A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que significa Projetar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que significa Projetar?"— Transcrição da apresentação:

1 O que significa Projetar?
Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja “conhecer”

2 É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.
Intuição É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.

3 Projeto Educativo Comporta um conjunto de valores e indicações práticas. Carrega um estilo, uma proposta de vida. Traduz uma pedagogia, um jeito de fazer. Necessita de orientação continua-da.

4 Manifesta uma maneira de pensar e conviver coletivamente na Comunidade Escolar.
Propõe um ideal a ser atingido e um programa de caminhada. É referência para a problematização de todas as práticas.

5 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
? Qual é o centro do processo educativo? o conteúdo? o aluno? O CENTRO É ... O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

6 “Cada vez mais é necessário conjugar o verbo “educar-se”
e deixar de lado o verbo “educar”. EDUCAR-SE CONSISTE EM: DEFINIR E BUSCAR A PRÓPRIA IDENTIDADE (PESSOAL E GRUPAL). APROPRIAR-SE DE INSTRUMENTOS PARA PARTICIPAR DA SOCIEDADE. ASSUMIR UM COMPROMISSO SOCIAL. ACEITAR ALGUM TIPO DE TRANSCENDÊNCIA.

7 PLANEJAMENTO... “ As palavras são importantes porque é o sentido que elas têm que constrói os modelos, os instrumentos”...

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
2 TENDÊNCIAS FERRAMENTAS PARA PENSAR E FAZER COISAS DIFERENTES DEFINIÇÃO DE HORIZONTES DESCOBERTA DA DISTÂNCIA ENTRE A PRÁTICA E ESTE HORIZONTE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA “REALIDADE”

9 PLANEJAR NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GERA COMPETIÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA PP EMPRESA E COM OUTRAS EMPRESAS... PRODUZIR AMBIENTE DE LUCRO FUTURO FIRMAR-SE NO MERCADO DESCOBRIR PONTOS FRACOS E FORTES COMPATIBILIZAR OPORTUNIDADES E AMEAÇAS VISÃO/MISSÃO METAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS PALAVRAS CHAVES

10 PLANEJAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
GERA UM PENSAMENTO COLETIVO NUMA DUPLA DIMENSÃO: PROVOCA MUDANÇAS NO FAZER E MUDANÇAS NO SER CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO NA LINHA DA JUSTIÇA SOCIAL DESENVOLVER E CONTRIBUIR COM UM PROJETO POLÍTICO IMPORTAR-SE COM UM CRESCIMENTO DO COLETIVO E PESSOAL

11 As instituições existem para AGIR
PONTOS BÁSICOS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO As instituições existem para AGIR no mundo, na sociedade e na história. 1.1. Improvisadamente e sem direção Pode-se agir 1. 2. Planejadamente, intencionalmente e, por isso, com direção

12 Planejar CLARA PRECISA EFICAZ ORGÂNICA
DIRECIONADA TRANSFORMADORA Função do planejamento- tornar AÇÃO 1. 3. Planejar 1. 4. NÃO é fazer alguma coisa antes de AGIR É AGIR * de um determinado modo * para um determinado fim É o PROCESSO de construir para transformá-la com as características que se deseja para a mesma É INTERFERIR na realidade para transformá-la numa direção claramente indicada indicado pelas pessoas que atuam na instituição em vista da razão de ser da instituição

13 IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (DURANTE TODO O PROCESSO)
-VER A SITUAÇÃO GLOBAL (DE MUNDO,DE AMÉRICA LATINA, DE BRASIL) EM QUE ESTAMOS IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (REALIDADE DESEJADA) -DE DECIDIR O TIPO DE . SOCIEDADE . PESSOA HUMANA . EDUCAÇÃO, ESCOLA ELABORAR ELABORAÇÃO - VERIFICAR: . A DISTÂNCIA ENTRE A REALIDADE EXISTENTE E A DESEJADA 1.5. PLANEJAR É DIAGNÓSTICO - PROPOR: . AÇÕES, ATITUDES E NORMAS ORGÂNICAS PARA DIMINUIR ESTA DISTÂNCIA programação EXECUTAR execução AGIR EM CONFORMIDADE COM O QUE FOI PROPOSTO REVISAR . CADA UM DOS MOMENTOS . CADA UMA DAS AÇÕES, ATITUDES E NORMAS . CADA UM DOS DOCUMENTOS DERIVADOS AVALIAR avaliação (DURANTE TODO O PROCESSO)

14 Realidade global existente Realidade global desejada
Marco Referencial Marco Situacional Realidade global existente Marco Doutrinal Realidade global desejada Realidade desejada do campo de ação e (sobretudo) da instituição (grupo ou movimento) em processo de planejamento Marco Operativo

