A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado da Saúde
de Santa Catarina

2 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA SES/SC

3 OBJETIVO: Analisar e avaliar as informações, problemas e expectativas relevantes das unidades da SES e propor estratégias conjuntas para encaminhamento das ações.

4 1. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
CI DIRP nº 156 de 14/03/2003 Lista dos principais problemas administrativos e financeiros existentes na unidade, relacionados ao acesso dos usuários ao Sistema.

5 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
CONSOLIDAÇÃO SELEÇÃO DE MACRO-PROBLEMAS VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS

6 MACRO-PROBLEMAS

7 VARIÁVEIS DOS MACRO- PROBLEMAS
1 - RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS (19%)

8 VARIÁVEIS DOS MACRO- PROBLEMAS
2 - RECURSOS HUMANOS (16%)

9 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS
3 - ASSISTÊNCIA (16%)

10 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS 4 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (11%)

11 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS 5 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO (11%)

12 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS
6 - RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS (11%)

13 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS
7 - ESTRUTURA FÍSICA (11%)

14 VARIÁVEIS DOS MACRO-PROBLEMAS
8 - ARTICULAÇÃO INTRA E INTER INSTITUCIONAL (4%)

15 METODOLOGIA DO TRABALHO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL MÉTODO DE ALTA-DIREÇÃO DE PLANEJAMENTO POPULAR - MAPP -

16 CONCEITOS OPERACIONAIS PARA O DESENHO DA ÁRVORE EXPLICATIVA

17 Momento Explicativo: ( o foi e o tende ser) - é a explicação situacional.
Momento Normativo: (o deve-ser): é a produção de ações para o alcance da situação objetivo. Momento Estratégico: (o pode ser): a construção da viabilidade do plano: negociação, cooperação e conflito.

18 Momento tático- operacional: é o momento central de mediação entre o conhecimento e a ação.
É o momento em que as operações / ações serão executadas. é um momento em que a análise da conjuntura vai adequar o plano à realidade para sua melhor implementação. Neste momento ações especiais podem ser criadas para complementar as ações já definidas ou garantir condições consideradas importantes para a sua execução.

19 EXPLICAÇÃO DO PROBLEMA:
SITUAÇÃO: Um recorte da realidade onde pessoas (ou atores sociais) convivem com seus problemas, tendo, portanto, várias explicações diferentes para essa realidade. PROBLEMA: É um pedaço inaceitável da realidade que percebemos. EXPLICAÇÃO DO PROBLEMA: É a discriminação das várias informações que fizeram você chegar a este problema.

20 DESCRITORES DO PROBLEMA:
São indicadores qualitativos e quantitativos que caracterizam o problema na situação inicial e servem para verificar os resultados das operações que pretendem afetá-lo. CAUSA: Problemas que geram problema central. O que gerou o problema? Quais foram as condições prévias que geraram estes problemas ? Que conseqüência o problema produz na realidade?

21 ATOR SOCIAL: NÓ CRÍTICO:
Organizações ou pessoas que se relacionam de forma significativa com o problema, tendo capacidade de intervir em favor de seus interesses. NÓ CRÍTICO: É um ou mais problemas que têm importância fundamental para a manutenção do problema na realidade e tem alguma fragilidade que nos faça capazes de enfrentá-los.

22 OPERAÇÕES E DEMANDAS: São ações, atividade ou projetos que deverão ser desencadeados para o enfrentamento do problema com a finalidade de alcançar um resultado coincidente com o objetivo proposto.

23 MÉTODO DE ALTA-DIREÇÃO DE PLANEJAMENTO POPULAR - MAPP
DETALHAMENTO: Passo 1 - Seleção de Problemas: Etapa realizada anteriormente a este Seminário através do preenchimento de planilhas por cada Diretoria da SES.

24 Passo 2 - Descrição do Problema:
Cada grupo irá trabalhar com um macro- problema já identificado nos gráficos de barra; O grupo deverá avaliar o gráfico e escolher no mínimo duas variáveis do macro-problema; O grupo deverá descrever o macro-problema com o apoio de descritores e de indicadores, que são dados quantitativos e qualitativos;

25 ENUNCIADO DO PROBLEMA: elevado absenteísmo funcional
Exemplo: ENUNCIADO DO PROBLEMA: elevado absenteísmo funcional DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Descritor(es) do problema Indicador(es) do problema Ocorrência de faltas % de absenteismo em injustificadas ao trabalho; decorrente de atestados médicos e faltas injustificadas Aumento de falta de atestados médicos;

26 Passo 3 - Formulação da Situação-Objetivo:
O grupo deverá descrever qual a situação ideal para resolver o problema Exemplo: Descritor(es) Descritor(es) de resultados Ocorrência de faltas diminuição de absenteismo em 2002, injustificadas ao decorrente de atestados médicos trabalho; e faltas injustificadas no prazo de meses. Aumento de falta de atestados médicos;

27 Passo 4 - Explicação do Problema - Construção da árvore explicativa -
Escrever num papel craft o enunciado do problema; O participante do grupo deverá escrever em tarjas as causas do problema; Momento para análise do grupo para identificar quais causas são possíveis desenvolver intervenção e quais foram os nós-críticos; Para ter certeza que os nós-críticos escolhidos estão corretos, o grupo deverá realizar o Teste de Suficiência de Necessidade.

28

29 Passo 5 - Desenho de Operações e Demandas:
O coordenador do grupo deverá preencher a planilha do desenho operacional definindo para cada nó-crítico: O que Fazer Quem Faz Quem Coopera Prazo Recursos Necessários Indicadores de Resultados

30 DESENHO DE OPERAÇÕES E DEMANDAS:
Exemplo: NÓS OPERAÇÕES RESPONSÁVEL APOIO PRAZO RECURSOS INDICADORES CRÍTICOS O QUE FAZER QUEM FAZ QUEM COOPERA MÊS/ANO NECESSÁRIOS DE RESULTADOS 1, 2 e Promover reuniões Sr. X Sr. Y - GESAU dez/ local adequado nº reuniões realiz Diretor DIRH Sr. Z. GEDRHUS Nº diretorias cont 1- Desmotivação dos funcionários 2- Política salarial inadequada; 4- Falta de estímulo profissional

31 LEMBRE-SE: A participação coletiva é indispensável no planejamento das ações ! O processo é mais importante que os resultados ! O todo é maior que a soma das partes !


Carregar ppt "Secretaria de Estado da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google