A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;"— Transcrição da apresentação:

1

2 Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;

3 Reflexões sobre práticas educativas. Repensando nossas práticas cotidianas; Saber Acadêmico e Saber Popular; Construção Coletiva do Conhecimento;

4

5 Teorias Construtivistas: Piaget; Vygotsky Ausubel Novak Gowin

6 ...é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária, a um aspecto da estrutura cognitiva do aprendiz.

7 Há um processo de interação no qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, servindo-se de ancoradouro, incorporando-o e assimilando-o; porém, ao mesmo tempo, modificando-se em função dessa ancoragem.

8 Subsunçor Nova Idéia

9 Novak – um evento educativo implica uma ação para trocar significados e sentimentos entre professor e aluno, com objetivo de promover a aprendizagem significativa de um novo conceito. Experiência afetiva é positiva quando o aprendiz ganha em compreensão; A experiência afetiva é negativa quando o aprendiz sente que não está compreendendo;

10 -Maior adesão -Maior interesse e compreensão -Valorizar o que o outro sabe – o conhecimento -Dar valor ao conhecimento já existente -Fazer o usuário ser mais ativo -Oportunidade de transformar o conhecimento -Adequar a informação a realidade do paciente – grupo e clínica Fazer a informação chegar ao coração -Considerar o conhecimento do outro -Todo momento na unidade é processo Educativo -Aprender a respeitar a escolha do outro

11 A gente parte do principio que e o outro não entendeu Incorporando AS o trabalho será mais efetivo A partir da AS é possível atingir o outro O próprio profissional pode aprender mais, se abre mais O profissional se frustra menos e trabalha melhor Dificuldade de entender a escolha do outro Mais uma ferramenta para prática tanto na clinica como nos grupos etc. O profissional também tem que se sensibilizar Proporcionar melhor relacionamento entre professor e aprendiz Cada pessoa possui seu conhecimento adquirido, assim tudo que é ensinado a ela faz sentido de maneira particular.

12 -Maior adesão -Maior interesse e compreensão -Valorizar o que o outro sabe – o conhecimento -Dar valor ao conhecimento já existente -Fazer o usuário ser mais ativo -Oportunidade de transformar o conhecimento -Adequar a informação a realidade do paciente – grupo e clínica Fazer a informação chegar ao coração -Considerar o conhecimento do outro -Todo momento na unidade é processo Educativo -Aprender a respeitar a escolha do outro

13 Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Estética e ética; Corporeificação das palavras pelo exemplo; Risco, aceitação do novo e rejeição de formas de discriminação; Respeito à autonomia do educando; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.

14 Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância; Alegria e esperança; Convicção de a mudança é possível; Curiosidade; Comprometimento; Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.

15 Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar; Disponibilidade para o diálogo; Querer bem aos educandos; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996.


Carregar ppt "Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google