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Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.

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Apresentação em tema: "Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil
Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB

2 SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA - UAB
HISTÓRICO DA UAB ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA UAB CONSIDERAÇÕES SOBRE MODELOS DE EAD INDUZIDO PELA UAB IMPACTO NA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR

3 HISTÓRICO DA UAB O Decreto 5.800, de 2006 institui o Programa Universidade Aberta do Brasil A Lei , de 2006 autoriza pagamento de bolsas para participantes de programas de formação inicial e continuada do MEC

4 I EDITAL da UAB SEED-MEC Dezembro de 2005 ESTRUTURA
Parte A - Propostas de Pólos Parte B - Projetos de Cursos por Universidades Federais, CEFET e Fundações Federais

5 Propostas Encaminhadas
Parte A Pólos Não integrados Integrados Parte B Cursos 39 Universidades 01 Fundação Federal 10 CEFET

6 Descrição da Demanda - Pólos
Total de 429 Pólos - Distribuição Regional

7 Descrição da Demanda - Cursos
Oferta Global de 90 Cursos de Licenciaturas

8 ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES (Portaria 1.097):
Comissão de Seleção (10 membros) Comissão de Colaboradores (7 membros) Comitê de Acompanhamento (100 coord. UAB) Comissão de Apoio (11 membros)

9 O PERFIL DAS COMISSÕES a)especialistas na área de tecnologias educacionais e educação a distância b)especialistas de diferentes áreas do ensino superior c)especialista em assuntos federativos d)representantes de diferentes órgãos e secretarias do MEC e) representante de estatal

10 Processo de Avaliação Etapas
Primeira Etapa (Pré-Seleção) Segunda Etapa (Projeção) Terceira Etapa (Consolidação) Perspectiva Inclusiva Construção da Metodologia

11 Primeira Etapa da Avaliação
Definição dos Instrumentos de Avaliação Pré-seleção de Pólos e Cursos

12 CURSOS ITENS AVALIADOS
Organização Curricular Equipes Multidisciplinares Infra-estrutura de Apoio Gestão acadêmico-administrativa Processos de Avaliação: Interna e Externa Processo de Comunicação - Interação Programação Orçamentária

13 PÓLOS ITENS AVALIADOS Demanda Regional Infra-Estrutura Física
Recursos Humanos para a gestão acadêmico-administrativa do pólo Adequação e Objetivos Institucionais Sustentabilidade Financeira

14 RESULTADO DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PÓLOS
Aprovados Aprovados condicionalmente 138 Sujeitos a reformulação

15 RESULTADO DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE CURSOS
Aprovados Aprovados condicionalmente 45 Sujeitos a reformulação

16 Segunda Etapa da Avaliação
Realizada uma projeção de possibilidades de articulação entre Pólos e IFES Meta de implementação de 300 Pólos em 2007

17 Diretrizes para a Projeção de Articulação: Pólos - IFES
Atendimento aos Objetivos Institucionais da UAB Distribuição Regional

18 Atendimento aos Objetivos Institucionais da UAB
Cursos de licenciatura Cursos de formação continuada para professores da educação básica Cursos de bacharelado, seqüenciais e tecnológicos – desenvolvimento regional

19 Pólos Projetados – Início em 2007 -Distribuição Regional -
JUN – SET – 07 Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul TOTAIS

20 Publicação no D.O.U. em 31 de outubro de 2007
171 Pólos de Apoio Presencial para início em junho de 2007 111 Pólos de Apoio Presencial para início em junho de 2007 40 IFES com oferta de 172 cursos

21 Terceira Etapa da Avaliação Consolidação da Articulação Pólos - IFES EM REALIZAÇÃO PELA SEED

22 Instrumentos de Consolidação
Avaliação in loco de Pólos Capacitação de Docentes e Tutores Acompanhamento da produção do cursos nas IFES

23 II EDITAL da UAB SEED-MEC novembro de 2006 ESTRUTURA
Parte A – Proposta de 799 Pólos Parte B - Projetos de 403 Cursos por IPES

24 MODELO DE EAD DO SISTEMA UAB
Estrutura Interatividade Autonomia

25 MODELO DE EAD DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
SISTEMA BIMODAL Diretrizes Globais – MEC Financiamento e Avaliação - MEC Gestão Acadêmica - IPES Gestão Operacional - IPES

26 EXPANSÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NAS IPES
Constatação que 13% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentam um curso superior Expansão de um modo sistêmico - PDE Melhoria da Escola Pública Aumento de produtividade das IFES Paradigma de uma educação Flexível

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