Carregar apresentação
PublicouAntônio Da Cruz Alterado mais de 11 anos atrás
1
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado
2
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA
NECESSIDADE: REPENSAR O PAPEL DA ESCOLA= ENSINO-APRENDIZAGEM PORQUE: O ENSINO ORGANIZADO DE FORMA FRAGMENTADA NÃO ATENDE AS EXIGÊNCIAS DESTE NOVO PARADIGMA
3
NOVA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO POSICIONAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DO INDIVÍDUO PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E DEFINIR SUAS PRIORIDADES.
4
A MELHOR FORMA DE ENSINAR É AQUELA QUE PROPICIA AOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL, QUE ENFATIZA A AUTONOMIA DO ALUNO PARA A BUSCA DE NOVAS COMPREENSÕES, POR MEIO DA PRODUÇAO DE IDÉIAS E DE AÇÕES CRIATIVAS E COLABORATIVAS.
5
O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM É FUNDAMENTAL
6
SÓ ASSIM HAVERÁ INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
EMBORA A TECNOLOGIA SEJA UM ELEMENTO DA CULTURA BASTANTE EXPRESSIVO ELA PRECISA SER DEVIDAMENTE COMPREENDIDA EM TERMOS DAS IMPLICAÇÕES DO SEU USO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SÓ ASSIM HAVERÁ INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
7
PROFESSOR: CONHECER AS POTENCIALIDADES E AS LIMITAÇÕES PEDAGÓGICAS ENVOLIDAS NAS DIFERENTES TECNOLOGIAS: VÍDEO, INTERNET, COMPUTADOR, OUTRAS.
8
COMO? ATRAVÉS DE PROJETOS
9
ELABORAÇÃO: EM PARCERIA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, DE FORMA ABERTA, ARTICULANDO INFORMAÇÕES CONHECIDAS BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO E DO PRESENTE E ANTECIPANDO E ANTECIPANDO ASPECTOS QUE SURGIRÃO DURANTE A EXECUÇÃO= CERTEZAS E DÚVIDAS
10
O trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes de diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos e/ou não, possibilitando ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos.
11
QUALIDADE DO PROJETO: PROFESSOR=POSTURA DE OBSERVAÇÃO E DE ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES CONCEITUAIS QUE EMERGEM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO.
12
PROFESSOR=NOVA POSTURA
COMPROMETIMENTO E DESEJO PELA BUSCA, PELO APRENDER A APRENDER E PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS=RECONSTRUÇÃO DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
13
DESAFIO= DAR NOVA VIDA AO CURRÍCULO DA ESCOLA
FORMAÇÃO DO PROFESSOR É IMPRESSINDÍVEL.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.