A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas teóricas. Desenho metodológico Trabalho de campo: coletar, registrar e armazenar os dados. Organização, análise e interpretação da informação. Comunicar os achados.

2 Relembrando (2)... A Questão de Pesquisa
Esta é a primeira etapa do processo de investigação. Ela se inicia quando um ator ou atores se propõem - explicita e sistematicamente - a construir conhecimento científico. Ocorre diante de uma situação percebida como problemática. A primeira coisa a fazer é iniciar uma busca bibliográfica preliminar para enriquecer a primeira representação de seu objeto e ajudar sua definição.

3 Relembrando (3)... A Questão de Pesquisa
Uma investigação científica consiste em: identificar, formular e solucionar problemas práticos, manifestos, latentes, teóricos, atuais, conjunturais, estruturais, etc. Os problemas de investigação são construídos através de uma série de decisões fruto de problemas encontrados e perspectivas teóricas. Na maior parte dos casos, os problemas não se encontram já formulados. Portanto, a construção de um problema de pesquisa é um processo de delimitação de uma situação problemática desde um ponto de vista teórico, social e histórico.

4 Relembrando (4)... Questões investigativas
Questões que o pesquisador deve responder para chegar, de forma satisfatória, a uma conclusão sobre a questão de pesquisa Que terminam levando à elaboração dos objetivos específicos, e que no capítulo de Método, são descritos em detalhes como foram alcançados. No Projeto, são descritos como pretendemos alcançá-los.

5 Relembrando (5)... O Marco Teórico
É o resultado de uma seleção feita pelo pesquisador sobre referencias teóricas a respeito do tema de interesse. Sua função é relacionar o problema de pesquisa com as preocupações mais gerais e permanentes da teoria social na área em foco. O Marco teórico deve ajudar o pesquisador a contextualizar e focar (não dispersar) seu pensamento dentro destas referencias. O passo seguinte é a re-conceitualização, já que as categorias usadas não são unívocas. Por isso é importante fazer as relações das referencias teóricas usadas com o tema em estudo. Um problema comum nesta parte nas dissertações e teses é a falta de uma conexão mais direta das referencias usadas com o que se almeja estudar.

6 As Hipóteses As hipóteses de trabalho são uma respostas provisória ao problema identificado. Qualquer hipótese serve, então? - Não. O fundamento da hipótese se ancora às vezes no marco teórico ou numa suspeita fruto de investigação exploratória.

7 Desenho Metodológico da Pesquisa (1)
O tipo do desenho vai depender de dois fatores: Em primeiro lugar do problema construído, e portanto, dos objetivos específicos da investigação. Quando as hipóteses apontem a descrever ou caracterizar um problema o desenho resultante será do tipo descritivo. Quando se trata de identificar e selecionar que aspectos empíricos do problema resultam mais relevantes desde um ponto de vista teórico ou se trata de contrastar que teorias explicam melhor um fenômeno, se trata de um desenho exploratório. Quando o objetivo é provar que um fenômeno se comporta de uma tal maneira tal como prevê uma teoria, o desenho será demonstrativo. Quando o objetivo é explicar as causas e origens de um fenômeno, o desenho será explicativo.

8 Desenho Metodológico da Pesquisa (2)
O tipo do desenho vai depender de dois fatores: Em segundo lugar, o desenho vai depender também das condições externas: O orçamento, o tempo do mestrado ou doutorado, o momento social, político e cultural da pesquisa. Dos recursos humanos, materiais, apoio tecnológico, financeiro, etc. Finalmente, um desenho metodológico de pesquisa relaciona um nível de análise (teórico) com um nível de observação (empírico) Um passo fundamentalmente importante é determinar qual o nível de análise e que unidades de observação serão levadas em conta (as interações, os grupos, as organizações, etc.).

9 Procedimentos Metodológicos
Descrever as hipóteses (caso tenham) Descrever o tipo de pesquisa; Descrever os passos da pesquisa, ou seja os procedimentos (resumo de cada passo realizado no desenvolvimento da investigação, os problemas enfrentados, como foram resolvidos, etc.). Descrever o universo usado na investigação e a amostra. Ou campo e unidades de estudo no caso de pesquisa qualitativa Descrever os instrumentos de coleta dados utilizados Descrever o teste realizado (caso tenha havido) Descrever como foi feita a análise e interpretação dos dados

10 Procedimentos Metodológicos
Toda pesquisa necessita de um método para chegar a seus objetivos. Método é o caminho pelo qual esses são alcançados. Poderá haver vários caminhos diferentes, mas existirá sempre alguns mais adequados para serem trilhados. Essa adequação não diz respeito somente a uma escolha no seu sentido lógico mais apurado, o adequado revela também o ponto de vista pessoal de quem escolhe (o que é adequado para um indivíduo obrigatoriamente pode não ser para outro). Indica também o paradigma em que o indivíduo está atuando, pois a escolha do caminho adequado está intimamente ligada ao conjunto de regras e das teorias em que se está atuando. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, p. 43.


Carregar ppt "Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google