A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto a organização mobilizou de recursos não financeiros no ano e quais as fontes desses recursos Qual o total de recursos mobilizados no ano Como são aplicados os recursos financeiros mobilizados pela ONG* Indique o resultado do exercício* Indique como o superávit será utilizado Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto a organização mobilizou de recursos não financeiros no ano e quais as fontes desses recursos Qual o total de recursos mobilizados no ano Como são aplicados os recursos financeiros mobilizados pela ONG* Indique o resultado do exercício* Indique como o superávit será utilizado

3 Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos C) Como é feita a gestão dos recursos pela organização? Indique se a ONG possui contador e qual o seu vínculo:* Processos/instrumentos de gestão utilizados * Documentos atualizados de gestão * Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos C) Como é feita a gestão dos recursos pela organização? Indique se a ONG possui contador e qual o seu vínculo:* Processos/instrumentos de gestão utilizados * Documentos atualizados de gestão *

4 4.2 Quanto à gestão das pessoas Qual o perfil e o salário médio dos colaboradores remunerados por função, gênero e média salarial* Pessoas com deficiência contratadas* Colaboradores por tipo de vínculo* Colaboradores por faixa Etária* Colaboradores por tempo de serviço* Colaboradores por formação* 4.2 Quanto à gestão das pessoas Qual o perfil e o salário médio dos colaboradores remunerados por função, gênero e média salarial* Pessoas com deficiência contratadas* Colaboradores por tipo de vínculo* Colaboradores por faixa Etária* Colaboradores por tempo de serviço* Colaboradores por formação*

5 4.2 Quanto à gestão das pessoas Quais as condições de ingresso na organização? Indique quais as principais formas de entrada na organização Quais as condições de trabalho oferecidas pela organização? Indique os benefícios que a organização oferece Indique quanto a organização investiu* nesses benefícios Indique se instituição possui algum programa/ação para promoção da segurança, medicina do trabalho e qualidade de vida dos colaboradores? 4.2 Quanto à gestão das pessoas Quais as condições de ingresso na organização? Indique quais as principais formas de entrada na organização Quais as condições de trabalho oferecidas pela organização? Indique os benefícios que a organização oferece Indique quanto a organização investiu* nesses benefícios Indique se instituição possui algum programa/ação para promoção da segurança, medicina do trabalho e qualidade de vida dos colaboradores?

6 A organização incentiva/promove o desenvolvimento de seus funcionários? Indique se a instituição possui algum programa/ação para incentivo à ampliação da escolaridade/formação dos funcionários Indique se a instituição possui algum programa/ação de treinamento/capacitação e atualização profissional dos funcionários? Indique o número de pessoas treinadas/ano: Indique quanto a organização investiu* em formação e treinamento de colaboradores A organização incentiva/promove o desenvolvimento de seus funcionários? Indique se a instituição possui algum programa/ação para incentivo à ampliação da escolaridade/formação dos funcionários Indique se a instituição possui algum programa/ação de treinamento/capacitação e atualização profissional dos funcionários? Indique o número de pessoas treinadas/ano: Indique quanto a organização investiu* em formação e treinamento de colaboradores

7 Quanto à gestão dos serviços Quais os espaços e canais de ouvidoria sistemáticos oferecidos aos beneficiários e suas famílias pela organização * Indique como as sugestões/reclamações dos beneficiários e suas famílias são utilizadas pela organização Indique os mecanismos de avaliação da qualidade dos serviços oferecidos: * Quanto à gestão dos serviços Quais os espaços e canais de ouvidoria sistemáticos oferecidos aos beneficiários e suas famílias pela organização * Indique como as sugestões/reclamações dos beneficiários e suas famílias são utilizadas pela organização Indique os mecanismos de avaliação da qualidade dos serviços oferecidos: *

