A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani."— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani

2 Diferente dos outros animais, que se adaptam à realidade natural, o homem necessita produzir sua própria existência. Diferente dos outros animais, que se adaptam à realidade natural, o homem necessita produzir sua própria existência. O homem necessita extrair da natureza, ativa e intencionalmente, os meios de sua subsistência. O homem necessita extrair da natureza, ativa e intencionalmente, os meios de sua subsistência.

3 Para produzir materialmente, o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, ou seja, os objetos reais. Para produzir materialmente, o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, ou seja, os objetos reais. Se a educação não se reduz ao ensino, é certo, que ensino é educação e, participa da natureza própria do fenômeno educativo. Se a educação não se reduz ao ensino, é certo, que ensino é educação e, participa da natureza própria do fenômeno educativo. Compreendida a natureza da educação, nós podemos avançar em direção à compreensão de sua especificidade. Compreendida a natureza da educação, nós podemos avançar em direção à compreensão de sua especificidade.

4 O que não é garantido pela natureza tem que ser produzido pelos homens, e aí se incluem os próprios homens. O que não é garantido pela natureza tem que ser produzido pelos homens, e aí se incluem os próprios homens. A natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. A natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens

5 O clássico é aquilo que se firmou como fundamental, como essencial, e pode-se constituir-se num critério útil para a seleção dos conteúdos do trabalho pedagógico. O clássico é aquilo que se firmou como fundamental, como essencial, e pode-se constituir-se num critério útil para a seleção dos conteúdos do trabalho pedagógico. A escola tem a ver com o problema da ciência. Ciência é o saber metódico, sistematizado. A escola tem a ver com o problema da ciência. Ciência é o saber metódico, sistematizado. Currículo é tudo o que a escola faz, assim, não faria sentido falar em atividades extracurriculares. Currículo é tudo o que a escola faz, assim, não faria sentido falar em atividades extracurriculares.

6 Fase clássica é a fase em que ocorreu uma depuração, superando-se aquilo que tem caráter permanente, isto, que resistiu aos embates do tempo. Fase clássica é a fase em que ocorreu uma depuração, superando-se aquilo que tem caráter permanente, isto, que resistiu aos embates do tempo. O automatismo é condição da liberdade e que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos. O automatismo é condição da liberdade e que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos. Adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível, e para isso, é preciso ter insistência e persistência. Adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível, e para isso, é preciso ter insistência e persistência.

7 Em conclusão: a compreensão da natureza da educação permite-nos situar a especificidade de educação como referida aos conhecimentos, idéias, conceitos, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários à formação da humanidade em cada indivíduo singular, na forma de uma segunda natureza, que se produz de relações pedagógicas determinadas que se travam entre os homens. Em conclusão: a compreensão da natureza da educação permite-nos situar a especificidade de educação como referida aos conhecimentos, idéias, conceitos, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários à formação da humanidade em cada indivíduo singular, na forma de uma segunda natureza, que se produz de relações pedagógicas determinadas que se travam entre os homens.

8 Trabalho de História da Educação II Professor: Livaldo Teixeira da Silva Alunas: Gabriela Silva de Oliveira Alunas: Gabriela Silva de Oliveira Joiseleide Aparecida Leite


Carregar ppt "Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google