15 1. Nossa mais alta aspiração
Marco Doutrinal 1. Nossa mais alta aspiração 2. Ideal – todo esforço terá uma direção 3. Uma escolha que tem fundamentação explicita em elementos teóricos

16 Marco Situacional que planeja a realidade
1. É a primeira aproximação da instituição que planeja a realidade 2. É um sentir problemas e esperanças 3. Conjunto de desafios preliminares

17 Marco Operativo 1. Traduz o meio da instituição
2. Está ancorado na teoria 3. Quer ser ação transformadora

18 Confronto entre o desejado e o que de fato se faz
DIAGNÓSTICO NECESSIDADES Confronto entre o desejado e o que de fato se faz

19 PROGRAMAÇÃO PROPOSTA DE AÇÃO

20 de nossa ação ou será burrice,
“O planejamento terá a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão” (GANDIN, 1997).

21 (DO INDIVIDUAL AO GRUPAL)
ROTEIRO METODOLÓGICO DO FAZER (DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) TRÊS MOMENTOS INTERLIGADOS: 1 o INDIVIDUAL- opções, o próprio saber para a ação coletiva 2 o de SUBGRUPO – seleção e organização de idéias 3 O de PLENÁRIO – globalização e reencaminhamentos

22 Projeto? Planejamento? Proposta? Plano?
Projeto = possui um significado de âmbito muito mais vasto do que plano ou programa, que lembram ações mais imediatas e de períodos determinados... Planejamento = é um processo que envolve a preparação e a implantação de um projeto, plano ou programa.

23 "NÃO EXISTE VENTO FAVORÁVEL
NÃO SABE PARA QUEM AONDE VAI !"

24 para todo/a educador/a
Questões centrais para todo/a educador/a Como ter acesso às informações sobre o mundo, como articulá-las como organizá-las? Como perceber e conceber o contexto, o global, o multidimensional e o complexo?

25 O CONTEXTO SITUAR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS EM SEU CONTEXTO PARA QUE ADQUIRAM SENTIDO. É CONDIÇÃO ESSENCIAL DA EFICÁCIA DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO. PARA TER SENTIDO A PALAVRA NECESSITA DE TEXTO, QUE É O PRÓPRIO CONTEXTO. OS AVANÇOS COGNITIVOS NÃO CAMINHAM PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ABSTRATAS, AO CONTRÁRIO, PARA A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.

26 O GLOBAL É MAIS QUE O CONTEXTO, SÃO AS RELAÇÕES ENTRE O TODO E AS PARTES. É O CONJUNTO DAS DIVERSAS PARTES LIGADAS A ELE DE MODO INTER-RETROATIVO OU ORGANIZACIONAL. EXISTE A PRESENÇA DO TODO NO INTERIOR DAS PARTES. É PRECISO RECOMPOR O TODO PARA CONHECER AS PARTES.

27 O MULTIDIMENSIONAL NÃO APENAS NÃO SE PODE ISOLAR UMA PARTE DO TODO, MAS AS PARTES UMAS DAS OUTRAS. AS UNIDADES COMPLEXAS, COMO O SER HUMANO OU A SOCIEDADE, SÃO MULTIDIMENSIONAIS. SOMOS AO MESMO TEMPO: BIOLÓGICO, PSÍQUICO, SOCIAL, AFETIVO, RACIONAL. A SOCIEDADE TAMBÉM É HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIOLÓGICA, RELIGIOSA...

28 O COMPLEXO “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO.
O CONHECIMENTO PERTINENTE DEVE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE. “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO. SÓ HÁ COMPLEXIDADE QUANDO ELEMENTOS DIFERENTES SÃO INSEPARÁVEIS E CONSTITUTIVOS DO TODO. A COMPLEXIDADE É A UNIÃO ENTRE A MULTIPLICIDADE E A UNIDADE. LOGO A EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER A INTELIGÊNCIA GERAL/GLOBAL.

29 conteúdo conhecimento conceito
ELEMENTOS PARA SE PENSAR UMA ESTRUTURA CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE PROJETOS currículo conteúdo conhecimento conceito

30 é um nó muito apertado bem
Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego.

31 REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE
MARCO OPERATIVO OBJETIVO GERAL REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MAPA CONCEITUAL

32 E O COTIDIANO??? O QUE FAZER COM ISSO??? COMO ENREDAR NA AÇÃO???

33 Projeto Pro-jactum Ação dos sujeitos É do humano projeta-se
É do humano viver projetos...

34 ELEMENTOS CONSTITUVOS DE UM
PROJETO TEMA PROBLEMATIZAÇÃO CONTEXTO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS COMUNS

35 ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO
O que queremos saber/fazer ? Para que queremos fazer ? Como iremos fazer? ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO

36 PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO
PRATICANDO ... O EXERCÍCIO DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA PAZ


Carregar ppt "O que significa Projetar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google