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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações
Fabiana Macri

2 A Aprendizagem Individual e Organizacional
O processo de aprendizagem envolve a elaboração de novos mapas cognitivos para as organizações, mas também novos comportamentos. As organizações não possuem cérebros, mas têm sistemas cognitivos e memória, ou seja criam procedimentos para lidar com problemas internos e externos. Fabiana Macri

3 A Aprendizagem Individual e Organizacional
A mudança no comportamento das pessoas não indica somente que houve aprendizagem, mas a possibilidade de comprovar que este conhecimento pode ser recuperado pelos membros da organização. Fabiana Macri

4 A Aprendizagem Individual e Organizacional
A mudança no comportamento das pessoas não indica somente que houve aprendizagem, mas a possibilidade de comprovar que este conhecimento pode ser recuperado pelos membros da organização. Fabiana Macri

5 O ser Humano veio ao mundo motivado para:
Aprender Explorar e Experimentar Mas, as organizações são orientadas mais para: Controlar do que aprender e recompensam aqueles que obedecem os padrões estabelecidos, e não aqueles que querem aprender. Fabiana Macri

6 Organizações que aprendem...
enfatizam sua capacidade de adaptação às taxas aceleradas de mudanças no mundo, mas isso é só o primeiro passo, pois... O desejo de aprender vai mais adiante é criativo e produtivo!! Fabiana Macri

7 PETER SENGE sugere 5 disciplinas para inovar e aprender:
MODELOS MENTAIS DOMÍNIO PESSOAL VISÕES PARTILHADAS APRENDIZAGEM EM GRUPO VISÃO SISTÊMICA Fabiana Macri

8 A aprendizagem para Peter Senge
Inicia-se no “indivíduo, seu processo de autoconhecimento, de clarificação de seus objetivos e projetos pessoais; em seguida, o foco desloca-se para o grupo e, finalmente, através do raciocínio sistêmico, para a organização” (FLEURY, 2006, p. 22). Fabiana Macri

9 DANIEL KIM Apresentou a passagem da aprendizagem individual para a coletiva através da: Aprendizagem operacional “que ocorre no processo de aquisição de skill ou know how, ou seja, no desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações” estando relacionados aos conhecimentos tácitos e Aprendizagem conceitual: “ que ocorre pela aquisição do know why, ou seja, no desenvolvimento de capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência” (Fleury, 2006, p. 22). Fabiana Macri

10 Mesmo o conhecimento operacional sendo essencial ao funcionamento da organização ele deve cada vez mais se associar ao conhecimento conceitual, derrubando as fronteiras da estrutura organizacional e permitindo que os quadros operacionais que detêm conhecimento operacional e os quadros diretivos que detêm o conhecimento conceitual se comuniquem e aprendam mutuamente. Fabiana Macri

11 DAVID GARVIN propõe cinco caminhos dos quais a aprendizagem organizacional pode ocorrer:
Resolução sistemática de problemas: Círculos de qualidade, processo decisório; Experimentação: utiliza-se de métodos científicos para criar oportunidades de expansão; Experiências passadas: banco de dados dos erros e acertos; Circulação de conhecimento: circulação rápida e eficiente a TODOS da organização, e Experiências realizadas por outros: práticas de benchmarking interno e externo. Fabiana Macri

12 A cultura organizacional e a cultura da aprendizagem
“A cultura é formada pelo conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu, ou desenvolveu, ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas”. (Shein apud Fleury, 2006, p.24) Fabiana Macri

13 A cultura organizacional e a cultura da aprendizagem
A partir de quais valores básicos é formada a cultura de uma organização? A relação da organização com o ambiente: dominação, subordinação ou harmonia, A natureza da realidade e da verdade: o que é real e o que não é, A natureza humana: boas, más, neutras, podem ser desenvolvidas ou não, A natureza do trabalho: significado do trabalho para as pessoas – ativos, passivos, autodesenvolvedores ou fatalistas. Fabiana Macri

14 Como encontrar os valores básicos da organização?
A partir da análise das práticas organizacionais, desvendando como as pessoas que criaram a organização foram desenvolvendo formas de lidas com de adaptação externa e integração interna os problemas Fabiana Macri

15 O PROCESSO DE DESVENDAR A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO
Produtos e comportamentos visíveis Estórias, Mitos e heróis PRATICAS ORGANIZACIONAIS valores Fabiana Macri

16 O QUE VEM A SER CULTURA ORGANIZACIONAL ENTÃO?
“Conjunto de valores, expressos em elementos simbólicos e em práticas organizacionais, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elementos de comunicação e consenso, como expressam e instrumentalizam relações de dominação” (Fleury, 2006, p.27). Fabiana Macri

17 Compreender as formas de interação, as relações de poder
no interior das organizações e sua expressão ou mascaramento através de símbolos e práticas organizacionais é fundamental para a discussão de como acontece o processo de aprendizagem na organização, além de verificar a permanência e estabilidade do grupo na organização, pois isso afeta a formação da cultura e suas dificuldade de mudança. Fabiana Macri

18 Bibliografia FLEURY, Afonso Carlos C. e FLEURY, Maria Teresa L.. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. Fabiana Macri


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