A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA ANDRÉIA FAUSTINO ALINE LANDGRAF ANA PAULA ANANIAS CORNÉLIO PROCÓPIO- Pr FONE (43) 3523-6872.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA ANDRÉIA FAUSTINO ALINE LANDGRAF ANA PAULA ANANIAS CORNÉLIO PROCÓPIO- Pr FONE (43) 3523-6872."— Transcrição da apresentação:

1 SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA ANDRÉIA FAUSTINO ALINE LANDGRAF ANA PAULA ANANIAS CORNÉLIO PROCÓPIO- Pr FONE (43)

2 Sobre a natureza e especificidade da educação DERMEVAL SAVIANI

3 EDUCAÇÃO É UM FENÔMENO PRÓPRIO DOS SERES HUMANOS. A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO PASSA PELA COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA. O HOMEM NECESSITA EXTRAIR DA NATUREZA OS MEIOS DE SUA SUBSISTÊNCIA. TRANSFORMANDO A NATUREZA CRIANDO UM MUNDO HUMANO (DA CULTURA).

4

5 TRABALHO MATERIAL PARA PRODUZIR MATERIALMENTE, O HOMEM NECESSITA ANTECIPAR EM IDÉIAS O OBJETIVO DA AÇÃO, ELE REPRESENTA MENTALMENTE OS OBJETIVOS REAIS. REPRESENTAÇÃO QUE INCLUI O ASPECTO DE CONHECIMENTO DA PROPRIEDADE DO MUNDO REAL, (CIÊNCIA) DE VALORIZAÇÃO (ÉTICA) E DE SIMBOLIZAÇÃO (ARTE).

6 TRABALHO NÃO MATERIAL PRODUÇÃO DO SABER, SEJA DO SABER SOBRE A NATUREZA, OU SOBRE A CULTURA, CONJUNTO DA PRODUÇÃO HUMANA. PRODUÇÃO DE IDÉIAS, CONCEITOS, VALORES, SIMBÓLOS, HÁBITOS.

7 EDUCAÇÃO X NÃO MATERIAL ATIVIDADE EM QUE O PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO. ATIVIDADE DE ENSINO QUE SUPÕE AO MESMO TEMPO A PRESENÇA DO PROFESSOR E PRESENÇA DO ALUNO. AULA É PRODUZIDA PELO PROFESSOR É CONSUMIDA PELOS ALUNOS.

8

9 COMPREENSÃO DE SUA ESPECIFICIDADE O QUE NÃO É GARANTIDO PELA NATUREZA, TEM QUE SER PRODUZIDO HISTÓRICAMENTE PELOS HOMENS, INCLUÍNDO OS PRÓPRIOS HOMENS. OBJETIVO DA EDUCAÇÃO DIZ RESPEITO A IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CULTURAIS (ASSIMILADOS PELOS Indivíduos, PARA QUE SE TORNEM HUMANOS). DESCOBERTA DE FORMAS PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS. A ESCOLA TEM O PAPEL DA SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMÁTICO.

10 A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO CUJO PAPEL CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO. CONHECIMENTO ELABORADO, E NÃO CONHECIMENTO ESPONTÂNIO. SABER SISTEMATIZADO E NÃO FRAGMENTADO. CULTURA ERUDITA E NÃO CULTURA POPULAR

11 Currículo e as atividades extracurriculares. Currículo é o conjunto de atividades nucleares desenvolvidas pela escola. Extracurriculares são as atividades extras que ocorrem na escola, que não são essenciais. Presos a estas atividades extracurriculares o fim do ano letivo chega, perdendo de vista a atividade nuclear da escola, isto é, a transmissão dos instrumentos de acesso ao saber elaborado. Atividades extracurriculares só têm sentido se puderem enriquecer a atividade curricular da escola jamais pode prejudica - lá ou substitui – lá.

12 currículo da escola elementar conteúdo fundamental:ler, escrever, contar, rudimentos das ciências sociais (historia e geografia). Isso é o obvio e como sempre o obvio acaba sendo esquecido ou ocultado. Onde esse esquecimento acaba por neutralizar os efeitos da escola no processo de democratização. Clássico: O que resistiu ao tempo. Nesse sentido que se fala na cultura greco-romana como clássica. Clássico na escola é a transmissão do saber sistematizado.

13 Currículo é a escola funcionando quer dizer, uma escola desempenando a função que lhe é própria. A escola pra ser boa não é somente o conhecimento sistematizado é necessário viabilizar condições de sua transmissão e assimilação. A escola existiu para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado.

14 AUTOMATISMO Condição da liberdade, que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos. Isto ocorre com o aprendizado nos mais diferentes níveis. A aprendizagem acontece quando for capaz de exerce-la livremente. Linguagem escrita é necessário dominar os mecanismos próprios, e fixar certos automatismo, incorporá-los, isto é, torna-los, parti do nosso corpo, intera-los em nosso próprio ser.

15 A medida em que vai se libertando do aspecto mecânico, o alfabetizando pode progressivamente ir concentrando cada vez mais sua atenção no conteúdo. hábitos significa criar uma situação irreversível. Para isso, porém é preciso ter insistência e persistência. Mister repetir muitas vezes determinados atos até que ele se fixem. Ação escolar pela mediação da escola acontece da passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular a cultura erudita.


Carregar ppt "SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA ANDRÉIA FAUSTINO ALINE LANDGRAF ANA PAULA ANANIAS CORNÉLIO PROCÓPIO- Pr FONE (43) 3523-6872."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google