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PublicouSofia Fraga Alterado mais de 10 anos atrás
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Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs
Carolina Andion
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Visão da organização do Terceiro Setor
Modalidades de ação coletiva que visam empreender de outra forma (Favreau, 2005) Ação coletiva: Necessidade de se reagrupar que surge a partir de uma ou mais demandas sociais Empreender: Refere-se ao caráter econômico das iniciativas que vai além da idéia de economia de mercado. De outra forma: Tais iniciativas partem de múltiplos projetos socioplíticos
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Particularidades de sua gestão
Existência de um projeto social Comunidades políticas locais (espaço público) Participação de diferentes atores e interesses Hibridação de diferentes fontes de financiamento Importância dos laços sociais dentro e fora da organização (mundo da vida) Articulação e redes
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“Não basta profissionalizar é preciso desenvolver”
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Como entendemos o Desenvolvimento Institucional (DI)?
“Planejar é preparar-se para a viagem, mas a viagem só acontece quando nos colocamos a caminho” (Paula e Silva) O caminho do DI é único cada organização tem um caminho já percorrido e define o rumo da sua viagem, a partir das escolhas que faz; O DI um processo dialógico, mobilizador de mudanças para a organização e seus membros; O DI deve ser desencadeado a partir de perguntas (do passado, presente ou futuro) que exigem respostas – incômodos; Essas questões e respostas, que direcionam o DI, devem ter um significado para as pessoas que formam a organização – formação dinâmica e coletiva de juízo.
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Momentos do Plano de Desenvolvimento Institucional
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Momento 1 – Organização É a fase de preparação do PDI, de mobilização da equipe. Define como será o planejamento. O PDI é importante para a organização? Quem vai participar do processo de planejamento? Como ele será estruturado: período, duração, ritmo, etapas Como mobilizar os diversos atores para participar? Quais os papéis de cada um? Quais os resultados que esperamos? PALAVRA CHAVE – CO - RESPONSABILIDADE
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Momento 2 – Orientação (diagnóstico)
Consiste na análise da realidade atual (diagnóstico externo e interno) e pressupõe a construção de uma visão comum sobre o passado, o presente e o futuro da organização. Metodologias: Mapa de tendências e cenários (oportunidades e ameaças) Eco-mapa Auto-diagnóstico com base no modelo Trevo É importante construir sínteses que permitam visualizar os nós críticos e as possibilidades que são colocadas para a organização. PALAVRA CHAVE - CLAREZA
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Momento 3 – Direcionamento
Refere-se a identificação dos aspectos que se quer mudar na organização ou dos padrões que se buscará desenvolver daqui para frente. É uma fase de definição de prioridades e de escolhas que vão nortear o planejamento. Metodologias: (Re) Definir a missão e a visão (foco) Estabelecer as questões prioritárias Árvore de problemas Definição de objetivos e meios Deve-se cuidar para não estabelecer direcionamentos genéricos ou específicos demais. É fundamental registrar e divulgar as decisões tomadas. PALAVRA CHAVE - CONFIANÇA
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Direcionamento: transformando questões em objetivos e meios
Questões Norteadoras ORIENTAÇÃO DIRECIONAMENTO
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Momento 4 – Plano de ação Metodologias:
Esta etapa inclui a definição das metas, prazos e responsáveis com vistas a alcançar os resultados propostos. Metodologias: Elaboração de planos de ação por área Elaboração de programas e projetos Analisar os riscos Um bom plano de ação gera comprometimento nas pessoas. Cada um deve saber o que, quando, como, com quem deverá fazer, além de estar ciente dos resultados esperados. PALAVRA CHAVE - COMPROMISSO
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Momento 5 – Avaliação Metodologias:
É nesse momento que se determina o valor/eficácia do planejamento, verificando o que precisa ser revisto, melhorado ou ajustado. Metodologias: Avaliação diagnóstica Avaliação formativa (acompanhamento) Avaliação somativa (centrada em objetivos) Avaliação de impacto Avaliação dos usuários (satisfação) É importante que a avaliação seja pensada desde o início do processo de planejamento, sendo entendida como instrumento de ajuste do processo. PALAVRA CHAVE - APRENDIZAGEM
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