A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIOS E PERSPECTIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS E PERSPECTIVAS
EDUCAÇÃO INTEGRAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS

2 EDUCAÇÃO INTEGRAL

3 EDUCAÇÃO INTEGRAL ESCOLA – Escolarização formal
Espaço fundamental para o desenvolvimento, socialização, construção de identidades, exercício da autonomia e protagonismo, respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e, finalmente, de afirmação, proteção e resgate de direitos.

4 EDUCAÇÃO INTEGRAL “A educação integral supõe o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais... Requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em suas múltiplas relações, dimensões e saberes, reconhecendo-o em sua singularidade e universalidade” (GUARÁ, 2007)

5 EDUCAÇÃO INTEGRAL Projeto de Lei PNE Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas da educação básica. “Estender progressivamente o alcance do programa nacional de ampliação da jornada escolar, mediante oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e interdisciplinares, de forma que o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola ou sob sua responsabilidade passe a ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo”

6 LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
EDUCAÇÃO INTEGRAL LDB - Lei nº de 20 de Dezembro de 1996 Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. §2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino

7 EDUCAÇÃO INTEGRAL Educação em tempo integral Ampliação de jornada
É uma oferta de atendimento educacional que visa articular uma proposta de educação em tempo integral, para todos os alunos permeada por um currículo integrado. Possibilita maior tempo para a aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência na escola (com jornada mínima de 7 horas diárias, durante todo o ano letivo). Turno único É uma política indutora para implantação da Educação em Tempo Integral. São atividades educativas integradas ao currículo escolar e contempladas no Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular da escola, por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem. Turno e contraturno

8 EDUCAÇÃO INTEGRAL PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 17/2007;
DECRETO Nº 7.083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.

9 EDUCAÇÃO INTEGRAL O Programa Mais Educação é ofertado pelo Governo Federal, em parceria com a SEED, tendo como objetivo a melhora do ambiente escolar, oportunizando atividades que visem fomentar ações socioeducativas, levando o aluno a um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos.

10 EDUCAÇÃO INTEGRAL Objetivos do PME: - Ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativos; - Compreensão do processo de mudança paradigmática na educação escolar; - Compreensão da cidade como território educativo-educador; - Construção da intersetorialidade entre Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Inclusão Digital, Assistência Social, Saúde, Cultura e Esporte; - Estabelecimento da jornada escolar e da organização curricular, na perspectiva da Educação Integral; - Legitimação de saberes comunitários e do mundo da vida;

11 Programa Mais Educação / Paraná
EDUCAÇÃO INTEGRAL Programa Mais Educação / Paraná ANO ESCOLAS ATIVIDADES ALUNOS 2008 17 85 1.700 2009 45 225 4.500 2010 222 1.110 22.200 2011 326 1.615 33.475 2012 391

12 EDUCAÇÃO INTEGRAL TEMPO INTEGRAL
Matriz Curricular - Ampliação da Matriz Curricular para 1.800h Tempo - 7 horas / 5 dias na semana. Nº de alunos - Todos os alunos da escola. Currículo e Proposta Pedagógica - Integração do currículo, Proposta Curricular com todas as atividades integradas. Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular e Regime Escolar para o Regime de Tempo Integral. Matrícula - Matrícula e Frequência obrigatórias para 100% dos alunos. Registro no Censo Escolar. Registro - Registro na documentação do aluno através das disciplinas. Avaliação - Todas as disciplinas, são objeto de avaliação processual. Obrigatoriedade de notas e conceitos.

13 Proposta da ETI no Paraná
EDUCAÇÃO INTEGRAL Proposta da ETI no Paraná - Nova organização do tempo escolar; - Formação integral dos sujeitos; - Foco no currículo; - Garantia da qualidade do processo de ensino aprendizagem; - Construção da proposta considerando os aspectos culturais, históricos e necessidades da unidade escolar.

14 EDUCAÇÃO INTEGRAL No Estado do Paraná:
- 05 estabelecimentos de ensino desenvolvem Educação em Tempo Integral em 2012, sendo: 02 no município de Curitiba; 02 no NRE Francisco Beltrão (município de Bom Jesus do Sul); 01 no município de Apucarana. - 30 estabelecimentos de ensino com proposta de implantação para o ano letivo de 2013.

15 ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INTEGRAL ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL O Currículo da Educação em Tempo Integral deve ter como base a interdisciplinaridade e a articulação curricular entre a BNC e a Parte Diversificada.

16 EDUCAÇÃO INTEGRAL Conforme as DCEs a interdisciplinaridade ocorre a partir do aprofundamento dos conhecimentos que constituem as disciplinas, as quais chamam à discussão e auxiliam a compreensão, possibilitando uma abordagem mais abrangente do objeto de estudo de determinada disciplina. (PARANÁ, SEED, 2009, p. 27)

17 EDUCAÇÃO INTEGRAL Dessa forma, o tempo de permanência do estudante na escola será preenchido com atividades que, efetivamente, são correlatas à sua função social enquanto local de conhecimento, sem que, no entanto, sejam árduas, desinteressantes ou divorciadas da realidade.


Carregar ppt "DESAFIOS E PERSPECTIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google