Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriela Rodriguez Alterado mais de 10 anos atrás
2
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
3
Reflexões sobre práticas educativas. Repensando nossas práticas cotidianas; Saber Acadêmico e Saber Popular; Construção Coletiva do Conhecimento;
5
Teorias Construtivistas: Piaget; Vygotsky Ausubel Novak Gowin
6
...é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária, a um aspecto da estrutura cognitiva do aprendiz.
7
Há um processo de interação no qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, servindo-se de ancoradouro, incorporando-o e assimilando-o; porém, ao mesmo tempo, modificando-se em função dessa ancoragem.
8
Subsunçor Nova Idéia
9
Novak – um evento educativo implica uma ação para trocar significados e sentimentos entre professor e aluno, com objetivo de promover a aprendizagem significativa de um novo conceito. Experiência afetiva é positiva quando o aprendiz ganha em compreensão; A experiência afetiva é negativa quando o aprendiz sente que não está compreendendo;
10
-Maior adesão -Maior interesse e compreensão -Valorizar o que o outro sabe – o conhecimento -Dar valor ao conhecimento já existente -Fazer o usuário ser mais ativo -Oportunidade de transformar o conhecimento -Adequar a informação a realidade do paciente – grupo e clínica Fazer a informação chegar ao coração -Considerar o conhecimento do outro -Todo momento na unidade é processo Educativo -Aprender a respeitar a escolha do outro
11
A gente parte do principio que e o outro não entendeu Incorporando AS o trabalho será mais efetivo A partir da AS é possível atingir o outro O próprio profissional pode aprender mais, se abre mais O profissional se frustra menos e trabalha melhor Dificuldade de entender a escolha do outro Mais uma ferramenta para prática tanto na clinica como nos grupos etc. O profissional também tem que se sensibilizar Proporcionar melhor relacionamento entre professor e aprendiz Cada pessoa possui seu conhecimento adquirido, assim tudo que é ensinado a ela faz sentido de maneira particular.
12
-Maior adesão -Maior interesse e compreensão -Valorizar o que o outro sabe – o conhecimento -Dar valor ao conhecimento já existente -Fazer o usuário ser mais ativo -Oportunidade de transformar o conhecimento -Adequar a informação a realidade do paciente – grupo e clínica Fazer a informação chegar ao coração -Considerar o conhecimento do outro -Todo momento na unidade é processo Educativo -Aprender a respeitar a escolha do outro
13
Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Estética e ética; Corporeificação das palavras pelo exemplo; Risco, aceitação do novo e rejeição de formas de discriminação; Respeito à autonomia do educando; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.
14
Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância; Alegria e esperança; Convicção de a mudança é possível; Curiosidade; Comprometimento; Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.
15
Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar; Disponibilidade para o diálogo; Querer bem aos educandos; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.