A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja conhecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja conhecer."— Transcrição da apresentação:

1 Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja conhecer

2

3 Comporta um conjunto de valores e indicações práticas. Carrega um estilo, uma proposta de vida. Traduz uma pedagogia, um jeito de fazer. Necessita de orientação continua- da.

4 Manifesta uma maneira de pensar e conviver coletivamente na Comunidade Escolar. Propõe um ideal a ser atingido e um programa de caminhada. É referência para a problematização de todas as práticas.

5 O CENTRO É...

6 Cada vez mais é necessário conjugar o verbo educar-se e deixar de lado o verbo educar. EDUCAR-SE CONSISTE EM: DEFINIR E BUSCAR A PRÓPRIA IDENTIDADE (PESSOAL E GRUPAL). APROPRIAR-SE DE INSTRUMENTOS PARA PARTICIPAR DA SOCIEDADE. ASSUMIR UM COMPROMISSO SOCIAL. ACEITAR ALGUM TIPO DE TRANSCENDÊNCIA.

7 As palavras são importantes porque é o sentido que elas têm que constrói os modelos, os instrumentos...

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOX PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO FERRAMENTAS PARA PENSAR E FAZER COISAS DIFERENTES DEFINIÇÃO DE HORIZONTES DESCOBERTA DA DISTÂNCIA ENTRE A PRÁTICA E ESTE HORIZONTE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA REALIDADE

9 PLANEJAR NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PRODUZIR AMBIENTE DE LUCRO FUTURO FIRMAR-SE NO MERCADO DESCOBRIR PONTOS FRACOS E FORTES COMPATIBILIZAR OPORTUNIDADES E AMEAÇAS GERA COMPETIÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA PP EMPRESA E COM OUTRAS EMPRESAS... PALAVRASCHAVES VISÃO/MISSÃO METAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

10 PLANEJAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO # CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO NA LINHA DA JUSTIÇA SOCIAL # DESENVOLVER E CONTRIBUIR COM UM # DESENVOLVER E CONTRIBUIR COM UM PROJETO POLÍTICO # IMPORTAR-SE COM UM CRESCIMENTO DO COLETIVO E PESSOAL GERA UM PENSAMENTO COLETIVO NUMA DUPLA DIMENSÃO: PROVOCA MUDANÇAS NO FAZER E MUDANÇAS NO SER

11 As instituições existem para AGIR no mundo, na sociedade e na história. Pode-se agir Improvisadamente e sem direção Planejadamente, intencionalmente e, por isso, com direção

12 Função do planejamento- tornar AÇÃO CLARAPRECISAEFICAZORGÂNICADIRECIONADATRANSFORMADORA Planejar NÃOAGIR NÃO é fazer alguma coisa antes de AGIR É AGIR É AGIR * de um determinado modo * para um determinado fim É o PROCESSO de construir para transformá-la com as características que se deseja para a mesma É INTERFERIR na realidade para transformá-la numa direção claramente indicada

13 - VER A SITUAÇÃO GLOBAL (DE MUNDO,DE AMÉRICA LATINA, DE BRASIL) EM QUE ESTAMOS - DE DECIDIR O TIPO DE. SOCIEDADE. PESSOA HUMANA. EDUCAÇÃO, ESCOLA IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (REALIDADE DESEJADA) - VERIFICAR:. A DISTÂNCIA ENTRE A REALIDADE EXISTENTE E A DESEJADA - PROPOR:. AÇÕES, ATITUDES E NORMAS ORGÂNICAS PARA DIMINUIR ESTA DISTÂNCIA - AGIR EM CONFORMIDADE COM O QUE FOI PROPOSTO REVISAR. CADA UM DOS MOMENTOS. CADA UMA DAS AÇÕES, ATITUDES E NORMAS. CADA UM DOS DOCUMENTOS DERIVADOS (DURANTE TODO O PROCESSO)

14 Marco Referencial Marco Situacional Realidade global existente Marco Doutrinal Realidade global desejada Marco Operativo Realidade desejada do campo de ação e (sobretudo) da instituição (grupo ou movimento) em processo de planejamento

15 2. Ideal – todo esforço terá uma direção 3. Uma escolha que tem fundamentação explicita em elementos teóricos 1. Nossa mais alta aspiração

16 1. É a primeira aproximação da instituição 1. É a primeira aproximação da instituição que planeja a realidade 2. É um sentir problemas e esperanças 3. Conjunto de desafios preliminares

