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1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA PROF. LEONARDO Mestre em Educação pela UFJF. Professor do João XXIII desde 1996.

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1 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA PROF. LEONARDO Mestre em Educação pela UFJF. Professor do João XXIII desde 1996.

2 LIVRO ADOTADO MATEMÁTICA VOL. ÚNICO AUTOR: Luiz Roberto Dante(Editora Ática)

3 PROGRAMA 1. Geometria Plana Utilizar o conceito de semelhança e congruência em triângulos. Utilizar o conceito de semelhança e congruência em triângulos. Aplicar a noção de área de figuras planas. Aplicar a noção de área de figuras planas. Calcular a área do círculo por aproximação de polígonos regulares (inscritos e circunscritos), levando à conceituação do número irracional π. Calcular a área do círculo por aproximação de polígonos regulares (inscritos e circunscritos), levando à conceituação do número irracional π. Calcular a área de regiões poligonais planas por composição e decomposição das figuras: triângulos, paralelogramo,trapézio, hexágono, círculo. Calcular a área de regiões poligonais planas por composição e decomposição das figuras: triângulos, paralelogramo,trapézio, hexágono, círculo. Aplicar as razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente). Aplicar as razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente).

4 2. Conjuntos Numéricos Reconhecer os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Reconhecer os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operar com conjuntos numéricos (união, interseção e diferença). Operar com conjuntos numéricos (união, interseção e diferença). Utilizar linguagem matemática para representação de intervalos reais. Utilizar linguagem matemática para representação de intervalos reais.

5 3. Funções Conceituação Aplicar o conceito de função como uma lei de transformação, como associação entre elementos de dois conjuntos. Aplicar o conceito de função e seus elementos (domínio, contradomínio e imagem), analítica ou graficamente. Aplicar o conceito de função e seus elementos (domínio, contradomínio e imagem), analítica ou graficamente. Utilizar a propriedade de crescimento e/ou decrescimento das funções. Utilizar a propriedade de crescimento e/ou decrescimento das funções.

6 Interpretar a representação geométrica das funções (pontos de máximo ou de mínimo, significado das raízes, etc.). Interpretar a representação geométrica das funções (pontos de máximo ou de mínimo, significado das raízes, etc.). Funções polinomiais Reconhecer uma função polinomial do 1º grau através do gráfico e / ou de sua lei, fazendo um estudo de suas particularidades tais como: raiz, crescimento e decrescimento, coeficiente angular, coeficiente linear, estudo de sinal. Reconhecer uma função polinomial do 1º grau através do gráfico e / ou de sua lei, fazendo um estudo de suas particularidades tais como: raiz, crescimento e decrescimento, coeficiente angular, coeficiente linear, estudo de sinal.

7 Reconhecer uma função polinomial de 2º grau através do gráfico e / ou de sua lei, fazendo um estudo de suas particularidades tais como: raízes, significado dos coeficientes (a, b, c), de máximo ou mínimo, conjunto imagem, estudo de sinal. Resolver equações e inequações de 1º e 2º graus associando-as às suas representações geométricas e à variação de sinais das respectivas funções.

8 Funções logarítmicas e exponenciais Utilizar e representar analítica e graficamente o conceito de função exponencial (observar que casos simples de equações exponenciais poderão ser explorados como decorrência de situações problema propostas). Utilizar equações exponenciais.

9 Utilizar o conceito de logaritmos em diferentes bases e suas propriedades. Utilizar e representar analítica e graficamente o conceito de função logarítmica. Obs.: Exclusão do item inequações exponenciais e logarítmicas.

10 As aulas Discussão e apresentação dos temas previstos; Discussão e apresentação dos temas previstos; Atividades para serem realizadas em sala e em casa (Individuais ou duplas). Atividades para serem realizadas em sala e em casa (Individuais ou duplas). Exercícios do livro Atenção: por questão de tempo, não será possível corrigir todos os exercícios propostos, mas somente aqueles em que a maioria dos alunos tiveram dificuldades). Exercícios do livro Atenção: por questão de tempo, não será possível corrigir todos os exercícios propostos, mas somente aqueles em que a maioria dos alunos tiveram dificuldades).

11 NOTAS Cada trimestre terá duas provas escritas, individuais e sem a consulta do material. No 2º e no 3º trimestre teremos a realização dos SIMULADOS, cujas notas farão parte da nota final de cada trimestre. Cada trimestre terá duas provas escritas, individuais e sem a consulta do material. No 2º e no 3º trimestre teremos a realização dos SIMULADOS, cujas notas farão parte da nota final de cada trimestre. Alguns dos trabalhos e tarefas propostas serão valorizados a fim de ajudar a compor a nota final em cada trimestre. Alguns dos trabalhos e tarefas propostas serão valorizados a fim de ajudar a compor a nota final em cada trimestre. Os valores e as datas de cada avaliação serão previamente informados pelo professor. Os valores e as datas de cada avaliação serão previamente informados pelo professor.

12 Muito estudo e disciplina Primeirões dão dicas para chegar à UFJF Primeirões dão dicas para chegar à UFJF Primeirões dão dicas para chegar à UFJF Não há segredo, sorte, fórmula para o sucesso ou investimento em escola que substitua o velho e conhecido conselho de educadores para um bom desempenho no vestibular: estudar bastante. E foi esta equação que levou estudantes aos primeiros lugares no concurso 2009 da UFJF. (Tribuna de Minas - 8 de fevereiro de 2009, domingo)

13 ... Ludmila Russo Salgado, 20, diz ter se apoiado na crença de que sempre foi uma boa aluna. A base é fundamental. Sempre estudei muito ao longo de toda a vida e acho que isso fez com que eu não tivesse medo de enfrentar o curso de medicina, mesmo estudando desde a quinta série em colégios públicos.

14 Penúltima Prova do Pism I Prova


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