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Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.

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1 Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP Maio de 2009

2 1. Apresentação 2. Fundamentação legal 3. Proposta teórico-metodológica (fundamentação política e conceitual) 4. Configuração do PROEJA-FIC 4.1 Público 4.2 Educadores EJA e FIC 4.3 Grupo de Acompanhamento e Avaliação (gestão e acompanhamento pedagógico) 4.4 Organização Curricular (EJA e FIC) 4.5 Avaliação da aprendizagem 5. Infra-estrutura 6. Intermediação de mão de obra

3 1. Apresentação Importância do Programa e dos esforços do Ministério da Educação, do Instituto Federal e dos Municípios na constituição de uma política pública de educação que atenda aos trabalhadores; Importância do Programa e dos esforços do Ministério da Educação, do Instituto Federal e dos Municípios na constituição de uma política pública de educação que atenda aos trabalhadores; PPP como instrumento de orientação, organização e execução do Programa; PPP como instrumento de orientação, organização e execução do Programa; Diretrizes do PROEJA. Diretrizes do PROEJA.

4 2. Fundamentação legal PROEJA PROEJA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica EJA nos Municípios EJA nos Municípios Legislação Federal para Itinerário Formativo e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos Legislação Federal para Itinerário Formativo e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos

5 3. Proposta teórico metodológica (fundamentação política e conceitual) Educação e trabalho Educação e trabalho EJA EJA Qualificação profissional Qualificação profissional Integração curricular Integração curricular Itinerário formativo Itinerário formativo Metodologia Metodologia

6 Metodologia Critérios de acesso ao programa Critérios de acesso ao programa Orientação e reconhecimento de saberes Orientação e reconhecimento de saberes Periodicidade da abertura de vagas Periodicidade da abertura de vagas Acompanhamento e mecanismos de apoio ao processo de aprendizagem do aluno Acompanhamento e mecanismos de apoio ao processo de aprendizagem do aluno Certificação Certificação Intermediação de mão de obra e orientação pós- curso Intermediação de mão de obra e orientação pós- curso

7 4. Configuração do PROEJA FIC IFSP IFSP Municípios Municípios Acordo de cooperação Acordo de cooperação

8 4. Configuração do PROEJA FIC 4.1 Público a) Caracterização b) Objetivos c) Ações

9 4. Configuração do PROEJA FIC 4.2 Educadores do EJA e FIC a) Caracterização b) Objetivos c) Ações

10 4. Configuração do PROEJA FIC 4.3 Grupo de Acompanhamento e Avaliação (gestão e acompanhamento pedagógico) a) Caracterização b) Objetivos: PedagógicosMetodológicosPolíticos c) Ações

11 4. Configuração do PROEJA FIC 4.4 Organização Curricular Matriz curricular integrada Grade curricular Ementa das disciplinas Itinerários formativos Plano mínimo de curso

12 4. Configuração do PROEJA FIC 4.5 Avaliação da aprendizagem Concepção de avaliação Avaliação inicial Processual Para fins de certificação

13 5. Infra estrutura Organização da oferta do curso: periodicidade, matrículas, número de alunos por turma, estrutura administrativa necessária Organização da oferta do curso: periodicidade, matrículas, número de alunos por turma, estrutura administrativa necessária Infra estrutura: salas de aula, laboratórios, material de consumo, docentes Infra estrutura: salas de aula, laboratórios, material de consumo, docentes

14 6. Intermediação de mão de obra Como o Programa irá se relacionar com as Secretarias de Trabalho a fim de estabelecer o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho, na discussão da proposta dos cursos e o encaminhamento da população que busca o sistema público de emprego para elevação de escolaridade e qualificação profissional. Como o Programa irá se relacionar com as Secretarias de Trabalho a fim de estabelecer o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho, na discussão da proposta dos cursos e o encaminhamento da população que busca o sistema público de emprego para elevação de escolaridade e qualificação profissional.


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