A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. O essencial é invisível aos olhos, disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Mesmo que a raposa estivesse se referindo a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. O essencial é invisível aos olhos, disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Mesmo que a raposa estivesse se referindo a."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

2 O essencial é invisível aos olhos, disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Mesmo que a raposa estivesse se referindo a nossos sentimentos, essa frase descreve, liricamente, o quanto do mundo a nossa volta permanece invisível a nossos olhos, inacessível a nossos sentimentos. (FGV)

3 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO O CONHECIMENTO HUMANO E A CIÊNCIA O HOMEM, A SOCIEDADE E O CONHECIMENTO HUMANO

4 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

5 QUAL A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR E ESTUDAR NO PROCESSO DE CONHECIMENTO?

6 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO O ATO DE CONHECER QUEM CONHECE? COMO CONHECE? PARA QUE CONHECE? O CONHECIMENTO VERDADEIRO É O CONHECIMENTO OBJETIVO? E O CONHECIMENTO SUBJETIVO É FALSO?

7 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO O QUE É CONHECIMENTO??????

8 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO PERGUNTAS PARA REFLETIR: - O CONHECIMENTO SE ORIGINA DA ONDE? - DO SUJEITO (O HOMEM)? - DO OBJETO (O MUNDO)? - DA RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E OBJETO?

9 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO ENTENDENDO O FENÔMENO DO CONHECIMENTO...

10 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO TIPOS DE CONHECIMENTO: - CONHECIMENTO POPULAR - CONHECIMENTO CIENTÍFICO - CONHECIMENTO FILOSÓFICO - CONHECIMENTO RELIGIOSO

11 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AGORA VAMOS ANÁLISAR O QUADRO ABAIXO

12 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

13 CIÊNCIA: do latim scientia, isto é, conhecimento, arte, habilidade. A ciência pode ser entendida como uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. CIÊNCIA: do latim scientia, isto é, conhecimento, arte, habilidade. A ciência pode ser entendida como uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.

14 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CONCEPÇÕES DA CIÊNCIA: - CIÊNCIA GREGA - CIÊNCIA MODERNA - CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

15 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NATUREZA/DIMENSÃO DA CIÊNCIA A PALAVRA CIÊNCIA PODE SER ENTENDIDA EM DUAS ACEPÇÕES:

16 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO PODEMOS AINDA CONSIDERAR A NATUREZA DA CIÊNCIA SOB 3 ASPECTOS. SÃO ELES:

17 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO COMPONENTES DA CIÊNCIA: A)Objetividade ou finalidade B)Função C)objeto CLASSIFICAÇÃO E DIVISÃO DA CIÊNCIA: A)Formais B)Empíricas

18 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA: - Conhecimentos pelas causas (racionalismo) - Profundidade e generalidade de suas condições - Objeto Formal - Controle dos Fatos - Exige investigação e utilização de métodos - É comunicável

19 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO OBJETIVOS E FUNÇÕES DA CIÊNCIA: Os objetivos da ciência são determinados pela necessidade que o homem tem de compreender e controlar a natureza das coisas e do universo. Delineados os objetivos, cabe à ciência realizar suas três funções, a saber: descrever, explicar e prever os dados que permeiam a realidade em estudo. Segundo Ferrari (1982), a ciência ainda deve proporcionar aumento e melhoria de conhecimento; descoberta de novos fatos e fenômenos; aproveitamento espiritual; aproveitamento material do conhecimento.

20 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Método – caminho Lógica – estudo Ciência – saber Estudo dos caminhos do saber.

21 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Fornecer instrumentos para o estudo e pesquisa. Aprender fazendo. Investigação da verdade.

22 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Conhecimento/Análise crítica. Divulgação do procedimento científico. Sistematização do conhecimento.

23 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA E UNIVERSIDADE Ciência conquista gradual Desenvolveu-se basicamente no século XIX. Século XX – Passos mais significativos da ciência brasileira. Hoje a investigação cientifica torna-se o principal elemento como base do conhecimento e do saber.

24 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA E UNIVERSIDADE Educação: processo que o conhecimento se Produz Reproduz ConservaSistematiza Organiza TransmiteUniversaliza

25 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA E UNIVERSIDADE Ensino Superior Três objetivos: Formação de profissionais diferentes Formação de cientistas Formação do cidadão

26 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA E UNIVERSIDADE Ensino/Pesquisa/Extensão Articuladas entre si. Só se aprende, só se ensina, pesquisando. Os processos são mais importantes que os produtos.

27 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO TANTO O CONHECIMENTO QUANTO O SABER SÃO PRODUTOS DO HOMEM... COMO SERES PENSANTES, O CONHECIMENTO. COMO SERES SOCIAIS, O SABER. (FGV)

28 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO ATIVIDADE 1: ACESSAR O LINK E FAZER O DOWLOAD DA ATIVIDADE 1: OBRIGADO A TODOS. APREC – APRENDIZAGEM E PESQUISA EM ESTUDO CIENTÍFICO.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. O essencial é invisível aos olhos, disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Mesmo que a raposa estivesse se referindo a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google