8 Indique para quem o resultado das avaliações da qualidade dos serviços são divulgadas * Indique os principais prêmios e reconhecimentos, sobre a qualidade dos serviços prestados pela organização, recebidos nos últimos 05 anos* Como se dá o relacionamento com os fornecedores? Indique se a ONG utiliza algum critério de seleção de fornecedor* Quais as principais instrumentos de contratação de fornecedores da organização* Como se dá regularmente a comprovação da despesa na contratação dos fornecedores* Indique para quem o resultado das avaliações da qualidade dos serviços são divulgadas * Indique os principais prêmios e reconhecimentos, sobre a qualidade dos serviços prestados pela organização, recebidos nos últimos 05 anos* Como se dá o relacionamento com os fornecedores? Indique se a ONG utiliza algum critério de seleção de fornecedor* Quais as principais instrumentos de contratação de fornecedores da organização* Como se dá regularmente a comprovação da despesa na contratação dos fornecedores*

9

10 Busca de soluções sustentáveis para os problemas sociais e de desenvolvimento os quais se tornam cada vez mais complexos Necessidade de interação e interdependência entre organizações, setores e indivíduos na implementação de ações sociais Ampliação da eficácia das ações possibilitada pelo trabalho em conjunto Maior capacidade de agregar diferentes recursos, conhecimentos e competências gerando maiores resultados Busca de soluções sustentáveis para os problemas sociais e de desenvolvimento os quais se tornam cada vez mais complexos Necessidade de interação e interdependência entre organizações, setores e indivíduos na implementação de ações sociais Ampliação da eficácia das ações possibilitada pelo trabalho em conjunto Maior capacidade de agregar diferentes recursos, conhecimentos e competências gerando maiores resultados

11 Diversidade de significados Há 03 formas distintas, complementares ou excludentes, que envolvem a compreensão de alianças e parcerias: 1 – instrumento para efetivação de responsabilidade sócio- empresarial e para a sustentabilidade das OSC 2 – forma de diminuição da responsabilização do setor público na área social 3 – forma de renegociação de um novo pacto social Na prática, o trabalho conjunto envolve composições de competências e valores e pressupõe a construção de relações compartilhadas e de aprendizado contínuo, visando a sustentabilidade e a ampliação do impacto das ações sociais. Diversidade de significados Há 03 formas distintas, complementares ou excludentes, que envolvem a compreensão de alianças e parcerias: 1 – instrumento para efetivação de responsabilidade sócio- empresarial e para a sustentabilidade das OSC 2 – forma de diminuição da responsabilização do setor público na área social 3 – forma de renegociação de um novo pacto social Na prática, o trabalho conjunto envolve composições de competências e valores e pressupõe a construção de relações compartilhadas e de aprendizado contínuo, visando a sustentabilidade e a ampliação do impacto das ações sociais.

12 Dinâmica Em trios, tentem chegar a um consenso sobre alianças e parcerias, conforme material disponibilizado. Um representante socializará a decisão do trio com os demais integrantes. Dinâmica Em trios, tentem chegar a um consenso sobre alianças e parcerias, conforme material disponibilizado. Um representante socializará a decisão do trio com os demais integrantes.

13 Associação em que a soma das partes representa mais do que o somatório individual dos seus membros, pois, por meio da parceria, há um fortalecimento mútuo para atingir um determinado fim. Noleto, 2004 Associação em que a soma das partes representa mais do que o somatório individual dos seus membros, pois, por meio da parceria, há um fortalecimento mútuo para atingir um determinado fim. Noleto, 2004

14 Respeito a diversidade cultural, credibilidade e confiança Definição de procedimentos para a escolha de parceiros Necessidades, metas claras, comunicação e capacidade organizacional Definição clara de expectativas, objetivos, papéis, recursos, estratégias, responsabilidades e critérios de avaliação Planejamento e avaliação em conjunto Mensuração dos resultados e impactos que pretende atingir Socialização das informações Articulação com a população interessada Respeito a diversidade cultural, credibilidade e confiança Definição de procedimentos para a escolha de parceiros Necessidades, metas claras, comunicação e capacidade organizacional Definição clara de expectativas, objetivos, papéis, recursos, estratégias, responsabilidades e critérios de avaliação Planejamento e avaliação em conjunto Mensuração dos resultados e impactos que pretende atingir Socialização das informações Articulação com a população interessada

