos da circunferência Nem todos os seus vértices são pontos da circunferência

4 Nenhum destes polígonos é regular

5

6 Definição Definição: Um polígono é regular se tiver todos os lados e todos os ângulos iguais entre si. SEMPRE Dada uma circunferência é SEMPRE possível inscrever nela uma circunferência NEM SEMPRE Se um polígono não for regular, NEM SEMPRE é possível fazê-lo

7 ATENÇÃO Mas, ATENÇÃO: Para que um polígono inscrito numa circunferência seja regular, os arcos correspondentes aos seus lados devem ser iguais.

8 Numa circunferência, a arcos iguais correspondem cordas iguais e vice –versa. e a ângulos ao centro iguais correspondem arcos iguais e cordas iguais e vice – versa.

9 O triângulo regular: TRIÂNGULO EQUILÁTERO

10 Como inscrever um triângulo equilátero numa circunferência ? Começamos, então, por construir uma circunferência

11 A amplitude de uma circunferência é de 360º. vamos obter Se conseguirmos medir 3 ângulos ao centro com a mesma amplitude, vamos obter 3 arcos iguais e, consequentemente, 3 cordas com a mesma medida. Repara que: 360º : 3 = 120º

12 Vamos ao trabalho!!!!

13 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 120º B A C

14 O quadrado

15 360º : 4 = 90º Para construir o quadrado vamos repetir o procedimento anterior.

16 o 06 B A C ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? D

17 O pentágono regular

18 O processo é sempre o mesmo O processo é sempre o mesmo: Neste caso dividimos a circunferência em 5 arcos iguais. Para isso, traçamos 5 ângulos ao centro com amplitude 72º, já que 360º : 5 = 72º.

19

20 O hexágono regular

21 Não tem nada que saber: Agora é só dividir a circunferência em 6 arcos iguais. Como 360º : 6 = 60º, traçam-se ângulos ao centro com 60º de amplitude.

22 60º

23 Basta traçar um ângulo ao centro com o transferidor Repara no seguinte Em todas as construções, tal como em todas as de outros polígonos regulares

24 Uma vez determinado um arco, obtemos dois vértices do polígono que queremos construir Com o compasso obténs os restantes ( Porque se sabe que os comprimentos dos arcos são iguais )

25 Conclusão: n arcos geometricamente iguais Para construir qualquer polígono regular de n lados segue-se sempre o mesmo procedimento, dividindo a circunferência em n arcos geometricamente iguais Faz-se

26 Fim.


Carregar ppt "Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google