A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade nos negócios Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade nos negócios Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade nos negócios Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira

2 Criatividade nos negócios CONCEITO É a capacidade de encontrar constantemente soluções para os problemas, de construir novos produtos, de definir novas perguntas em determinado campo. COMPONENTES DA CRIATIVIDADE - Regularidade - Novidade - Aceitação ou reconhecimento

3 A CRIATIVIDADE É BASEADA EM 3 ELEMENTOS: Um indivíduo criativo tem personalidade e características especiais, herdadas da família; Um processo criativo; A ligação do indivíduo a uma rede social de apoio(network). Pais e família Personalidade especial Indivíduo criativo Escolha do setorProcesso criativo CRIAÇÃO Traços de personalidade Leitura do que é aceitável na sociedade Pessoas que ajudam ou atrapalham MODELO GERAL DA CRIATIVIDADE

4 CRIAÇÃO DE UMA IDEIA ORIGINAL 1. Conhecimento de um campo e das normas 2. Existência de um problema a solucionar 3. Personalidade do criador e de suas insatisfações 4. Imagens internas, emoções, sentimentos e fantasias 5. Necessidade de expressão via criatividade e capacidades criativas 1 2 Ideia Original Normas e suas ligações com o Público-alvo.

5 Criatividade nos negócios A criatividade se concretiza em torno de uma oportunidade de negócio: 1. Novo produto/serviço 2. Melhoramento de um produto/serviço 3. Novo nicho de mercado 4. Um mercado inexplorado 5. Novo processo de produção 6. Nova fonte de MP 7. Novo tipo de financiamento 8. Inovação na cultura ou na estrutura da empresa.

6 Criatividade e plano de negócios Mais importantes que informações financeiras e de marketing no plano de negócios são 4 tipos interdependentes de informação: 1. Sobre quem vai criar a nova empresa; 2. Sobre a oportunidade de negócio e sua vantagem perante a concorrência; 3. Sobre o ambiente externo que esta oportunidade irá operar; 4. Sobre os lucros e riscos decorrentes da iniciativa.

7 COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL? A diferenciação constitui uma faculdade criativa composta por 2 elementos: 1. Capacidade interna de imaginar, sonhar, perceber(intuição); 2. Capacidade externa advindas de um campo de conhecimento. PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE INTERNA: Suportar a solidão Sorrir,brincar, rir e pensar com liberdade Estabelecer um ritual de disciplina

8 COMO ENCONTRAR UM DIFERENCIAL? PISTAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE EXTERNA: Conhecer um campo de atividade, um mercado; Saber observar e saber ouvir Saber fazer perguntas pertinentes Elaborar um sistema de avaliação de ideias * Desenvolver a capacidade de se comunicar. * Que tipo de recursos vou precisar? Quantas pessoas serão necessárias para a criação do produto? Seremos capazes de obter vantagens competitivas relevantes?

9 ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO GERAÇÃO DE IDEIAS- deve advir de contatos externos e dar poder às pessoas da base para iniciar novas ideias; DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS- depende da cultura e dos processos internos; a estrutura organizacional deve ser flexível para facilitar a comunicação; IMPLEMENTAÇÃO- o processo criativo é efetivado quando levam uma solução ou uma invenção até o mercado.

10 RECOMENDAÇÕES PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE 1. Desenvolver aceitação às mudanças 2. Encorajar novas ideias 3. Permitir mais interação 4. Tolerar o fracasso 5. Estabelecer objetivos claros e dar liberdade para alcançá- los 6. Mostrar reconhecimento.


Carregar ppt "Criatividade nos negócios Disciplina- Novos Negócios Prof –Daciane de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google