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Pacto do Ensino Médio e o REM
Teodoro Zanardi
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Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais
FUNDAMENTOS Conhecimento contextualizado Ação transformadora Pedagogia por projetos Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno I: Ensino Médio e Formação Humana Integral Modelo de competências e mercado de trabalho Formação humana integral (omnilateralidade) Dimensões formadoras Diretrizes do Ensino Médio: trabalho, ciência, tecnologia e cultura Trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Trabalho para a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, desenvolvida e apropriada socialmente para a transformação das condições naturais da vida e ampliação das capacidades, das potencialidade e dos sentidos humanos Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
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Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Ciência como conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
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Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Tecnologia como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, elas relações sociais que a levaram a ser produzidas. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
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Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Cultura como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio O jovem como sujeito de direitos Inserção social e no mundo do trabalho Autonomia e projetos de vida É possível projetar pelos outros? Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno III: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral Contextualização e ressignificação do currículo escolar Hierarquia entre saberes, áreas e disciplinas Eixo comum: trabalho, ciência, tecnologia e cultura Currículo como seleção cultural Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno IV: Áreas de conhecimento e integração curricular Epistemologia Fronteiras Eixos comuns Interdisciplinaridade e transversalidade Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno V: Organização e gestão democrática da escola Pedagogia do diálogo Autonomia Escola para quê? Quem define seus rumos? Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
Caderno VI: Avaliação no Ensino Médio Prática escolar reveladora da qualidade do processo de escolarização Premiação/punição O que é qualidade? Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário
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