A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa..."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil

2 Repensando os projetos de pesquisa...

3 ETAPAS DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA 1) escolha do tema; 2) revisão de literatura; 3) justificativa; 4) formulação do problema; 5) determinação de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulação de dados; 9) análise e discussão dos resultados; 10) conclusão da análise dos resultados; 11) redação e apresentação do trabalho científico (dissertação ou tese).

4 A partir do projeto de pesquisa... Operacionalizar a pesquisa ao longo da Pós- Graduação (construção teórico/prático e temporal): TEÓRICO: Referências bibliográficas. PRÁTICO: Vivências no contexto de formação continuada e de aplicação da pesquisa. TEMPORAL: Relação com o cronograma do projeto de pesquisa.

5 PESQUISADOR PESQUISA ORIENTADOR

6 Complexidade da pesquisa... a. Imersão sistemática no objeto de estudo; b. Estudo da literatura existente; c. Discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo.

7 Como classificar as pesquisas? Com base em seus objetivos; Com base em seus procedimentos técnicos;

8 Classificação com base em seus OBJETIVOS: Pesquisas EXPLORATÓRIAS Pesquisas DESCRITIVAS Pesquisas EXPLICATIVAS

9 Pesquisas EXPLORATÓRIAS Proporcionar maior familiaridade com o problema para deixá-lo mais explícito. Planejamento bastante flexível (levar em consideração os diferentes aspectos relativos ao fato a ser estudado). Na maioria dos casos, envolvem: a) levantamento bibliográfico; b) entrevistas com pessoas experientes com o problema a ser pesquisado; c) análise de exemplos que estimulem a compreensão. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OU ESTUDO DE CASO

10 Pesquisas DESCRITIVAS Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre as variáveis. Utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados (p.ex.: questionários e a observação sistemática).

11 Pesquisas DESCRITIVAS (cont.) Estudar as características de um determinado grupo; Estudar o nível de atendimento...; Estudar as condições...; Estudar índices de...; Levantar opiniões, atitudes e crenças; Identificar a existência de relações entre...

12 Pesquisas DESCRITIVAS (cont.) Exploratórias (determinar a natureza da relação entre...) DESCRITIVAS (proporcionar uma nova visão do problema) Explicativas

13 Pesquisas EXPLICATIVAS Identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. APROFUNDA O CONHECIMENTO DA REALIDADE EXPLICA A RAZÃO, O PORQUÊ DAS COISAS

14 Pesquisas EXPLICATIVAS Nas ciências sociais: muitas dificuldades encontradas (método experimental), por isso se recorre ao observacional. Uma saída seria a utilização de pesquisas chamas de quase experimentais (elevado – e não total – grau de controle).


Carregar ppt "Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google