A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção de Projectos de Intervenção Uma breve introdução António Fragoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção de Projectos de Intervenção Uma breve introdução António Fragoso."— Transcrição da apresentação:

1 Construção de Projectos de Intervenção Uma breve introdução António Fragoso

2 O que implica um projecto social de intervenção? Uma reflexão rigorosa sobre o problema social concreto que pretendemos melhorar Tomar consciência das múltiplas necessidades e, uma vez estudada a realidade social, escolher um problema concreto bem como uma previsível solução Elaborar um desenho o mais completo possível, sistemático e reflexivo. Aplicá-lo à prática com a finalidade de transformá-la. Abertura e flexibilidade na aplicação. Originalidade e criatividade na elaboração. Partir sempre da prática e da óptica de quem vive o problema, como o vive e como vislumbra as possíveis soluções.

3 Programar a acção através de um projecto: O QUE se quer fazer PORQUE s. q. f. PARA QUÊ s.q.f. QUANTO s.q.f. ONDE s.q.f COMO s.q.f. QUEM vai fazer COM QUÊ s.q.f. Natureza do projecto Origem e fundamentos Objectivos Metas Localização física Actividades /t / met. Recursos humanos Recursos materiais / financeiros

4 Natureza do Projecto: explicitar A ideia central do projecto A origem da ideia ou a necessidade que a origina (inexistência de estruturas, de serviços, aplicação de planos específicos, etc…)

5 Fundamentação: explicitar Os antecedentes para chegar ao diagnóstico Dados estatísticos / qualitativos Elementos que justifiquem a estratégia Previsões sobre a evolução da situação problemática Justificação filosófica e técnica

6 Objectivos: explicitar Objectivos gerais (claros, realistas, pertinentes) Dentro de cada um deles, os objectivos específicos – de forma a que possam ser avaliados.

7 Metas Uma meta não passa de um objectivo quantificado e qualificado. Formular uma meta é assinalar quanto queremos alcançar de cada objectivo e a qualidade do que queremos alcançar. As metas devem ser realistas levando em conta os meios possuídos.

8 Localização Determinar a área geográfica e o lugar específico onde se vai localizar o projecto. Indicar os motivos de escolha destes níveis (macro / micro).

9 Metodologia Descrever o processo, se possível por etapas. Enumerar e explicar os passos técnicos ou outros. Definir as tarefas, normas e procedimentos para a execução. Elaborar um calendário integrado.

10 Recursos: Humanos: descrever a quantidade e qualidade das pessoas necessárias para a execução das tarefas, atribuindo responsabilidades e não esquecendo a avaliação. Materiais: Instalações necessárias, materiais, equipamentos, instrumentos, etc. Financeiros: Orçamento e financiamento

11 Fases de desenho de um projecto social de intervenção: Diagnóstico -detectar necessidades /prioridades -fundamentar -delimitar problema -localizar o projecto -rever a bibliografia -prever a população -prever os recursos Planificação -objectivos -metodologia -temporalização -recursos Execução -desenvolvimento do projecto -seguimento do projecto -controle do projecto Avaliação -avaliação do diagnóstico -avaliação do processo -avaliação final Relatório Final


Carregar ppt "Construção de Projectos de Intervenção Uma breve introdução António Fragoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google