A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO PROFESSORA: EDUARDO HENRIQUE MATOS LIMA Abordagem Humanista Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade

2 Características Gerais
Sujeito como principal elaborador do conhecimento humano; Desenvolvimento da personalidade do indivíduo e na capacidade de atuar como uma pessoa integrada; O professor é o facilitador da aprendizagem; O conteúdo e abordado através das experiências do aluno; O professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam .

3 Homem Pessoa situada no mundo;
O objetivo do ser humano é a auto realização ou uso pleno de suas potencialidades e capacidades o homem se apresenta como um projeto permanente e mau acabado; O homem esta num constante processo de atualização e se atualiza no mundo.

4 Mundo O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo;
Seu papel é criar condições de expressão para a pessoa , cuja tarefa consiste no pleno desenvolvimento do seu potencial; É o ambiente que cria condições para o desenvolvimento individual; Na experiência pessoal e subjetiva o conhecimento é construído no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana; É atribuída ao sujeito papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento . O conhecimento é inerente à atividade humana; O ser humano tem curiosidade natural para o conhecimento .

5 Sociedade-Cultura Rogers, não trata especificamente da sociedade mas preocupa-se com o individuo e tem enorme confiança neste pequeno grupo. Para ele o homem não deve de forma alguma minimizar o papel desempenhado pelo subjetivo, ainda que considerado pré-científico.

6 Sociedade-Cultura Neill, seu objetivo é constituir na educação de crianças para que se tornem seres humanos felizes, cuja noção de valores não fosse baseada na propriedade, no consumo, mas no ser. Assim ele presumiu que elas tivessem adquirido senso de autenticidade.

7 Conhecimento A experiência pessoal e subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana.

8 Conhecimento Rogers, a percepção é realidade no que se refere ao individuo. Ele admite não saber se existe uma realidade objetiva, pois caso exista, é a de que nenhum individuo a conhece realmente, pois se conhece apenas o que é percebido.

9 Conhecimento ¨ O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.¨( Rogers, 1972,p.104-5)

10 Educação Educação centrada na pessoa , já que o ensino é centrado no aluno ; Sua finalidade inicial é a criação de condições que facilitam a aprendizagem de forma que seja possível seu desenvolvimento intelectual e emocional Cria condições nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de iniciativas , de responsabilidade , autodeterminação que soubessem aplicar-se a aprendizagem no que lhe servirão de solução para seus problemas servindo-se da própria existência; Nesse processo os motivos de aprender deverão ser do próprio aluno . são características a auto descoberta e autodeterminação .

11 Escola Local onde se respeite a criança , que ofereça condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo possibilitando a autonomia do aluno; O princípio básico consiste na idéia da não interferência com o crescimento da criança e de nenhuma pressão sobre ela .

12 Ensino- Aprendizagem O ensino numa abordagem consiste num produto de personalidades únicas , respondendo as circunstâncias únicas num tipo especial de relacionamentos . A aprendizagem tem a qualidade de um envolvimento pessoal.

13 Professor-Aluno Cada professor desenvolverá seu próprio repertório de uma forma única , decorrente da base percentual de seu comportamento, O processo de ensino irá depender do caráter individual do professor , como ele se relaciona com o caráter pessoal do aluno; Assume a função de facilitador da aprendizagem e nesse clima entrará em contato com problemas vitais que tenham repercussão na existência do estudante . Isso implica que o professor deva aceitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele possui . O aluno deve responsabilizar-se pelos objetivos referentes a aprendizagem que tem significado para eles . As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática (compreensão da conduta do outro a partir do referencial desse outro), aceitação e confiança no aluno .

14 Metodologia Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem; Cada educador eficiente deve elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se refere ao que ocorre em sala de aula é a ênfase atribuída a relação pedagógica , a um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas que possibilite liberdade para aprender .

15 Avaliação Só o indivíduo pode conhecer realmente sua experiência , só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo; O aluno deverá assumir formas de controle de sua aprendizagem , definir e aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que pretende , com responsabilidade; O diretivismo no ensino é aqui substituído pelo não diretivismo : é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva. As avaliações de acordo com padrões prefixados , por auto avaliação dos alunos .

16 Conclusão A abordagem humanista da ênfase ao sujeito. O sujeito portanto deve ser levado sempre em consideração e ocupa sempre o lugar primordial.

17 Referências www.angelfire.com/ak2/jamalves/Abordagem.html


Carregar ppt "Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google