15 Rompimento com estruturas hierárquicas tradicionais Gerenciamento diário de questões ligadas as relações de poder, conflitos decorrentes das diferentes racionalidades e culturas das OSC, empresas e governo Flexibilidade para considerar os elementos intangíveis (valores e ética) Estabelecimento de procedimentos de avaliação da parceria e não só dos projetos Transparência, ética, responsabilidade e confiança são características, pré requisitos e valores para os quais deve-se dar atenção especial Rompimento com estruturas hierárquicas tradicionais Gerenciamento diário de questões ligadas as relações de poder, conflitos decorrentes das diferentes racionalidades e culturas das OSC, empresas e governo Flexibilidade para considerar os elementos intangíveis (valores e ética) Estabelecimento de procedimentos de avaliação da parceria e não só dos projetos Transparência, ética, responsabilidade e confiança são características, pré requisitos e valores para os quais deve-se dar atenção especial

16 Questões políticas, ideológicas e de princípios das diferentes organizações Diferenças na cultura organizacional Questões instrumentais e de procedimentos de negociação, planejamento, estão e avaliação do trabalho em conjunto Questões políticas, ideológicas e de princípios das diferentes organizações Diferenças na cultura organizacional Questões instrumentais e de procedimentos de negociação, planejamento, estão e avaliação do trabalho em conjunto

17 Interesses comuns Idéias, objetivos e projetos compartilhados Entendimento, consenso, comunicação, articulação de interesses e qualidade na relação Aprendizagem mútua e democrática Capacidade na solução de problemas complexos Benefícios mútuos e soma de recursos (financeiros, humanos, técnicos e políticos) Interesses comuns Idéias, objetivos e projetos compartilhados Entendimento, consenso, comunicação, articulação de interesses e qualidade na relação Aprendizagem mútua e democrática Capacidade na solução de problemas complexos Benefícios mútuos e soma de recursos (financeiros, humanos, técnicos e políticos)

18 Investidores (financiam as atividades e projetos) Aliados Estratégicos (atuam de forma conjunta, planejando e executando projetos em comum) Apoiadores (apóiam de alguma forma a instituição) ONGs similares que atuam na mesma causa Fornecedores (produtos, serviços) Universidades e Centros de Pesquisa Instituições Beneficiadas (apoiadas ou atendidas pela ONG) Investidores (financiam as atividades e projetos) Aliados Estratégicos (atuam de forma conjunta, planejando e executando projetos em comum) Apoiadores (apóiam de alguma forma a instituição) ONGs similares que atuam na mesma causa Fornecedores (produtos, serviços) Universidades e Centros de Pesquisa Instituições Beneficiadas (apoiadas ou atendidas pela ONG)

19 5.1 Capacidade de Articulação A) Conselhos que a ONG é inscrita ou tem assento B) Fóruns/redes que a ONG participa C) Atuação no campo das políticas públicas 5.2 Quantidade, diversidade e qualidade das parcerias A) Investidores B) Aliados Estratégicos C) Apoiadores D) Fornecedores E) ONGs Similares F) Universidades G) Organizações Beneficiárias 5.1 Capacidade de Articulação A) Conselhos que a ONG é inscrita ou tem assento B) Fóruns/redes que a ONG participa C) Atuação no campo das políticas públicas 5.2 Quantidade, diversidade e qualidade das parcerias A) Investidores B) Aliados Estratégicos C) Apoiadores D) Fornecedores E) ONGs Similares F) Universidades G) Organizações Beneficiárias

20 Muito obrigado! Foi um prazer trabalhar com vocês Regina e Renata


Carregar ppt "Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google