A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto do Ensino Médio e o REM Teodoro Zanardi. Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais FUNDAMENTOS Conhecimento contextualizado Ação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto do Ensino Médio e o REM Teodoro Zanardi. Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais FUNDAMENTOS Conhecimento contextualizado Ação."— Transcrição da apresentação:

1 Pacto do Ensino Médio e o REM Teodoro Zanardi

2 Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais FUNDAMENTOS Conhecimento contextualizado Ação transformadora Pedagogia por projetos

3 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno I: Ensino Médio e Formação Humana Integral Modelo de competências e mercado de trabalho Formação humana integral (omnilateralidade) Dimensões formadoras Diretrizes do Ensino Médio: trabalho, ciência, tecnologia e cultura Trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico

4 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Trabalho para a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, desenvolvida e apropriada socialmente para a transformação das condições naturais da vida e ampliação das capacidades, das potencialidade e dos sentidos humanos

5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Ciência como conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade

6 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Tecnologia como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, elas relações sociais que a levaram a ser produzidas.

7 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Cultura como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade

8 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio O jovem como sujeito de direitos Inserção social e no mundo do trabalho Autonomia e projetos de vida É possível projetar pelos outros?

9 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno III: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral Contextualização e ressignificação do currículo escolar Hierarquia entre saberes, áreas e disciplinas Eixo comum: trabalho, ciência, tecnologia e cultura Currículo como seleção cultural

10 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno IV: Áreas de conhecimento e integração curricular Epistemologia Fronteiras Eixos comuns Interdisciplinaridade e transversalidade

11 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno V: Organização e gestão democrática da escola Pedagogia do diálogo Autonomia Escola para quê? Quem define seus rumos?

12 Pacto do Ensino Médio e REM: um diálogo necessário Caderno VI: Avaliação no Ensino Médio Prática escolar reveladora da qualidade do processo de escolarização Premiação/punição O que é qualidade?


Carregar ppt "Pacto do Ensino Médio e o REM Teodoro Zanardi. Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais FUNDAMENTOS Conhecimento contextualizado Ação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google