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3ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão das pessoas e dos serviços/processos.

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Apresentação em tema: "3ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão das pessoas e dos serviços/processos."— Transcrição da apresentação:

1 3ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão das pessoas e dos serviços/processos

2 Agenda Manhã HorárioAtividades 8:30 às 9:00Boas Vindas e abertura – Leitura coletiva dos indicadores de identidade 9:00 às 10:30Diálogo sobre formulário e indicadores 10:30 às 10:45Intervalo 10:45 às 12:00Partilha e fechamento Tarde HorárioAtividades 13:30 às 14:15Transparência para fora e para dentro 14:15 às 15:15Considerações sobre a transparência na gestão de pessoas e serviços/processos 15:30 às 16:30Elaboração de questões avaliativas e indicadores 16:30 às 18:00Partilha e fechamento

3 Próximos passos MarcosData Oficina temática 326 de agosto Semin á rio 3 Empresas & Comunidade 10 e 11 de setembro Oficina tem á tica 430 de setembro Oficina tem á tica 528 de outubro Visita para valida ç ão de indicadores Novembro Oficina de fechamento e avalia ç ão 24 e 25 novembro Treinamento PortalA definir

4 A transparência para dentro e para fora Considerações sobre gestão de pessoas e serviços/processos

5 Pessoas Uma gestão transparente e responsável em relação às pessoas envolve diferentes elementos da relação entre os indivíduos e a organização que vão desde aspectos legais e sociais até questões éticas: Cumprimento da legislação trabalhista Abertura para a diversidade Formas de entrada e desligamento da organização Apoio à educação, formação e ao desenvolvimento pessoal e profissional Condições de trabalho (físicas e morais), segurança e prevenção de riscos Promoção da saúde e da qualidade de vida Benefícios, gratificações e prêmios Espaços de participação

6 Informações sobre a gestão de pessoas numa OSC Perfil dos colaboradores Número de pessoas empregadas e tipo de vínculo (cedidos, contratados, prestadores de serviço,voluntários) Diversidade (% gênero, % escolaridade, % faixa etária) Pessoas com deficiência e outros grupos (ex: % empregado que provém da comunidade)

7 Informações sobre a gestão de pessoas numa OSC Entrada e saída da organização No de admissões No de desligamentos Rotatividade Práticas de contratação - indicação, seleção, concurso - favorece contratação da comunidade Práticas de demissão (programas de recolocação e empregabilidade)

8 Informações sobre a gestão de pessoas numa OSC Condições de trabalho, saúde e qualidade de vida Política salarial (média salarial – geral, mulheres e homens -, relação entre maior e menor remuneração) Benefícios oferecidos e valores (saúde, alimentação, transporte, creche, etc.) Segurança e medicina do trabalho (acidentes de trabalho, afastamentos por doenças, práticas de segurança e medicina no trabalho - CIPA, EPIs, etc. - e de promoção da saúde e qualidade de vida Grau de absenteísmo

9 Informações sobre a gestão de pessoas numa OSC Educação e formação profissional Subsídios para educação dos colaboradores (bolsas, incentivos) Apoio ao treinamento e formação profissional (práticas, horas/funcionário e investimento) Formas de acesso à informação (internet, biblioteca, outras) Existência de estagiários/aprendizes Existência de programa de voluntariado

10 Serviços e processos Envolve pensar a cadeia de valor gerada pelas atividades da OSC e as práticas na relação com os agentes que formam essa cadeia Fornecedores Beneficiários/famílias Financiadores Governo

11 Informações sobre a relação com fornecedores Tipos de fornecedores (origem, tamanho, forma jurídica) Vínculos com fornecedores (% contratos) Critérios de escolha empregados (indicação, custo, responsabilidades social, etc.) Relacionamento com fornecedores (exigência de nota fiscal)

12 Informação sobre relação com beneficiários/famílias/comunidade Espaços e canais de comunicação (ouvidoria) Uso de sugestões e reclamações para melhorar as atividades Mecanismos de avaliação da qualidade do serviço (pesquisa de satisfação) Informações/indicadores sobre qualidade do serviço (prêmios e reconhecimentos recebidos) Grau de envolvimento/relacionamento com a comunidade local

13 Informação sobre relação com financiadores e Governo Estratégias e instrumentos de prestação de contas utilizados Informações disponibilizadas e critérios para sua disponibilização Canais de comunicação institucional utilizados (existência, abrangência e transparência) Relacionamento com partidos políticos Políticas/procedimentos anti-corrupção (institucionalizados ou não) Pagamento de impostos e obrigações

14 Perguntas avaliativas Quais perguntas podem gerar informações relevantes para os diferentes públicos interessados no portal (investidores, ONGs, pesquisadores, mídia, etc)? Quais perguntas apontam para aspectos que se tem pouca ou nenhuma informação? Quais perguntas podem gerar aprendizagem para ampliar a nossa transparência e desenvolver a nossa organização?

15 Indicadores Unidades de medida (qualitativas ou quantitativas) que vão indicar a resposta às questões Exercício para priorização dos indicadores: O indicador é representativo, pode ser aplicado em qualquer organização? O indicador é factível, pode ser mensurado? O indicador é compreensível (todos entendem)? É possível em termos de tempo e custos coletar as informações sobre esse indicador?


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