A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICA DE CONSULTORIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICA DE CONSULTORIA"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICA DE CONSULTORIA
Prof° Patrick Nunes

2 CONSULTORIA EMPRESARIAL
CONCEITOS “É um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não entretanto, o controle direto da situação.” (Oliveira, Djalma Rebouças de) “Entende-se a consultoria como a venda de benefícios dos conhecimentos de um indivíduo ou de uma firma para auxiliar o cliente a identificar necessidades, recomendações, soluções e acompanhar a implementação dessas recomendações.” (Quintella, Heitor M.)

3 CONSULTORIA EMPRESARIAL
CONCEITOS Para o SEBRAE/DF ( a consultoria empresarial é um conjunto de serviços cuja missão é a de visualizar a empresa, identificar os seus problemas básicos, buscar as informações que podem solucionar esses problemas e elaborar uma proposta de solução e a orientação mais objetiva e realista à decisão do empresário. O SEBRAE/DF ainda coloca à disposição em seu site, as orientações que presta enquanto consultoria: projetos para financiamentos da empresa; elaboração de projetos para financiamento; formação de preço de venda; palestras; regularização de empresas; regularização da empresa; análise de investimentos; busca e registro de marcas; formação do preço de venda; análise de investimentos; busca e registro de marca;

4 CONSULTORIA EMPRESARIAL
OBJETIVOS Objetivos tradicionais: prover informação dar a solução a um problema fornecer diagnóstico capaz de redefinir problemática recomendar ou prescrever acompanhar a implementação Objetivos adicionais: criar acordo, suporte, consenso e compromisso facilitar a aprendizagem melhorar a eficácia

5 CONSULTORIA EMPRESARIAL
TENDÊNCIAS  Aumento da demanda de consultoria provocado pela busca de novos conhecimentos para enfrentar a globalização e a concorrência  Aumento da demanda de consultoria como conseqüência dos processos de terceirização  Fusões entre empresas de consultoria  Aumento do número de professores e de universidades que prestam serviços de consultoria  Internacionalização dos serviços de consultoria

6 CONSULTORIA EMPRESARIAL
EXTERNA X INTERNA Consultoria externa (vantagens e desvantagens) Profissional autônomo ou de uma empresa de consultoria maior experiência; pode correr maiores riscos; menor conhecimento da informalidade da empresa-cliente; não tem poder formal, não pertencente à estrutura hierárquica. Consultoria interna (vantagens e desvantagens) Funcionário próprio que presta serviços de consultoria internamente conhecimento da informalidade da empresa; menor aceitação dos escalões superiores; menor liberdade para “dizer e fazer” coisas.

7 CONSULTORIA EMPRESARIAL
ESTRUTRURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA A estrutura organizacional de uma empresa de consultoria depende diretamente do porte e dos tipos de consultoria prestados. Pode ser uma pessoa física (autônomo), uma sociedade civil e cia. Limitada AVISO IMPORTANTE PARA AUTÔNOMOS: A palavra-chave é AUTO-DISCIPLINA

8 CONSULTORIA EMPRESARIAL
CAMINHO DO CONSULTOR PARA INICIAR UM PROJETO Todo Projeto exige: investigação, tomada de decisão e ação tomada de decisão SABEDORIA relevantes CONHECIMENTO comunicação/ruídos INFORMAÇÃO DADOS

9 CONSULTORIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL Diagnóstico organizacional Identifica qual é o problema e permite preparar recomendações ao cliente acerca dos objetivos, organização e custo da consultoria. INFORMAÇÃO coletar selecionar classificar (relevante ou não) criticar emitir o(s) diagnóstico(s) DADOS

10 CONSULTORIA EMPRESARIAL
MUDANÇA E CONSULTORIA EMPRESARIAL - Parcerias - Mercados Competitivos - Globalização – Mudança permanente Resistências Identificar o momento Resistência como processo natural ( Atingiu o alvo) Obter a resistência explícita do Cliente A resistência não é pessoal ou representa ataque - Governança – S/A, Ltda. ou Familiar

11 CONSULTORIA EMPRESARIAL
CONSULTOR - CLIENTE Responsabilidade 50/50 Confiança As necessidades de cada parte(inclusive as suas) -Colaboração -Ataque real aos problemas (Solução completa) -Cumplicidade Contrato

12 CONSULTORIA EMPRESARIAL
O TRABALHO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL COLETA DE DADOS DIAGNÓSTICO INFORMAÇÃO E DECISÃO DE AGIR RECOMENDAÇÕES E CRÍTICAS IMPLEMENTAÇÃO FEEDBACK – MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

13 CONSULTORIA EMPRESARIAL
O TRABALHO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL Coleta de dados Identificação do Problema Decisão de Prosseguir Selecionar as dimensões da Pesquisa e variáveis Quem está envolvido? Escolha do Método Diagnóstico Abordagem de pesquisa Abordagem de Ação Linguagem simples Foco Envolvimento do Cliente Como o problema está sendo gerenciado

14 CONSULTORIA EMPRESARIAL
O TRABALHO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL Informação e Decisão de Agir Separação e Classificação das informações Não ocultar sentimentos e avaliações - Ser imparcial Mostrar método de ação Recomendações e Críticas Brainstorming – Reunião de idéias Implementação Agir - Ação Feedback – Mensuração de Resultados Assertivo – Firme - Evitar Agressões Recomendações Claras e Objetivas - Relatórios Acompanhamento minucioso

15 CONSULTORIA EMPRESARIAL
O TRABALHO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL MATRIZ PERA P – planejamento: objetivo, visão E – execução: plano de ação R – relatório: história(fotografia) do antes e depois A – avaliação: feedback - mensuração dos resultados PROBLEMA - SOLUÇÃO - MUDANÇAS


Carregar ppt "TÉCNICA DE CONSULTORIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google