A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil Módulo 1: Sustentabilidade das OSCs, planejamento e gestão Profa Carolina Andion, Dra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil Módulo 1: Sustentabilidade das OSCs, planejamento e gestão Profa Carolina Andion, Dra."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil Módulo 1: Sustentabilidade das OSCs, planejamento e gestão Profa Carolina Andion, Dra IniciativaParceiro

2 09/06 Noite 10/06 Tarde 18:30 às 19:30Diálogo sobre o auto-diagnóstico e sobre sustentabilidade e desenvolvimento institucional 19:30 às 20:30Construindo o mapa do desenvolvimento institucional da organização 20:30 às 21:30Trabalho em grupos e construção do caminho do coletivo 21:30 às 22:00Partilha e encerramento O módulo 14:00 às 15:30Debatendo a identidade das OSCs 15:30 às 16:30Refletindo sobre a identidade da minha OSC 16:30 às 17:30Partilha, encerramento e preparação para o próximo módulo

3 Como foi o auto-diagnóstico na minha organização?

4 A sustentabilidade de uma OSC A sustentabilidade de uma OSC vai muito além da sua sustentação financeira e abrange uma série de fatores ligados ao seu DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: Clareza e relevância da causa da organização; Relação entre a causa, as atividades e as metodologias promovidas; Diversidade de atores envolvidos, grau de participação e efetividade do sistema de governança; Hibridação de diferentes fontes de mobilização de recursos; Gestão eficiente e transparente dos recursos; Qualidade e densidade das parcerias, grau de articulação e legitimidade; Capacidade de avaliar, aprender e gerar aprendizados. TUDO ISSO IMPLICA MUITO MAIS SO QUE A PROFISSIONALIZAÇÃO E EXIGE E O FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO PARA QUE ELA SEJA CAPAZ DE DESEMPENHAR A SUA MISSÃO.

5 A sustentabilidade de uma OSC insprirado em Domingos Armani Capacidade de sustentar de forma duradoura o valor/relevância social do seu projeto político, a partir da interação criativa com contextos mutáveis... e...envolve interlocução pública com outros agentes (Estado e mercado) na construção negociada do interesse público, com vistas ao enfrentamento das problemáticas socioambientais e à promoção de transformações sociais rumo ao desenvolvimento sustentável Capacidade de sustentar de forma duradoura o valor/relevância social do seu projeto político, a partir da interação criativa com contextos mutáveis... e...envolve interlocução pública com outros agentes (Estado e mercado) na construção negociada do interesse público, com vistas ao enfrentamento das problemáticas socioambientais e à promoção de transformações sociais rumo ao desenvolvimento sustentável A sustentabilidade de uma OSC envolve pelo menos duas dimensões complementares: Dimensão Interna: que está ligada a fatores do seu desenvolvimento institucional Dimensão Externa: inclui o desenvolvimento de estratégias coletivas de interlocução pública visando a mudança nos sistemas jurídicos, políticos, institucionais e operacionais que circunscrevem as possibilidades de sustentação da sociedade civil.

6 Como entendemos o Desenvolvimento Institucional (DI) Planejar é preparar-se para a viagem, mas a viagem só acontece quando nos colocamos a caminho (Paula e Silva, 2003) O caminho do DI é único. Cada organização tem um caminho já percorrido e define o rumo da sua viagem, a partir das escolhas que faz; O DI é um processo dialógico, mobilizador de mudanças para a organização e seus membros; O DI deve ser desencadeado a partir de perguntas (do passado, presente ou futuro) que exigem respostas – incômodos; Essas questões e respostas, que direcionam o DI, devem ter um significado para as pessoas que formam a organização – formação dinâmica e coletiva de juízo.

7 Construindo o nosso caminho de DI 1. Fatos 3. Objetivos 2. Conclusões 4. Possibilidades Passado Presente Futuro Caminho do Conhecimento Caminho da Escolha ?

8 Construindo o nosso mapa do caminho

9 Discutindo identidade: origem, trajetória, causa, missão, visão, valores e serviços

10 A origem A gênese/origem de uma OSC e sua história são elementos definidores da sua identidade. Isso porque a identidade das OSC não é dada a-priori e tampouco pode ser caracterizada apenas em termos conceituais. Ela se constrói e se reconstrói ao longo do tempo, na sua relação com o seu entorno e com os demais atores sociais. O caminho traçado pela OSC vai definindo os contornos da sua identidade.

11 O que caracteriza a minha origem? Iniciativa que levou ao surgimento da organização e demanda que incitou a iniciativa Pessoas, grupos, movimentos que apoiaram o surgimento da organização (instituições de origem) Pessoas e grupos que implantaram a organização (pioneiros fundadores) Momento que a organização surgiu (ano e contexto) Foco da organização na sua origem (missão – projeto sociopolítico).

12 E a trajetória? Ao longo do tempo a organização vai redefinindo a sua identidade, construindo a sua trajetória... Que legitima a organização; Que ajuda a compreender as mudanças enfrentadas e os aprendizados gerados; Que pode ser constituída a partir de alguns marcos; Que é composta também pelas fases que a organização vivencia e seus movimentos: Fase Pioneira Fase da Diferenciação Fase Associativa

13 A causa da organização A causa de uma organização da sociedade civil é o seu projeto sociopolítico, ou seja aquilo que ela se propõe a transformar na sociedade. Responde a um chamamento da sociedade; Expressa a vocação da ONG (onde ela faz diferença); Fornece identidade e orientação interna; Fornece legitimação externa. Duas organizações podem trabalhar com a mesma causa?

14 O direcionamento Uma missão não deve ser inventada,mas percebida naquilo que estamos fazendo. Jacques Uljeé Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, segue-o F. Nietzsche Onde cruzam seus talentos e paixões com as necessidades do mundo, lá está a sua direção Aristóteles SOCIEDADE O que a sociedade demanda/ necessita SERVIÇOS O que eu faço/ofereço

15 Ser transparente na causa exige clareza quanto… MissãoO que fazemos, qual a nossa causa? Para quem? De que forma? VisãoQual a nossa situação desejável no futuro (utopia)? ValoresQuais os nossos valores primordiais? ProgramasQuais as nossas principais linhas estratégicas de ação? ProjetosQuais projetos estão sendo desenvolvidos e como eles se inserem nos programas? Atividades/serviçosQuais as ações/serviços são oferecidos e como eles se inserem nos programas? ProdutosQue tipos de produtos são produzidos/oferecidos?


Carregar ppt "Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil Módulo 1: Sustentabilidade das OSCs, planejamento e gestão Profa Carolina Andion, Dra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google