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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA e PODER NAS ORGANIZAÇÕES

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Habilidade de inspirar confiança e apoio entre pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho; Capacidade de exercer influência sobre.

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA e PODER NAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA e PODER NAS ORGANIZAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA e PODER NAS ORGANIZAÇÕES Prof.a M.Sc. Mônica Cristina Rovaris Machado material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

2 LIDERANÇA Habilidade de inspirar confiança e apoio entre pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho; Capacidade de exercer influência sobre pessoas; Capacidade das pessoas de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

3 Diferença entre o líder e o gerente
Visionário Passional Criativo Flexível Inspirador Inovador Corajoso Imaginário Experimental independente Gerente Racional Consultivo Persistente Solucionador de problemas Firme em seus pensamentos Analítico Estruturado Autoritário Sólido material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

4 Atributos pessoais X Resultados
Liderança eficaz Atributos pessoais X Resultados material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

5 Traços e características da liderança
Habilidades cognitivas: mental e do conhecimento. Mental: imaginação, criatividade, iniciativa, etc. Conhecimento: competência técnica e profissional. Traços: entusiasmo, confiabilidade, inteligência emocional, senso de humor. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

6 Autocrático Democrático Laisse-faire. Estilos de liderança
Qual o melhor estilo de liderança? material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

7 Estilo de liderança - grid
alto PATER-NALISTA GERÊNCIA DE EQUIPE Preocupação com pes- soas GERENCIA EMPOBRECIDA AUTORIDADE OBEDIÊNCIA baixo alto Preocupação com os serviços

8 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
PATERNALISTA: A ATENÇÃO CUIDADOSA ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS VISANDO A UM RELACIONAMENTO SATISFATÓRIO CONDUZ A UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A UM RÍTMO DE TRABALHO CORDIAIS E DESCONTRAÍDOS. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

9 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
GERÊNCIA EMPOBRECIDA: O USO DE MENOR ESFORÇO POSSÍVEL NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO É O BASTANTE PARA MANTER A PARTICIPAÇÃO ORGANIZACIONAL material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

10 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
AUTORIDADE/OBEDIÊNCIA: A EFICIÊNCIA DAS ATIVIDADES RESULTA DE MEDIDAS RELACIONADAS COM AS CONSIÇÕES DE TRABALHO NO SENTIDO DE QUE OS ELEMENTOS HUMANOS INTERFIRAM O MENOS POSSÍVEL. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

11 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
GERÊNCIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL: O DESEMPENHO ADEQUADO DA ORGANIZAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL PELO EQUILÍBRIO ENTRE AS NECESSIDADES DE REALIZAR O TRABALHO E A MANUTENÇÃO EM NÍVEL SATISFATÓRIO DA DISPOSIÇÃO DE ÂNIMO DS PESSOAS. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

12 COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA
GERÊNCIA DE EQUIPE: A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DEPENDE DE PESSOAS NELE EMPENHADAS, A INTERDEPENDÊNCIA POR MEIO DE UM INTERESSE COMUM NA FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO CONDUZ A UM RELACIONAMENTO CONFIANTE E RESPEITOSO. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

13 Não confundir liderança com ...
Chefia Poder material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

14 Atributos do líder Ele sempre se lembra dos nomes das pessoas.
Quando alguém faz um serviço bem feito, ele acha tempo para mandar um bilhete de congratulações. Estava sempre sorrindo e isto animava todos Ele nos deixa falar. Tinha muita paciência e tolerância. Ele respeita as nossas diferenças. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

15 Atributos do líder Quando a gente erra, ele sempre dá uma nova oportunidade. É um sujeito em que se pode confiar. Demonstra humildade, apesar de ter um cargo maior. Ele chega cedo e cumprimenta a todos. É acima de tudo muito humano. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

16 Liderança instala-se pela emoção
Existe forte componente emocional no exercício da liderança. Líderes são pessoas significativas para os liderados. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

17 Características cognitivo comportamentais
Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança Quebra de paradigmas Visão holística material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

18 Comportamentos de líder
Expansividade Inteligência Estabilidade Emocional Entusiasmo Ousadia Saber ouvir e falar Assertividade Sensibilidade Confiança Imaginação Espírito Crítico Senso de justiça Disciplina Dar e receber “feed back” material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

