A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Projetos de Aprendizagem

2 Projeto de Aprendizagem
Projeto Político Pedagógico Projeto de Aprendizagem Tem uma dimensão menor - está voltado para o aluno. Este é o centro do projeto. Também é uma ação coletiva, mas tem como essência o aluno. Não é um documento único. A escola pode e deve ter vários projetos de aprendizagem. Concentra-se exclusivamente na parte pedagógica da escola, especificamente no tocante a aprendizagem discente. - É macro (engloba toda a escola (área administrativa e área pedagógica). É uma ação coletiva e está ligado a funcionários, equipe diretiva da escola, discentes e comunidade. Expressa a concepção que a escola tem mundo, homem e sociedade. Traduz as inter-relações da instituição (setores).

3 Por onde andamos e onde estamos?
Planejamento das ações da escola através de projetos pontuais, estanques, isolados e paralelos ao processo de ensino e aprendizado. PDE P.P.P aqui é o lugar da escola Plano de ações na área da gestão Revisado em 2007 Projetos de Aprendizagem- Este foi elaborado em 2007

4 São as dimensões do Projeto Político Pedagógico que nos permite crescer e ampliar nossa forma de oferecer o ensino, passando por várias técnicas de ensino e aprendizagem – entre elas os Projetos de Aprendizagem.

5 NÃO SE TRATA DE SUBSTITUIÇÃO
NÃO ESTAMOS ABRINDO MÃO DO P.P.P NÃO SE TRATA DE SUBSTITUIÇÃO MAS, DE AMPLIAÇÃO.

6 Alguns pontos da Instrução Normativa nº013/2006
CAPÍTULO II DAS CATEGORIAS DAS LINHAS DE FINANCIAMENTO Art. 3º Os Projetos de Aprendizagem terão como foco: I - Língua Portuguesa (área de códigos e linguagens); II - Matemática (área de ciências da natureza). Parágrafo único. Os projetos apresentados deverão ter como propósito fortalecer a prática pedagógica, de acordo com demandas anuais e alcance das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Secretaria.

7 ... contendo a seguinte estrutura:
CAPÍTULO III DOS CRITÉRIOS DE ADESÃO DAS UNIDADES ESCOLARES, DA APROVAÇÃO E DA INABILITAÇÃO Inciso II – ... contendo a seguinte estrutura: a) Identificação do Projeto de Aprendizagem; b) Justificativa; c) Diagnóstico; d) Objetivos e Metas; e) Plano de Ação com descrição: das ações, período de realização, responsáveis, resultados esperados, custos e possíveis parcerias; f) Monitoramento e Avaliação.

8 No site da Seduc – www.seduc.to.gv.br
Tem a relação de escolas com projetos aprovados e com valores a receber.

9 Fazendo a Diferença: Monitoramento – acompanhamento sistemático e contínuo do que foi planejado, durante a execução através de informações ágeis e oportunas. Avaliação – analisar em termos de eficiência, eficácia e efetividade com o objetivo de fundamentar a tomada de decisões e direcionar os próximos passos.

10 Parecem ser a mesma coisa, mas não são!
Eficácia – é a obtenção dos resultados esperados com a execução das ações. Eficiência – é a obtenção do resultado esperado no menor espaço de tempo e menores custos. Efetividade – é a capacidade de desencadear mudanças a partir dos resultados alcançados.

11 Na avaliação do P.A deve constar:
O que foi realizado cumpre os compromissos assumidos sobre os objetivos e as metas? Quais as causas do êxito ou do fracasso da ação realizada? Há necessidade de ações corretivas visando alcançar os resultados esperados? Qual o impacto dos resultados alcançados no contexto atual? (nível de leitura, capacidade interpretativa, domínio das equações matemáticas, a produção textual com coesão e coerência,etc.)

12 Para monitorar e avaliar são necessários:
Indicadores – são formas de representar por mensuração resultados, processos ou impactos frutos de uma execução – seja de ação ou do projeto em sua totalidade.

13 Três categorias de indicadores:
1º Indicadores de Eficácia – medem o grau de alcance das metas e das ações em um determinado período de tempo. Expressam em percentual o quantitativo alcançado. 2º Indicadores de Eficiência – medem a proporção entre recursos utilizados e resultados obtidos – é o chamado custo/benefício. 3º Indicadores de Efetividade – Mede o grau de modificação da situação-problema que deu origem à meta ou ação. É a superação do Desafio.

14 Mas não é só isso! Para se ter uma avaliação fundamentada, além dos indicadores é preciso estabelecer Parâmetros! É levar em conta: Desempenho anterior Metas definidas internamente/escola Padrões de referência regionais Padrões de referência estaduais Padrões de referência nacionais

15 O que é necessário para começar o Monitoramento e a Avaliação do P.A?
Definir quais instrumentos de registros serão utilizados – Fichas, Relatórios, Atas,Auto-Avaliação,Registro de Observação Direta, Diários de Classe, etc. Definir com que frequência serão os instrumentos serão preenchidos (ter como base a especificidade da meta/ação) Definir os encontros ordinários para a equipe gestora analisar, discutir e tomar decisões. Definir estratégias de divulgação dos resultados alcançados, proposições feitas e decisões tomadas. Depois

16 Agir! Sempre Juntos!

17 O desafio do monitoramento e avaliação...
As coisas são o que parecem ser; Ou não são e nem parecem ser; Ou não são e não parecem ser; Ou não são e mesmo assim parecem ser; Identificar esses casos É a tarefa do homem sábio. (Epictetus, apud Fletcher – 1989)


Carregar ppt "Projetos de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google