A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
ORIGEM DA PALAVRA cultura: LATIM – colere Significava – cultivo da terra na Roma antiga. ATUALMENTE: a necessidade de compreender as diferenças dos comportamento de grupos deu sentido a essa palavra.

2 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL
Crenças, valores, ideologias, hábitos, costumes, rotinas, rituais, ética e comportamentos que são determinantes do grupo. Essas palavras e imagens constituem lentes, por meio das quais é atribuído significados a realidade socialmente construída.

3 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA Construção da realidade de determinado agrupamento social. Significados atribuídos pelos participantes de um grupo individualmente e assumidos pelos demais componentes. A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DA CULTURA PRESSUPÕEM QUE EXISTE UM COMPARTILHAMENTO DA REALIDADE SOCIAL DO GRUPO.

4 CULTURA ORGANIZACIONAL
PERSPECTIVA PSICOLÓGICA Para gerar ou manter a cultura depende como o grupo a transmite. A cultura influência o comportamento humano. A diversidade cultural pode coexistir dentro do mesmo grupo. Ex: Brasil – diferenças culturais existem de região para região.

5 CULTURA ORGANIZACIONAL
O conceito de CULTURA é utilizado para explicitar que diferentes grupos de pessoas têm formas distintas de aprender e dar significados e compartilhar essas aprendizagens. Para compreender o comportamento humano nas organizações, pois os valores pessoais influenciam no modo de agir e pensar nas organizações. A cultura está ligada ao processo de construção da realidade social, à necessidade de sobrevivência e ao modo como o grupo define o próprio estilo de adaptação a seu ambiente.

6 FUNDADORES E COLABORADORES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMO EMERGE A CULTURA FUNDADORES E COLABORADORES OS PIONEIROS TENTAM IMPLANTAR VISÃO COMPARTILHADA E UMA ESTRATÉGIA PARA A ORGANIZAÇÃO. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A IMPLEMENTAÇÃO É BEM SUCEDIDA. OS FUNCIONÁRIOS SE COMPORTAM DE ACORDO COM OS VALORES COMPARTILHADOS E A ESTRATÉGIA DO EMPREENDIMENTO

7 RESULTADOS A ORGANIZAÇÃO BASEIA SEU SUCESSO NOS RESULTADOS FINANCEIROS E NOS INDICADORES DE DESEMPENHO CULTURA A CULTURA EMERGE E REFELTE A VISÃO, ESTRATÉGIA E AS EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. ESSA CULTURA DESCREVE OS COMPORTAMENTOS QUE SÃO ACEITÁVEIS E INACEITÁVEIS E AS TRADIÇÕES QUE SERÃO MANTIDAS.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL
Algumas teorias consideram a cultura como sistema adaptativo, em que as culturas se constituem a partir de padrões comportamentais socialmente estabelecidos e transmitidos para adaptação do grupo. SISTEMA COGNITIVO: cultura é sistema de conhecimento, tudo que é necessário para alguém conhecer ou se comportar de maneira adequada ou aceitável.

9 A CULTURA COMO SISTEMA SIMBÓLICO
Pode ser marcado também por aquilo que o grupo atribui de simbólico nas relações pessoais. Ex: chefe ou líder Fonte de expressão do inconsciente humano; valores básicos profundamente arraigados que influenciam e explicam os comportamentos e as formas de agir dos indivíduos e dos grupos.

10 PROCESSOS INCONSCIENTES
Nessa concepção a cultura é conceituada como uma projeção ou expressão da infra-estrutura universal e inconsciente da mente humana. Exemplo: PROJEÇÕES FAMILIARES O que se espera das relações como: PAI, MÃE, IRMÃO, CONCEITO DE AMIGO...

11 PAPEL DA CULTURA NA ORGANIZAÇÕES
Promover a adaptação da organização no ambiente tanto interno (aspectos socioemocionais dos membros do grupo) quanto externo (relação da organização com o ambiente externo). Transformar a organização em estrutura saudável, propícia a boas relações entre os líderes a colaboradores.

12 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
SUBCULTURAS Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados. As organizações são vistas como um todo em processo de transformação e assimilação.  As pessoas criam diferentes vínculos e as mudanças acontecem também nas relações entre o coletivo e o individual. Portanto a cultura organizacional se constitui a partir uma rede de concepções e valores considerados inquestionáveis (numa delimitação temporal e espacial). Sem mudanças, a organização não muda, e possivelmente, não cresce.

13 CULTURA Modo típico de pensar, sentir e agir.
É possível a mudança na cultura de uma empresa? História? Ou relações?

14 QUE ASPECTOS DA CULTURA VEMOS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS?
PARA REFLETIR EM GRUPO


Carregar ppt "CULTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google