A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

2 UNIDADE 2 Desenho e Gestão

3 2.1 PROJETO “É o trabalho com prazo determinado e recursos estabelecidos previamente, como: tempo, dinheiro, equipamento e pessoas.” (TENÓRIO, 2006).

4 2.1.1 PROJETO COMUNITÁRIO “Conjunto de atividades que, organizadas em ações concretas, atendam as necessidades sentidas e identificadas pela comunidade em um espaço de participação criado por ela própria ou estimulada pelo demandado.” (Tenório, 2002, p.13).

5 2.2 ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A elaboração de projetos comunitários, sejam eles de quaisquer ordens (socioeducativos ou culturais), “possibilitará que as atividades transformem os dados e as informações obtidas na comunidade pelos demandantes em um documento (projeto) que identifique a situação (diagnóstico), as intervenções necessárias e os resultados esperados (prognóstico).” (Tenório, 2002, p. 14).

6 FASES DA ELABORAÇÃO Fonte: Tenório (2002, p. 14). Identificação
Viabilidade Programação Análise

7 1ª Etapa: IDENTIFICAÇÃO
“A partir da existência de um problema, de uma situação potencial ou planos referenciais, a idéia do que se deseja realizar começa a ser estudada. Ainda neste momento é feita a organização preliminar de dados e informações sobre o projeto” (TENÓRIO, 2002, p. 14).

8 IDENTIFICAÇÃO (continuação)
A partir da existência de problema(s) na comunidade, é possível identificar as suas necessidades, que podem ser organizadas na forma de um projeto que busque possíveis resoluções. Exemplos dessas deficiências: a) deficiência de infraestrutura educacional; b) alto índice de mortalidade juvenil; c) o não acesso a atividades culturais; d) baixo IDH; etc.

9 IDENTIFICAÇÃO (continuação)
Reflexão... “O projeto deve ter uma estratégia de ação na qual a comunidade deixe de ser o sujeito passivo para ser o sujeito determinante do processo de transformação de sua condição socioeconômica e política. O projeto só alcançará resultados positivos se a população a ser beneficiada se envolver em todas as etapas de sua elaboração” (Tenório, 2002, p. 18).

10 IDENTIFICAÇÃO (continuação)
Atividades a serem desenvolvidas nesta etapa: levantar dados e informações preliminares, a fim de caracterizar o problema a ser estudado; especificar a área urbana ou rural na qual o projeto será realizado; identificar a importância das necessidades a serem atendidas dentro da área especificada; definir os objetivos a serem alcançados; identificar os beneficiários do projeto; identificar os recursos necessários: humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, por exemplo. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

11 2ª Etapa: VIABILIDADE “As informações são estudadas e alternativas são selecionadas, verificando-se a viabilidade das mesmas. Essas duas etapas são chamadas de anteprojeto” (TENÓRIO, 2002, p.14).

12 VIABILIDADE (continuação)
Técnica Econômica Financeira Gerencial Social Ecológica ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

13 3ª Etapa: PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
Nesta fase, faz-se a programação das atividades e dos recursos necessários à implementação do Projeto. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

14 4ª Etapa: ANÁLISE Nesta fase, faz-se um estudo crítico da importância do projeto para a comunidade, averiguando se a proposta será capaz de atender às necessidades inicialmente identificadas.

15 ANÁLISE (continuação)
A fim de examinar se a proposta será capaz de atender a idéia ou problema originalmente identificado, deve-se levar em consideração o projeto elaborado, no intento de criticá-lo e aprimorá-lo. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

16 SÍNTESE DAS NOSSAS TAREFAS
1.Escolher a REALIDADE a ser transformada pelo Projeto. 2.IDENTIFICAR e DESCREVER DETALHADAMENTE essa realidade. 3.Desenhar a PROGRAMAÇÃO e, paralelamente, identificar os meios que garantam sua VIABILIDADE e a viabilidade do próprio projeto.

17 POLÍTICAS QUE DEVEM NORTEAR TODAS AS ETAPAS
1.Buscar mecanismos para garantir que sejam respeitados os PRINCÍPIOS do Projeto. 2.Buscar meios de contemplar os 4 níveis de EMPODERAMENTO. 3.Visar o desenvolvimento das HABILIDADES EMPREENDEDORAS.


Carregar ppt "Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google