A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio"— Transcrição da apresentação:

1 Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Objetivo do encontro Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio

2 Objetivos da orientação
Apresentar e discutir a visão geral do PE, esclarecendo as dúvidas sobre as linhas gerais da finalização do processo. Discutir a realização das etapas do PE em seu negócio, especialmente os Objetivos Estratégicos e seus desdobramentos.

3 componentes da visão estratégica

4

5

6

7 Estrutura do PE sobre os Objetivos Estratégicos
Os Objetivos Estratégicos são alvos a serem alcançados ou situações que a escola pretende atingir num dado período de tempo (2 a 5 anos) Indicam as áreas de concentração de esforços na busca por melhoria qualitativa O enunciado dos objetivos estratégicos, sempre de natureza qualitativa, (sem quantificação), começa com verbo no infinitivo e limita-se no máximo a cerca de dez palavras. Deve ser claro, simples e objetivo. São definidos a partir da Análise Situacional da instituição

8 Exemplos de objetivos estratégicos:
Elevar o desempenho acadêmico dos alunos Melhorar as práticas pedagógicas da escola Melhorar o gerenciamento da escola Melhorar o relacionamento com alunos, pais e a comunidade Aumentar o índice geral de aprovação dos alunos Promover a qualificação dos professores e demais colaboradores da escola

9 Exemplo de planejamento estratégico

10 Plano de Suporte Estratégico
Feito a partir dos Objetivos Estratégicos Contém: Estratégias – de natureza qualitativa, com vida “relativamente longa”, amplas. Metas – definem resultados esperados, estão relacionadas a um problema identificado na análise situacional Plano de ação – detalhamento da meta em ações, especificando período de realização, responsável, indicador para medi-la, estimativa de custo e quem financia.

11

12 estratégias caminhos alternativos que permitem atingir os objetivos estratégicos Cada um deve gerar de duas a quatro estratégias expressivas, listadas de acordo com uma ordem racional ou de prioridade. têm vida relativamente longa, são de natureza qualitativa e serão, em seguida, convertidas em metas e definições de responsabilidade. devem ser suficientemente amplas para englobar o que se deseja fazer em termos táticos (planejar ações) com relação a cada objetivo estratégico. respondem às seguintes perguntas: o que podemos e devemos fazer para realizar nossos objetivos estratégicos? como chegaremos aonde queremos chegar?

13 Exemplos de estratégias:
Objetivo estratégico – Melhorar as práticas pedagógicas da escola Estratégia 1 – Revisar a proposta pedagógica Estratégia 2 - Adotar estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas Estratégia 3 – Desenvolver estratégias de acompanhamento e avaliação dos alunos

14 Metas conjunto articulado de ações de melhoria (operacional)
respondem à pergunta: o que deve ser feito no curto prazo como suporte para cada estratégia de cada objetivo estratégico? desdobram-se em planos de ação– planos de curto prazo – sujeitos a avaliações contínuas. deve ter um conteúdo quantitativo e mensurável e deve ser enunciada focalizando exatamente o resultado que se espera alcançar, o que a empresa espera obter após a implementação de cada plano de ação. deve focalizar quantitativamente o que a empresa pretende fazer para que seus clientes tenham a satisfação aumentada com os serviços prestados.

15 a meta deve apresentar as seguintes características:
1. estar relacionada claramente a um problema que se quer resolver, identificado na análise situacional; 2. atender às necessidades/expectativas dos beneficiários, principalmente o aluno; 3. ser específica, ou seja, sem ambigüidade; 4. ser mensurável, isto é, ser quantificável; 5. ser realista, isto é, estar na esfera de possibilidades da escola, em termos humanos e materiais; 6. ter um responsável; 7 . ter um prazo de execução.

16 Exemplo: Objetivo estratégico – Melhorar as práticas pedagógicas da escola Estratégia 1 – Revisar a proposta pedagógica Meta 1.1 – Elaborar nova proposta pedagógica com base nos dados e informações da análise situacional (auto-avaliação). Indicador: Documento com proposta pedagógica elaborada. Resp.: Profª. Marília (coordenadora pedagógica); Início: 02/ 10; Revisão: mensal; Término: 04/10. Estratégia 2 – Adotar estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas Meta 2.1 – Definir padrões de aprendizagem para todas as séries, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Indicador: Documento contendo os padrões de aprendizagem; Resp.: Profª. Marília (coordenadora pedagógica); Início: 02/10; Revisão: mensal; Término: 04/10.

17 Exemplo:


Carregar ppt "Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google