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Avaliação Formativa Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano? Avaliação Externa Combina.

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2 Avaliação Formativa Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano? Avaliação Externa Combina

3 Processual Participativa Contribui para Planejamento Apoio aos alunos Verificar alcance de objetivos Avaliação Formativa

4 Provas Fichas (Agenda) Exame Nacional Externo do 1º e do 2º Ciclos Quais são os instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem?

5 PROVAS DAS UNIDADES FORMATIVAS 6 provas: uma ao final de cada Unidade Formativa Correção e pontuação lançada no sistema pela coordenação local Correção com apoio do Guia de Estudo 6: Qualificação Profissional 7: POP 8: Participação Cidadã 9: PLA 10: Sínteses Interdisciplinares 11: Habilidades Básicas 1: Ciências Humanas 2: Língua Portuguesa 3: Inglês 4: Matemática 5: Ciências da Natureza Pontos lançados no sistema pela coordenação local FICHAS DO CRA EXAME NACIONAL EXTERNO DOS 1º e 2ª CICLOS Avalia os componentes curriculares Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas ao final dos dois primeiros ciclos Correção e pontuação lançada no sistema pelo Caed/UFJF Instrumentos

6 Quais são as atribuições da Coordenação Local? A) Provas das Unidades Formativas Organizar as provas a partir do banco de questões enviados pela Coordenação Nacional Aplicar, corrigir as provas e lançar os pontos no sistema informatizado do ProJovem Urbano Organizar e oferecer a 2ª chamada B) Fichas de Avaliação Distribuir o CRA aos POs de cada turma Monitorar o rodízio do CRA entre os educadores Prever os momentos de preenchimento das fichas 10 e 11 Monitorar o repasse dos pontos do CRA para o diário de avaliação e recolher os diários ao final de cada UF

7 A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno Alunos cadastrados pela Coordenação Local Avaliação Externa

8 Como é o Sistema de Distribuição de Pontos? UF Avaliação Formativa Avaliação Final Total Geral ProvasFichasProva 1º Ciclo Prova 2º Ciclo SubtotalExame Final UF I Pontos UF II Pontos42110 Total Pontos 1º Ciclo UF III Pontos42110 UF IV Pontos42110 Total Pontos 2º Ciclo UF V Pontos36110 UF VI Pontos36110 Total Pontos 3º Ciclo Total Pontos Geral

9 Quais são os certificados oferecidos aos alunos e quais são os critérios de certificação? A)ensino fundamental A)Certificação de conclusão do ensino fundamental Pontuação necessária: mínimo de pontos (50%) na soma dos resultados da avaliação formativa e do exame final nacional externo Freqüência: mínimo de 75% de freqüência às aulas Qualificação Profissional B) Certificação de Qualificação Profissional Pontuação necessária: mínimo de 72 pontos (50%) na Qualificação Profissional Freqüência: mínimo de 75% de freqüência às aulas

10 Quais os encaminhamentos esperados da Coordenação local para viabilizar a certificação dos alunos do programa? A) A) Definir as Instituições Certificadoras entre as escolas de sua rede. A mesma escola (estadual ou municipal) poderá oferecer a certificação do ensino fundamental e da qualificação profissional B) Manter em dia a documentação do aluno C) Ter em mãos o histórico escolar do aluno (O histórico deverá ser impresso do sistema) D) Preencher os certificados (a Coordenação Nacional produz modelos padronizados de certificados e encaminha para os entes federados)

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12 O que é o SMA? A) A) Subsistema de Monitoramento B) Subsistema de Supervisão C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos D) Subsistema de Avaliação do Programa

13 A) Subsistema de Monitoramento Gerenciamento por sistema informatizado do Caed Matrícula Freqüência Entrega de Atividades Movimentação de alunos

14 B) Subsistema de Supervisão Matrícula Formação Inicial e Continuada Gestores Locais Condições de oferta nos núcleos Qualificação Profissional Presença educadores e alunos

15 A) Avaliação Diagnóstica Início das aulas B) Exames Nacionais Exame Nacional ao final do 1º ciclo Exame Nacional ao final do 2º ciclo B) Exame Final Nacional Externo: 1ª e 2ª chamadas, obrigatório para certificação final do aluno C) Subsistema de Avaliação Externa de Alunos

16 D) Subsistema de Avaliação do Programa Metodologia: qualitativa e quantitativa Relação entre efetividade e implementação PPI – ação pedagógica, material didático e práticas docentes Formação: educadores e gestores Modelo de gestão: perfil e práticas Egressos Custos Condições de oferta (supervisão) Contrapartidas municipais/estaduais QP e PC Perfil dos atendidos Aprendizagem: medidas e causas Permanência X Evasão: medidas e causas Educadores: perfil e práticas

17 Linha do tempo do SMA Antes do início das aulas Ciclo 1Ciclo 2Ciclo 3 Supervisão da Matrícula e da Formação Inicial Supervisão Avaliação do Programa Avaliação Externa de Alunos Supervisão Avaliação do Programa Avaliação Externa de Alunos Supervisão Avaliação do Programa Avaliação Externa de Alunos


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