A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado."— Transcrição da apresentação:

1 ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

2 SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA NECESSIDADE: REPENSAR O PAPEL DA ESCOLA= ENSINO- APRENDIZAGEM PORQUE: O ENSINO ORGANIZADO DE FORMA FRAGMENTADA NÃO ATENDE AS EXIGÊNCIAS DESTE NOVO PARADIGMA

3 NOVA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO POSICIONAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DO INDIVÍDUO PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E DEFINIR SUAS PRIORIDADES.

4 A MELHOR FORMA DE ENSINAR É AQUELA QUE PROPICIA AOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL, QUE ENFATIZA A AUTONOMIA DO ALUNO PARA A BUSCA DE NOVAS COMPREENSÕES, POR MEIO DA PRODUÇAO DE IDÉIAS E DE AÇÕES CRIATIVAS E COLABORATIVAS.

5 O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM É FUNDAMENTAL

6 EMBORA A TECNOLOGIA SEJA UM ELEMENTO DA CULTURA BASTANTE EXPRESSIVO ELA PRECISA SER DEVIDAMENTE COMPREENDIDA EM TERMOS DAS IMPLICAÇÕES DO SEU USO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SÓ ASSIM HAVERÁ INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

7 PROFESSOR: CONHECER AS POTENCIALIDADES E AS LIMITAÇÕES PEDAGÓGICAS ENVOLIDAS NAS DIFERENTES TECNOLOGIAS: VÍDEO, INTERNET, COMPUTADOR, OUTRAS.

8 COMO? ATRAVÉS DE PROJETOS

9 ELABORAÇÃO: EM PARCERIA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, DE FORMA ABERTA, ARTICULANDO INFORMAÇÕES CONHECIDAS BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO E DO PRESENTE E ANTECIPANDO E ANTECIPANDO ASPECTOS QUE SURGIRÃO DURANTE A EXECUÇÃO= CERTEZAS E DÚVIDAS

10 O trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes de diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos e/ou não, possibilitando ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos.

11 QUALIDADE DO PROJETO: PROFESSOR= POSTURA DE OBSERVAÇÃO E DE ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES CONCEITUAIS QUE EMERGEM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO.

12 PROFESSOR= NOVA POSTURA COMPROMETIMENTO E DESEJO PELA BUSCA, PELO APRENDER A APRENDER E PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS=RECONSTRUÇÃO DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

13 DESAFIO= DAR NOVA VIDA AO CURRÍCULO DA ESCOLA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É IMPRESSINDÍVEL.


Carregar ppt "ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google