A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Learning Organization

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Learning Organization"— Transcrição da apresentação:

1 Learning Organization
Conceito Uma Learning Organization é aquela que é muito boa a: • criar, adquirir, interpretar, transferir e reter o conhecimento; • modificar o seu comportamento, por razões de negócio e de competitividade, e reflectir o novo conhecimento no seu próprio contexto.

2 Learning Organization
Uma organização que aprende é aquela que sistematicamente e de forma continuada executa os seguintes processos: Recolha de informação: sobre os clientes, fornecedores e concorrentes bem como das tendências sociais, económicas, tecnológicas e reguladoras; Benchmarking com análise das melhores práticas: Aprender de outras empresas e organizações; Aprender com as suas próprias experiências e histórico; Experimentar novas abordagens, através da inovação; Resolução sistemática de problemas e implementação de novos processos; Transferir o conhecimento por toda a organização.

3 Learning Organization
Objectivos Os objectivos são as acções ou resultados que nos comprometemos alcançar para aproximar a realidade da visão da organização. São obstáculos a transpor para concretizar a visão. A grande vantagem de definir estas linhas orientadoras é definir um rumo para a organização, reconhecido e apoiado por todos. Isto dará uma maior segurança e tranquilidade ao explorar as próximas disciplinas pois as pessoas sabem para onde caminham. Daí a importância de passar por esta fase, ainda que superficialmente, antes de seguir para as restantes.

4 Learning Organization
Características A criação de uma “learning organization” baseia-se em cinco áreas chave: 1. Modelos Mentais Os gestores devem abandonar velhas formas de pensamento. Devem desenvolver novos cenários, outras maneiras de fazer o que estão a fazer.   2. Domínio Pessoal Ter um espírito aberto perante os outros. Ser o melhor no lugar onde está. Interrogar-se: “porque não fazer de outra forma?” Viver com um inquietação permanente, mas saudável.    

5 Learning Organization
Características 3. Raciocínio Sistémico Perceber bem o sistema de funcionamento da organização. Perceber as inter-relações e interdependências. Ser capaz de ver ao mesmo tempo a floresta e a árvore. Se insiste o sistema resiste.   4. Visão Partilhada Elaborar uma estratégia que reuna consenso. Criação de uma aspiração comum a todos os membros da organização. As pessoas têm de ser encorajadas a partilharem as suas visões sobre o futuro da empresa.  5. Aprendizagem Grupal Trabalhar em equipa para satisfazer essa visão. Ouvir, ouvir e ouvir. É preciso levar conflitos e dilemas para a sala de reuniões para se ganhar uma inteligência colectiva, em vez de individual.

6 Learning Organization
Vantagens Resume-se a tornar as organizações mais competitivas no meio ambiente em que se inserem

7 Learning Organization
Desvantagens Segundo Peter Senge também são cinco as principais deficiências do processo de aprendizagem nas organizações: 1. Eu sou meu cargo: limitação a função e falta de objetivos 2. O inimigo estar lá fora: a culpa e sempre dos outros 3. A fixação em eventos: ênfase no curto prazo 4. A não conscientização das mudanças: falta de atenção às sutilizas e aos indicadores de longo prazo 5. O mito da equipe administrativa: vai bem nas rotinas mas não nas situações difíceis


Carregar ppt "Learning Organization"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google