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Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?

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Apresentação em tema: "Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?"— Transcrição da apresentação:

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2 Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Combina Avaliação Externa Avaliação Formativa

3 Avaliação Formativa Processual Participativa Contribui para
Planejamento Apoio aos alunos Verificar alcance de objetivos Contribui para

4 Quais são os instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem?
Avaliação Formativa Provas Fichas (Agenda) Exame Nacional Externo do 1º e do 2º Ciclos

5 Instrumentos PROVAS DAS UNIDADES FORMATIVAS
6 provas: uma ao final de cada Unidade Formativa Correção e pontuação lançada no sistema pela coordenação local Correção com apoio do Guia de Estudo FICHAS DO CRA 1: Ciências Humanas 2: Língua Portuguesa : Inglês : Matemática : Ciências da Natureza 6: Qualificação Profissional 7: POP 8: Participação Cidadã 9: PLA 10: Sínteses Interdisciplinares 11: Habilidades Básicas Pontos lançados no sistema pela coordenação local EXAME NACIONAL EXTERNO DOS 1º e 2ª CICLOS Avalia os componentes curriculares Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas ao final dos dois primeiros ciclos Correção e pontuação lançada no sistema pelo Caed/UFJF

6 Quais são as atribuições da Coordenação Local?
A) Provas das Unidades Formativas Organizar as provas a partir do banco de questões enviados pela Coordenação Nacional Aplicar, corrigir as provas e lançar os pontos no sistema informatizado do ProJovem Urbano Organizar e oferecer a 2ª chamada B) Fichas de Avaliação Distribuir o CRA aos POs de cada turma Monitorar o rodízio do CRA entre os educadores Prever os momentos de preenchimento das fichas 10 e 11 Monitorar o repasse dos pontos do CRA para o diário de avaliação e recolher os diários ao final de cada UF

7 A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas
Avaliação Externa A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno Alunos cadastrados pela Coordenação Local

8 Como é o Sistema de Distribuição de Pontos?
UF Avaliação Formativa Avaliação Final Total Geral Provas Fichas Prova 1º Ciclo Prova 2º Ciclo Subtotal Exame Final UF I Pontos 42 110 1100 2200 UF II Pontos Total Pontos 1º Ciclo 84 220 100 404 UF III Pontos UF IV Pontos Total Pontos 2º Ciclo UF V Pontos 36 UF VI Pontos Total Pontos 3º Ciclo 72 292 Total Pontos Geral 240 660

9 Quais são os certificados oferecidos aos alunos e quais são os critérios de certificação?
Certificação de conclusão do ensino fundamental Pontuação necessária: mínimo de pontos (50%) na soma dos resultados da avaliação formativa e do exame final nacional externo Freqüência: mínimo de 75% de freqüência às aulas B) Certificação de Qualificação Profissional Pontuação necessária: mínimo de 72 pontos (50%) na Qualificação Profissional

10 Quais os encaminhamentos esperados da Coordenação local para viabilizar a certificação dos alunos do programa? Definir as Instituições Certificadoras entre as escolas de sua rede. A mesma escola (estadual ou municipal) poderá oferecer a certificação do ensino fundamental e da qualificação profissional B) Manter em dia a documentação do aluno C) Ter em mãos o histórico escolar do aluno (O histórico deverá ser impresso do sistema) D) Preencher os certificados (a Coordenação Nacional produz modelos padronizados de certificados e encaminha para os entes federados)

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12 O que é o SMA? Subsistema de Monitoramento B) Subsistema de Supervisão
C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos D) Subsistema de Avaliação do Programa

13 A) Subsistema de Monitoramento
Gerenciamento por sistema informatizado do Caed Matrícula Freqüência Entrega de Atividades Movimentação de alunos

14 B) Subsistema de Supervisão
Matrícula Formação Inicial e Continuada Gestores Locais Condições de oferta nos núcleos Qualificação Profissional Presença educadores e alunos

15 C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos
A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno

16 D) Subsistema de Avaliação do Programa
Metodologia: qualitativa e quantitativa Relação entre efetividade e implementação PPI – ação pedagógica, material didático e práticas docentes Formação: educadores e gestores Modelo de gestão: perfil e práticas Egressos Custos Condições de oferta (supervisão) Contrapartidas municipais/estaduais QP e PC Perfil dos atendidos Aprendizagem: medidas e causas Permanência X Evasão: medidas e causas Educadores: perfil e práticas

17 Antes do início das aulas Avaliação Externa de Alunos
Linha do tempo do SMA Antes do início das aulas Ciclo 1 Ciclo 2 Ciclo 3 Supervisão da Matrícula e da Formação Inicial Supervisão Avaliação do Programa Avaliação Externa de Alunos


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