A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
O Projeto de Pesquisa

2 Metodologia Científica
O Projeto de Pesquisa : É a previsão de recursos, equipamentos, ordem das tarefas, estabelecimento de objetivos, hipóteses, variáveis, metodologia, ferramentas de análise dos dados, cronograma de atividades, etc., necessários para a pesquisa.

3 Metodologia Científica
O Projeto de Pesquisa : Quando trata-se de pesquisa descritiva ou experimental, o Projeto da Pesquisa é essencial. Tudo deve ser estudado e planejado, a fim de que as fases da pesquisa se processem normalmente, sem riscos ou surpresas desagradáveis.

4 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Escolha do Assunto. É o primeiro passo da pesquisa, mas não é o mais fácil. O assunto deve ser do gosto pessoal do pesquisador e adequado a sua formação. Deve haver disponibilidade do orientador para o assunto.

5 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Escolha do Assunto. Verificar a disponibilidade de material bibliográfico para o assunto. Verificar a disponibilidade de material de laboratório para o assunto. Verificar os custos da pesquisa. É uma contribuição para a Ciência ?

6 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Selecionar um tópico para ser estudado em profundidade. A delimitação torna o assunto viável de ser estudado. Evitar temas amplos que resultem em trabalhos superficiais.

7 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Existem duas formas de delimitar o assunto: divisão do assunto em partes (estudando-se apenas uma delas, ou fixar-se circunstâncias de tempo ou espaço limitados para o estudo.

8  Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado  
Metodologia Científica Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado Motores elétricos lineares Motores elétricos lineares monofásicos- um estudo teórico

9 Metodologia Científica Estudo de óleos lubrificantes para motores
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado Estudo de óleos lubrificantes para motores Estudo da vida útil de óleos lubrificantes para motores Diesel de tratores agrícolas

10  Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado  
Metodologia Científica Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado Avaliação do desmatamento na região de Bauru Avaliação do desmatamento na região de Bauru nos últimos dez anos

11 Metodologia Científica Avaliação da perda de audição em caminhoneiros
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Delimitação do Assunto. Tema amplo. Tema delimitado Avaliação da perda de audição em caminhoneiros Avaliação da perda de audição em caminhoneiros de transporte de combus-tível na região de Bauru

12 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Revisão da Literatura É a realização de uma pesquisa bibliográfica resumo do assunto sobre a questão delimitada. Tal assunto preliminar e sintético trará informações sobre a situação atual do problema, sobre os trabalhos já realizados a respeito e sobre opiniões existentes.

13 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Formulação do problema Enumerar, de forma clara, as questões, problemas, dúvidas, ou dados que serão respondidos pela pesquisa. A elaboração clara do problema é fruto da revisão da literatura e da reflexão pessoal.

14 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Definição do Método Raciocínio  indutivo ou dedutivo. Tipo da pesquisa  Bibliográfica, descritiva ou experimental. Variáveis  Variáveis dependentes, e independentes.

15 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Forma de Coleta de Dados Estudo de Caso  O objeto da pesquisa se resume a um determinado indivíduo, família, grupo, máquina, comunidade, etc. População  O objeto da pesquisa é toda a população. Amostragem  O objeto da pesquisa é uma parte representativa da população, e não a totalidade dos indivíduos.

16 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Instrumentos São os instrumentos, materiais e técnicas usadas na coleta de dados. Lembrar que fichas de coleta de dados, questionários de entrevistas, fichas de respostas, softwares, são instrumentos usados na pesquisa.

17 Metodologia Científica
Definições importantes para o Projeto de Pesquisa : Procedimentos Em pesquisas descritivas é a descrição detalhada de todos os passos da coleta de dados. Em pesquisa experimentais é detalhada a forma usada para fazer a observação, a manipulação da variável independente, o tipo de experimento, a maneira de registro dos dados e a análise dos dados.

18 Metodologia Científica
O Projeto de Pesquisa : Segundo Cervo e Bervian (1983), um projeto de pesquisa deve conter os seguintes aspectos:

19 Metodologia Científica
Exemplo de Projeto de Pesquisa :

20 Metodologia Científica
Exemplo de Projeto de Pesquisa :

21 Metodologia Científica
Proposta para a semana :  Discutir com o seu orientador os 8 itens do Projeto de Pesquisa.  Anotar os itens já definidos.  Dúvidas: Ler as ‘Leituras Recomendadas’ e conversar com o Professor de Metodologia Científica sobre o assunto. Fim.


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google