19 Resumindo Não esquecer jamais que você é um ser humano.
E fundamentalmente lembrar que os outros, sejam ele, superiores, pares, conhecidos, amigos, parentes, ou subordinados... também são. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

20 Alerta “Se o líder não deseja investir tempo e energia para ajudar o grupo a desenvolver-se, não é o caso, então, de se fazer uso do grupo”. (Schein) material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

21 As Cinco Dimensões do Líder
Líder Maestro (Lidera Pessoas) Líder Cidadão Líder Estratégico “Porque eu sou do tamanho que vejo e não do tamanho de minha altura”Alberto Caeiro / Fernando Pessoa (Lidera na Direção Certa) (Lidera na Direção do Bem) Líder Pleno Líder Executivo Líder Empreendedor (Lidera nas Organizações) (Lidera Novos Empreendimentos) Um Ser Humano Integral

22 Tendência na “Gestão de Pessoas”
Indivíduo Grupo Equipe material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

23 PODER, POLÍTICA E INFLUÊNCIA
O SIGNIFICADO DO PODER: O poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando resistem. FONTES DE PODER: cargo, amizade, parentesco, conhecimento, outros... CONSIDERAÇÕES ÉTICAS material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 5ª aula

24 CULTURA ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA COMUNICAÇÃO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL Prof.a M.Sc. Mônica Cristina Rovaris Machado material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

25 TEMAS CULTURA ORGANIZACIONAL MUDANÇAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
DIVERSIDADE CULTURAL, IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE PESSOAS DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO DE GRUPOS: objetivos, formação, conflitos, estrutura e dinâmicas motivacionais. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

26 CULTURA ORGANIZACIONAL
material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

27 CULTURA ORGANIZACIONAL
ORIGEM DA PALAVRA cultura: LATIM – colere Significava – cultiva da terra na Roma antiga. ATUALMENTE: necessidade de compreender as diferenças dos comportamento de grupos deu sentido a essa palavra. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

28 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL
Crenças, valores, ideologias, hábitos, costumes, rotinas, rituais, ética e comportamentos que são determinantes do grupo. Essas palavras e imagens constituem lentes, por meio das quais é atribuído significados a realidade socialmente construída. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

29 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA - Construção da realidade de determinado agrupamento social. Significados atribuídos pelos participantes de um grupo individualmente e assumidos pelos demais componentes. A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DA CULTURA PRESSUPÕEM QUE EXISTE UM COMPARTILHAMENTO DA REALIDADE SOCIAL DO GRUPO. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

30 CULTURA ORGANIZACIONAL
PERSPECTIVA PSICOLÓGICA – Para gerar ou manter a cultura depende como o grupo transmite. A cultura influência o comportamento humano. A diversidade cultural pode coexistir dentro do mesmo grupo. Ex: Brasil – diferenças culturais existem de região para região. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

31 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEITO: O conceito de CULTURA é utilizado para explicitar que diferentes grupos de pessoas tem formas distintas de aprender e dar significados e compartilhar essas aprendizagens. Para compreender o comportamento humano nas organizações, pois os valores pessoais influenciam no modo de agir e pensar nas organizações. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

32 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura está ligada ao processo de construção da realidade social. Necessidade de sobrevivência e ao modo como o grupo define o próprio estilo de adaptação e seu ambiente. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

33 CULTURA ORGANIZACIONAL
KREBER – 1949 A cultura sobrepõe a herança genética na determinação do comportamento humano? O processo inevitável de aquisição da cultura colocou o homem na condição de ser que aprende, ao contrário de se mover a partir de padrões geneticamente modificados? material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

34 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade da experiência histórica das gerações antecedentes. As peculiaridades desse processo podem restringir ou facilitar os comportamentos criativos e inovadores das pessoas? material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

35 FUNDADORES E COLABORADORES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMO EMERGE A CULTURA FUNDADORES E COLABORADORES OS PIONEIROS TENTAM IMPLANTAR VISÃO COMPRATILHADA E UMA ESTRATÉGIA PARA A ORGANIZAÇÃO. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A IMPLEMENTAÇÃO É BEM SUCEDIDA. OS FUNCIONÁRIOS SE COMPORTAM DE ACORDO COM OS VALORES COMPARTILHADOS E ESTRATEGIA DO EMPREENDIMENTO material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

