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GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho Estadual de Educação da Bahia SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO 28 de setembro de 2012.

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1 GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho Estadual de Educação da Bahia SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO 28 de setembro de 2012 DIRETRIZES CURICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO Parecer CNE/CEB nº05/2011 Resolução CNE/CEB nº02/2012

2 QUESTÃO CENTRAL IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO Unitária Referentes: Etapa final da educação básica Educação como direito social Sujeitos: juventudes diversas e suas especificidades

3 BASES CONCEITUAIS DAS DCN Etapa da Educação Básica: destaque da finalidade formativa centrada nos sujeitos (adolescentes, jovens e adultos); Trabalho, ciência, tecnologia e cultura: dimensões integradoras trabalho como princípio educativo; pesquisa como princípio pedagógico; reconhecimento e aceitação da diversidade cultural dos sujeitos do processo educativo

4 Art. 5º DA DCN O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em: I - formação integral do estudante; II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente; III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador; IV - sustentabilidade ambiental como meta universal; V- indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

5 Art. 5º DA DCN VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes; VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular

6 FINALIDADES A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho e cidadania do educando; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento intelectual ; a compreensão dos fundamentos científico- tecnológicos dos processos produtivos

7 FORMAS DIFERENCIADAS DE ORGANIZAÇÃO Educação profissional integrada Projetos interdisciplinares e transdisciplinares Educação contextualizada Currículo por Área de Conhecimento Escola como espaço de convivência

8 DESAFIOS Ampliação do acesso - universalização Políticas de assistência ao estudante Formação inicial e continuada de docentes Planejamento compartilhado entre instâncias governamentais Financiamento público para as condições de qualidade

9 INICIATIVAS PRESENTES O Programa Ensino Médio Inovador As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio A Educação Profissional Técnica de Nível Médio A Formação de professores A Revisão das Políticas de Avaliação A Produção de materiais didático-pedagógicos As especificidades no interior do Ensino Médio


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