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Etapas da construção do PDI IFTO

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Apresentação em tema: "Etapas da construção do PDI IFTO"— Transcrição da apresentação:

1 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019

2 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019
Conforme o MEC, PDI é o documento que identifica a Instituição de Ensino, no que diz respeito à: Sua filosofia de trabalho. A missão a que se propõe. As diretrizes pedagógicas que orientam suas ações. A sua estrutura organizacional. As atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

3 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019
Sua principal missão é planejar o funcionamento do IFTO para os próximos 05 (cinco) anos. Através da analise da sua situação atual, Combinado com o seu planejamento estratégico aplicado em metas realizáveis.

4 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019
Serve como marco para a instituição, que estabelece diretriz e direções para a elaboração de projetos e ações, transmitindo o entendimento do plano estratégico para os níveis táticos e operacionais.

5 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019
Também é um instrumento de controle, ao tempo que prevê metas durante o tempo de sua validade. Estas metas podem e devem ser acompanhadas e seus desvios devem ser justificados.

6 Etapas da construção do PDI IFTO 2015-2019
Expressa a manifestação formal da visão, missão e objetivos do IFTO. Institui as políticas utilizadas para atingir este objetivo. Além de internalizar os valores do instituto em todos os níveis da organização.

7 Primeira etapa – Instituição das comissões central, temáticas e de campus.
A necessidade da instituição de comissões é a distribuição das atividades a serem realizadas, devido a suas complexibilidades e especificidades, envolvendo os três setores do IFTO (docentes, servidores e alunos) e suas três atividades fim (Ensino, Pesquisa e Extensão).

8 Primeira etapa – Instituição das comissões central, temáticas e de campus
A divisão do trabalho em partes (módulos) faz com que mais de uma atividade seja realizada ao mesmo tempo, racionalizando recursos e tempo. A instituição de comissões também tem a função de institucionalizar o trabalho, respaldando os seus servidores para a realização das atividades.

9 Primeira etapa – Instituição das comissões central, temáticas e de campus.
O modelo de divisão adotado seguiu a orientação de divisão de tarefas por áreas de afinidade das informações processadas, além de respeitar a distribuição geográfica dos campi e a divisão de trabalho por setores, também foi observada a distribuição de hierarquias e linhas de informação, além da ordem das atividades.

10 Comissão central – PDI 2015-2019
A comissão central será o órgão deliberativo máximo, subordinada diretamente ao Conselho Superior, Como proposta, pensamos na seguinte distribuição de membros:

11 Comissão central – PDI 2015-2019
Membros: 1. Reitor 2. Pró-reitor(a) de Ensino 3. Pró-reitor(a) de Extensão 4. Pró-reitor(a) de Pesquisa e Inovação 5. Pró-reitor(a) de Administração 6. Pró-reitor(a) de Desenvolvimento Institucional 7. Técnico responsável pelo PMI 01 8. Técnico responsável pelo PMI 02 9. Representante do campus de Araguatins 10. Representante do campus de Araguaína 11. Representante do campus de Palmas 12. Representante do campus de Paraíso do Tocantins 13. Representante do campus de Porto Nacional 14. Representante do campus de Gurupi 15. Representante do campus de Dianópolis

12 Comissão central – PDI 2015-2019
Participarão também da comissão central, como membros convidados, as seguintes representações: 1. Representante de classe (sindicatos) 2. Representante de classe (Associações) 3. Representante dos discentes 4. Representante dos egressos 5. Representante dos técnicos administrativos 6. Representante dos docentes

13 Comissão central – PDI 2015-2019
Caberá à comissão central o planejamento e coordenação de todas as atividades das comissões temáticas, comissões de campus e outras estruturas criadas para auxiliar a confecção do PDI Será também de sua responsabilidade o recebimento dos trabalhos finais das comissões temáticas, além da consolidação do documento final e posterior encaminhamento para aprovação nos órgãos superiores.

14 Comissões temáticas A divisão das atividades de confecção do PDI em comissões temática se da ao fato das particularidades e multiplicidade das informações necessárias para a conclusão do projeto. Levando em consideração a divisão proposta para o PDI pelo artigo 16 do Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, a divisão das comissões temáticas seria realizada da seguinte forma:

15 Comissões temáticas CT PPI (Plano Pedagógico da Instituição)
CT Políticas de Atendimento ao Discente CT PMI (Plano de Metas Institucionais) CT Perfil Institucional e Organização Administrativa CT Implementação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos

16 Comissões temáticas CT Corpo Docente CT Infraestrutura
CT Planejamento Financeiro e Orçamentário CT Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional

17 Comissões de campus A criação de comissões de campus em cada uma das estruturas do IFTO visa obter respaldo para a obtenção de dados, além de integrar todas as unidades nas atividades do PDI Sua função é servir de ponte entre a reitoria e os dados necessários para a construção do PDI , integrando de alguma forma, todos os setores dos campi do IFTO.

18 Comissões de campus Sua segunda função, sendo esta mais importante, e a aproximação do campus na discussão do planejamento estratégico da instituição, fazendo com que todos façam parte da criação e definição dos objetivos a serem escolhidos. Sua composição é definida pelo diretor do campus, contudo, como proposta, a seguinte composição se mostraria bastante produtiva.

19 Comissões de campus Mínimo de 07 (sete) integrantes, distribuídos da seguinte forma: Representante do departamento de ensino Representante dos servidores técnico-administrativos Representante do departamento de administração Representante dos discentes Representante dos docentes Representante da direção geral Representante da comunidade externa


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