36 RESULTADOS A ORGANIZAÇÃO SE BASEIA O SEU SUCESSO NOS RESULTADOS FINANCEIROS E NOS INDICADORES DE DESEMPENHO CULTURA A CULTURA EMERGE E REFELTE A VISÃO, ESTRATÉGIA E AS EXPERIENCIAS DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. ESSA CULTURA DESCREVE OS COMPORTAMENTOS QUE SÃO ACEITÁVEIS E INACEITÁVEIS E AS TRADIÇÕES QUE SERÃO MANTIDAS. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

37 CULTURA ORGANIZACIONAL
KEESING – TEORIAS TEORIAS QUE CONSIDERAM cultura como sistema adaptativo: As culturas se constituem a partir de padrões comportamentais socialmente estabelecidos e transmitidos para adaptação do grupo. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

38 TEORIAS IDEALISTAS DA CULTURA
SISTEMA COGNITIVO: cultura é sistema de conhecimento, tudo que é necessário alguém conhecer ou se comportar de maneira adequada ou aceitável. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

39 A CULTURA COMO SISTEMA SIMBÓLICO
O que o grupo atribui de simbólico nas relações pessoais. Ex: chefe ou líder material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

40 CULTURA RGANIZACIONAL
Fonte de expressão do inconsciente humano, valores básicos profundamente arraigados que influenciam e explicam os comportamentos e as formas de agir dos indivíduos e dos grupos. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

41 Profa. Maria Teresa Gomes Lins Slides 6ª Aula

42 Profa. Maria Teresa Gomes Lins Slides 6ª Aula

43 PROCESSOS INCONSCIENTES
Nessa concepção a cultura é conceituada como uma projeção ou expressão da infra-estrutura universal e inconsciente da mente humana. O que é projeção? As ações são compreendidas como projeções de processos inconscientes. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

44 PROJEÇÕES FAMILIARES PAI MÃE IRMÃO CONCEITO DE AMIGO
material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

45 PAPEL DA CULTURA NA ORGANIZAÇÕES
Promover a adaptação da organização no ambiente tanto no ambiente interno (aspectos socioemocionais dos membros do grupo) quanto externo (relação da organização com o ambiente externo). Transformar a organização em estrutura saudáveis, lideres x pessoas. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

46 CULTURA Modo típico de pensar, sentir e agir.
É possível a mudança na cultura de uma empresa? História? Ou relações? material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

47 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
SUBCULTURAS Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados. As organizações são vistas como um todo em processo de transformação e assimilação.  As pessoas criam diferentes vínculos e as mudanças acontecem também nas relações entre o coletivo e o individual. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

48 CASES ANALISAR – estilo de cultura
Flexível, autoritário, burocrático, resistente entre outros. QUE MITOS CONSERVAVAM? VALORES SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS PARA O A SOBREVIVENCIA DA ORGANIZAÇÃO. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

49 CASES CASO SEMCO O papel do empreendedor
É considerado essencial o papel exercido pelos fundadores ou pioneiros na edificação e consolidação da visão de mundo de sua organização. Ricardo Semler, teve que entender a cultura dessa organização isso significa poder decifrar o que esse empreendedor pensava, sentia e como agia ao assumir o empreendimento no final da década de 70. É preciso compreender a sua visão de mundo influência da mesma na organização. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

50 QUE ASPECTOS DA CULTURA VEMOS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS?
ATIVIDADE PARA REFLETIR EM GRUPO material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

51 Portanto a cultura organizacional se constitui a partir uma rede de concepções e valores considerados inquestionáveis, por a organização não muda e não cresce. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

52 CASES EMPRESA ELIANE A festa do trabalhador se constitui em um rito que ocorre anualmente há 4 décadas, desde sua fundação pelo empreendedor. Os mitos são história que possuem consistência com os valores fundamentais da organização, porém sem qualquer comprovação de que tenha acontecido. Por ex: estória contada em uma organização que o funcionário da segurança não deixou entrar o diretor presidente nas dependência da empresa, pois estavam em um procedimento de segurança – regras. material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

53 Exercício Liderando sem lideres material gentilmente cedido pela
Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

54 Encerramento Avaliação do Curso
material gentilmente cedido pela Profa MSc Maria Teresa Gomes Lins 6ª Aula

55 SUCESSO PARA TODOS Mônica Cristina Rovaris Machado
Telefones / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO . Profa. Msc. Maria Teresa Gomes Lins Slides 4ª aula


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