A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão 1. Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional (Texto Indicado) 2. Teorias do crescimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão 1. Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional (Texto Indicado) 2. Teorias do crescimento."— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão 1. Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional (Texto Indicado) 2. Teorias do crescimento e desenvolvimento – elementos qualitativos para a obtenção de indicadores A sessão do dia 27/09 tem por objetivo detalhar aspectos qualitativos em regiões e os elementos que favorecem a construção de indicadores a partir de evidências. O Texto selecionado colabora para ilustrar políticas de desenvolvimento. Contudo, a questão que se coloca é: Como entender a aptidão de uma região e qual política adequada para que se desenvolva? Para resposta abordaremos a necessidade de obter informações qualitativa que colaboram para a criação de indicadores.

2 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local –Coleta de informações – perfil dos presentes – ambiente microeconômico Qual a informação fundamental para o seu trabalho? O que necessita conhecer sobre o demandante de serviço? Qualifique a interação da sua atividade com a organização. Especifique o grau de autonomia.

3 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Procure avaliar a condição de implantação de um novo serviço (público ou privado). Como idealizar uma estratégia? Quais informações você usaria? Quais as fontes utilizadas? Especifique o qual informação ideal para o trabalho; Haveria custo de aquisição da informação? Seria possível encontrar situações similares? Como obtê-las?

4 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local O que é estratégia? –Recursos disponíveis; pontos fortes e fracos;objetivos;desafios; parceiros; definição de equipe;prazo; ambiente; atuação. –Planejamento;Decisões Táticas; Decisões Operacionais. O que é um modelo? Representação seletiva? Abstração? Uma idealização? Como basear uma decisão Avaliação numérica? Modelos intuitivos? Qual a relação entre estratégia e modelo? –o uso de indicadores

5 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Demanda por serviços públicos: creches –Identificar situações similares em outros municípios e alternativas políticas;(busca por situações variadas). –Identificar o número de pessoas que demandam um serviço;(lista de espera) (conhecer as razões da busca pelo serviço); –Elaborar série histórica da demanda; (averiguar a consistência últimos 3 anos); –Identificar o investimento anual e o crescimento da oferta anual (quantidades); –Estimar qual o investimento necessário para ofertar a quantidade de bens ou serviços plenamente atendidos; (custo de construção ou ampliação + RH); –Avaliar o crescimento orçamentário destinado àquele serviço já existente; –Eleger ações complementares para reduzir a pressão por serviços no curto prazo; –Estimar a taxa de crescimento da população segundo as necessidades dos bairros; –Avaliar a interação com políticas de planejamento familiar. Modelo: –taxa de crescimento da população na faixa interessada; –Previsão de aplicação de recursos em um dado período; –Definição de recursos adicionais; –Justificativas através de indicadores: –Demanda Excedente/Total de Atendimentos; –Projeções

6 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Você conhecia os vários conceitos de população (Total; Idade Ativa e Economicamente Ativa)? Qual a compreensão de riqueza? Lhe faz sentido a noção de Produto Interno Bruto municipal? Ocupação e tipos de ocupação? Sempre considerou emprego como atividade produtiva remunerada? Questões sociais mais relevantes: –Você interage no trabalho com demanda sociais em que necessita avaliar a condição econômica do indivíduo ou firma?

7 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local SEÇÃO 1 - Conceituação A criação de conhecimento e as condições favoráveis; Caracterização da base industrial; Vantagens salariais ou de matérias primas – sustentáveis? Diferenciais: investimento produtivo; aquisição de conhecimento; obtenção de experiência; superação de desvantagens locacionais; –Número de empresas; perfil salarial do município; (RAIS e PIB per capita); Piso salarial das várias categorias que predominam em cada cidade; –Atividades mais empregadoras; –Diagnóstico das instituições que formam e qualificam nos níveis técnicos; –Experiências produtivas inovadoras; –Surgimento de empresas caracterizadas por conteúdo predominantemente tecnológico.

8 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Localidades e a busca por diferenciais: –Presença de capital humano e social; –Redes de negócio; –Rede de aprendizagem ; –Presença de instituições e lideranças; –Evidências de interação entre aprendizado (formação e empresas em processos inovadores). –Problemas sociais – faixas etárias; análise por região; –Propostas anteriores: motivos de (in)sucesso;

9 Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Analisar as sessões 3.1 e 4. –Economia periférica e central; –Arranjos produtivos – definição; –Padrão tecnológico; –Ambiente econômico – qualquer ou com especificidades? –Políticas de apoio, o que são? –Existência de condições mínimas, quais? –O que se quer alcançar com o arranjo? –Para idealizar um arranjo quais indicadores criariam?


Carregar ppt "Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão 1. Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional (Texto Indicado) 2. Teorias do crescimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google