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Pedagogia Histórico- Crítica (Dermeval Saviani) Sobre a natureza e especificidade da educação.

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Apresentação em tema: "Pedagogia Histórico- Crítica (Dermeval Saviani) Sobre a natureza e especificidade da educação."— Transcrição da apresentação:

1 Pedagogia Histórico- Crítica (Dermeval Saviani) Sobre a natureza e especificidade da educação

2 A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim a natureza da educação só é compreendida pela natureza humana;

3 O homem precisa produzir continuamente sua própria existência, transformando a natureza, adaptando-a a si, e isto é feito através do trabalho; O trabalho é a ação intencional do homem;

4 O processo de produção da existência humana implica em : Trabalho material: bens materiais Trabalho não-material: idéias, conceitos, valores, etc.; A educação situa-se na categoria do trabalho não-material;

5 Trabalho educativo: é o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens;

6 O objeto da educação diz respeito: -À identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados; - A descoberta das formas adequadas de desenvolvimento do trabalho pedagógico;

7 Segundo o autor, a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado; È a partir do saber sistematizado que se estrutura o currículo da escola elementar;

8 Currículo é o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola; Não pode se apagar diferença entre curricular e extracurricular;

9 Se perdeu de vista a atividade nuclear da escola, isto é a transmissão dos instrumentos de acesso ao saber elaborado; Clássico é o que resistiu ao tempo. Clássico na escola é a transmissão-assimilação do saber sistematizado. È o fim a atingir.

10 Só se aprende de fato quando se adquire hábito ou seja uma disposição permanente e isso exige tempo e esforço; Pela mediação da escola, acontece a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular á cultura erudita;

11 Conclui-se que a compreensão da natureza da educação enquanto um trabalho não-material, cujo produto não se separa do ato de produção, permite nos situar a especificidade de educação como referida aos conhecimentos, idéias, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários á formação da humanidade em cada indivíduo singular, na forma de uma segunda natureza, que se produz, deliberada e intencionalmente, através de relações pedagógicas historicamente determinadas que se travam entre os homens;


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