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Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.

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Apresentação em tema: "Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral."— Transcrição da apresentação:

1 Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral

2 Planejando o cotidiano da Escola Planejamento Cotidiano

3 Planejando o cotidiano da Escola PLANEJAMENTO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

4 Planejando o cotidiano da Escola PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É político na medida em que se articula o compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É pedagógico no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias à escola para o cumprimento de seus propósitos e sua intencionalidade.

5 Planejando o cotidiano da Escola Elementos do PPP As finalidades A estrutura organizacional O currículo O tempo escolar O processo decisório As relações de trabalho A avaliação

6 Planejando o cotidiano da Escola Nível MACRO PPP

7 Planejando o cotidiano da Escola Nível micro Cotidiano da Escola

8 Planejando o cotidiano da Escola 3 pontos a considerar: CURRÍCULO ATENDIMENTO À DIVERSIDADE COMPLEXIDADE

9 Planejando o cotidiano da Escola CURRÍCULO Currículo formal X currículo real

10 Planejando o cotidiano da Escola Currículo Formal ou Prescrito Figura nas leis, nas diretrizes e nos parâmetros curriculares, e é reinterpretado no PPP Rejeições: ** discurso nacional que privilegia os discursos dominantes; ** a idéia de que o Currículo só ganha vida na sala de aula sugere contradição; ** estaria ligado a uma política neoliberal de natureza quantitativa, classificatória, controladora, pragmática, de mentalidade econômica; ** redução do tempo em função de demandas demais; ** conservadorismo

11 Planejando o cotidiano da Escola Argumentos Pró ** educação de qualidade para todos: veiculação do patrimônio científico e cultural da humanidade; ** professor: chef de cuisine? ** natureza da escola é mesmo conservadora; ** gestores devem ser capazes de organizar tempos, espaços e tarefas de maneira satisfatória; ** avaliação externa é necessária (nacional e internacional); ** o currículo formal funciona como um mecanismo unificador.

12 Planejando o cotidiano da Escola Currículo real A cultura que deve ser concretamente ensinada e avaliada na aula é apenas balizada pelo currículo formal. Este apenas fornece uma trama, a partir da qual os profs. devem elaborar um tecido serrado de noções, esquemas, informações, métodos, códigos, regras que vão tentar transmitir. Para passar da trama ao tecido, o prof. realiza um trabalho permanente de reinvenção, ilustração, realização, concretização do currículo formal. (Ph. Perrenoud)

13 Planejando o cotidiano da Escola O currículo real é construído no cotidiano da escola. Envolve: _ a própria escola; _ os gestores; _ os professores; _ os alunos; _ os pais _ os demais profissionais da escola; _ a comunidade.

14 Planejando o cotidiano da Escola J-C. Forquin nos fala de uma cultura escolar que se pode definir como o conjunto dos conteúdos cognitivos e simbólicos, que, selecionados, organizados, normalizados, rotinizados, sob o efeito dos imperativos da didatização, constituem habitualmente o objeto de uma transmissão deliberada no contexto das escolas. Figura no PPP

15 Planejando o cotidiano da Escola Forquin também nos fala do mundo social que é a escola: características de vida própria, ritmos e ritos, linguagem, imaginário, modos de regulação e de transgressão, regime próprio de produção e de gestão de símbolos. Isto é o que ele chama de cultura da escola. Manifesta-se no COTIDIANO.

16 Planejando o cotidiano da Escola Matus nos fala de quatro tipos de atividades de trabalho que são conduzidas na escola: * IMPORTÂNCIA - PPP - Mudanças * ROTINA - Funcionamento do cotidiano - Estabilidade * URGÊNCIA - Adequação * PAUSA - Humanização

17 Planejando o cotidiano da Escola DIVERSIDADE COMPLEXIDADE COLETIVO

18 Planejando o cotidiano da Escola COLETIVO discurso da Modernidade

19 Planejando o cotidiano da Escola DIVERSIDADE discurso da Pós-Modernidade

20 Planejando o cotidiano da Escola A Gestão do Cotidiano O mito da homogeneidade O trabalho com as diferenças

21 Planejando o cotidiano da Escola As diferenças de aprendizagem Trabalho com grupos - homogêneos(um só critério) - heterogêneos ( Vygotsky ) Trabalho individualizado

22 Planejando o cotidiano da Escola A Gestão da Complexidade (Pós-modernidade) * A escola e a sala de aula tornaram-se um sistema de ensino complexo. *Sistema porque a escola é um recorte da vida social e cultural de todos nós. * Complexo porque a escola é a expressão de antagonismos e presença de diversos fatores que teimam em vencer uns à custa de outros (os conflitos). Complexo, ainda, porque não podemos reduzi-lo a partes independentes umas das outras.

23 Planejando o cotidiano da Escola Trabalhando com grupos no exercício da diversidade e da complexidade: _ O grupo de alunos _ O grupo de professores _ O grupo de pais _ O grupo de gestores _ As instâncias superiores O conflito entre o Ideal e o Possível: Não abandonar os princípios e as crenças, o que levaria ao conformismo, e nem impor idéias e crenças, o que imobilizaria a continuidade do trabalho na instituição. Acordos, talvez?

24 Planejando o cotidiano da Escola Finalizando: letramento ou alfabetização? *O discurso do letramento relegou a segundo plano o trabalho específico da alfabetização. * Embora o letramento seja muito importante, a alfabetização do aluno é condição sine qua non para a construção do seu conhecimento. * A alfabetização exige, do professor, o conhecimento de métodos e técnicas específicos. * A alfabetização é o passaporte para o exercício consciente da cidadania!


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