A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento. Conceitos Planejar é antecipar mentalmente uma ação (ou conjunto de ações) a ser realizada e agir de acordo com o previsto. (Celso Vasconcellos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento. Conceitos Planejar é antecipar mentalmente uma ação (ou conjunto de ações) a ser realizada e agir de acordo com o previsto. (Celso Vasconcellos)"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento

2 Conceitos Planejar é antecipar mentalmente uma ação (ou conjunto de ações) a ser realizada e agir de acordo com o previsto. (Celso Vasconcellos) Planejamento: metodologia científica para construir a realidade. (Danilo Gandin)

3 Planejamento: algumas dimensões Política: Responde: Por quê? Para quem? Para quê? O quê? (mais abrangente) Nutre-se na ideologia, na filosofia, nas ciências... Busca estabelecer o rumo, firmar a missão da instituição, do grupo ou do movimento. Operacional: Reponde: Como? Com quê? O quê? (pormenorizado) Ênfase na técnica Busca encaminhar o fazer para a realização do rumo, da missão.

4 Planejamento para quê? Resgatar a intencionalidade da ação (marca essencialmente humana), possibilitando a ressignificação do trabalho, o resgate do sentido da ação educativa; Dar coerência à ação da instituição, integrando e mobilizando o coletivo em torno de consensos (provisórios); superar o caráter fragmentário das práticas em educação, a mera justaposição; Racionalizar os esforços, o tempo e os recursos utilizados... para atingir fins essenciais do processo educacional;

5 Etapas do processo de planejamento Compreender a situação Estabelecer o rumo: Para onde se vai? Verificar a distância entre o desejado e o que temos. Definir o caminho: ações, atitudes e comportamentos, normas.

6 Elementos do planejamento O planejamento envolve as seguintes decisões: Por que fazer? Justificativa da ação Para que fazer? Objetivos O que fazer? Conteúdos da ação Como fazer? Metodologia Com que fazer? Recursos Como avaliar? Avaliação

7 Níveis de planejamento educacional Planejamento do Sistema de Educação mais abrangente incorpora e reflete as grandes políticas educacionais Planejamento Global: Projeto Político-Pedagógico plano integral da instituição compõe-se de: marco referencial, diagnóstico e programação envolve as dimensões pedagógica, comunitária e administrativa Projeto de Ensino-Aprendizagem mais próximo da prática do professor e da sala de aula pode ser subdividido em plano de curso e plano de aula Projeto de trabalho projetos de aprendizagem desenvolvidos por um determinado período, geralmente interdisciplinar


Carregar ppt "Planejamento. Conceitos Planejar é antecipar mentalmente uma ação (ou conjunto de ações) a ser realizada e agir de acordo com o previsto. (Celso Vasconcellos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google