17 1. Traduz o meio da instituição 2. Está ancorado na teoria 3. Quer ser ação transformadora

18 DIAGNÓSTICO Confronto entre o desejado e o que de fato se faz

19

20 O planejamento terá a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão (GANDIN, 1997).

21 ROTEIRO METODOLÓGICO DO FAZER ( DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) TRÊS MOMENTOS INTERLIGADOS: 1 INDIVIDUAL o INDIVIDUAL- opções, o próprio saber para a ação coletiva 2 SUBGRUPO o de SUBGRUPO – seleção e organização de idéias 3 PLENÁRIO O de PLENÁRIO – globalização e reencaminhamentos

22 Projeto = possui um significado de âmbito muito mais vasto do que plano ou programa, que lembram ações mais imediatas e de períodos determinados... Planejamento Planejamento = é um processo que envolve a preparação e a implantação de um projeto, plano ou programa.

23

24 Como ter acesso às informações sobre o mundo, como articulá-las mundo, como articulá-las como organizá-las? como organizá-las? Como perceber e conceber o contexto, o global, o multidimensional o global, o multidimensional e o complexo? Questões centrais para todo/a educador/a

25 SITUAR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS EM SEU CONTEXTO PARA QUE ADQUIRAM SENTIDO. É CONDIÇÃO ESSENCIAL DA EFICÁCIA DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO. PARA TER SENTIDO A PALAVRA NECESSITA DE TEXTO, QUE É O PRÓPRIO CONTEXTO. OS AVANÇOS COGNITIVOS NÃO CAMINHAM PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ABSTRATAS, AO CONTRÁRIO, PARA A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO. O CONTEXTO

26 O GLOBAL É MAIS QUE O CONTEXTO, SÃO AS RELAÇÕES ENTRE O TODO E AS PARTES. É MAIS QUE O CONTEXTO, SÃO AS RELAÇÕES ENTRE O TODO E AS PARTES. É O CONJUNTO DAS DIVERSAS PARTES LIGADAS A ELE DE MODO INTER-RETROATIVO OU ORGANIZACIONAL. É O CONJUNTO DAS DIVERSAS PARTES LIGADAS A ELE DE MODO INTER-RETROATIVO OU ORGANIZACIONAL. EXISTE A PRESENÇA DO TODO NO INTERIOR DAS PARTES. EXISTE A PRESENÇA DO TODO NO INTERIOR DAS PARTES. É PRECISO RECOMPOR O TODO PARA CONHECER AS PARTES. É PRECISO RECOMPOR O TODO PARA CONHECER AS PARTES.

27 O MULTIDIMENSIONAL NÃO APENAS NÃO SE PODE ISOLAR UMA PARTE DO TODO, MAS AS PARTES UMAS DAS OUTRAS. AS UNIDADES COMPLEXAS, COMO O SER HUMANO OU A SOCIEDADE, SÃO MULTIDIMENSIONAIS. SOMOS AO MESMO TEMPO: BIOLÓGICO, PSÍQUICO, SOCIAL, AFETIVO, RACIONAL. A SOCIEDADE TAMBÉM É HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIOLÓGICA, RELIGIOSA...

28 O COMPLEXO O CONHECIMENTO PERTINENTE DEVE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE. COMPLEXUS - O QUE FOI TECIDO JUNTO. SÓ HÁ COMPLEXIDADE QUANDO ELEMENTOS DIFERENTES SÃO INSEPARÁVEIS E CONSTITUTIVOS DO TODO. A COMPLEXIDADE É A UNIÃO ENTRE A MULTIPLICIDADE E A UNIDADE. LOGO A EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER A INTELIGÊNCIA GERAL/GLOBAL.

29 ELEMENTOS PARA SE PENSAR UMA ESTRUTURA CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE PROJETOS

30

31 MARCO OPERATIVO OBJETIVO GERAL OBJETIVO GERAL REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MAPA CONCEITUAL MAPA CONCEITUAL

32

33 É do humano projeta-se É do humano viver projetos... Pro-jactum Ação dos sujeitos

34 ELEMENTOS CONSTITUVOS DE UM PROJETO TEMA PROBLEMATIZAÇÃO CONTEXTO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS COMUNS

35 ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO

36 O EXERCÍCIO DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA PAZ PARA PAZ PRATICANDO...


Carregar ppt "Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja conhecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google