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L IDERANÇA E COACHING Daciane de Oliveira Silva. Liderança Qual o significado de liderança no trabalho? Uma forma de direção baseada no prestígio pessoal.

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1 L IDERANÇA E COACHING Daciane de Oliveira Silva

2 Liderança Qual o significado de liderança no trabalho? Uma forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados (GIL, 2006). Processo de influenciar outras pessoas para atingirem um conjunto de objetivos organizacionais (WILLIANS,2010).

3 Abordagens acerca da liderança Abordagem dos traços Abordagem do comportamento Abordagem situacional Qual delas é a mais indicada?

4 Abordagem dos traços Vinculada a disposições inatas; Ligada aos traços: intelectuais, sociais e ligados à tarefa. Intelectuais: adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança e elevado QI. Sociais: cooperação, habilidades interpessoais e administrativas. Ligados à tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. Essa teoria não se sustentou por muito tempo.

5 Abordagem do comportamento Ênfase ligada a treinamento; Reconheceu-se dois tipos de liderança : orientado para a tarefa(líder autocrático) e outro para relações humanas (líder democrático); Conclui-se que os gerentes mais bem sucedidos são aqueles que combinam de forma relativamente alta ambas as dimensões, embora conferindo maior ênfase à consideração pelas pessoas.

6 Abordagem situacional ou contingencial Existem outros fatores além da personalidade do líder que devem ser considerados: A- As expectativas e o comportamento dos superiores; B- As características, as expectativas e as experiências dos subordinados; C- As exigências do trabalho; D- O clima e as políticas da organização.

7 Teoria situacional de liderança A mais conhecida foi desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard (1986). Esses autores sustentam que a liderança depende da maturidade dos funcionários- capacidade e a experiência relacionada com o trabalho e a disposição para aceitar responsabilidade. São 4 fases: 1ª fase: a orientação do líder se volta para o trabalho 2ª fase: quando os subordinados já estão inteirados de seu trabalho, o líder começa a manifestar um comportamento voltado para o relacionamento.

8 Teoria situacional de liderança 3ª fase: quando a capacidade para o trabalho aumenta, assim como o desejo de assumir responsabilidades, o líder já não precisa dar muitas ordens. 4ª fase: quando os subordinados estão mais confiantes, capazes de se dirigirem sozinhos, o líder pode diminuir tanto a ênfase no trabalho quanto no relacionamento.

9 Teoria dos estilos de liderança Autocrático Democrático Laissez-faire

10 T EORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO: é aquele que ilustra o célebre ditado: manda quem pode, obedece quem te juízo. DEMOCRÁTICO: é aquele que busca a participação. Às vezes, até nos faz crer que só temos direitos(onde Estão os deveres?) LAISSEZ-FAIRE: é aquele conhecido na intimidade por Deixar rolar.

11 Líder: Capacidades requeridas -Compartilhar missão, visão, valores, objetivos, tecnologias e estratégias; -Ter habilidade na busca de clarificação de problemas; -Ser criativo; -Ouvir e ser ouvido; -Conhecer seus pontos fortes e fracos; -Fazer da informação sua ferramenta de trabalho.

12 REFERÊNCIAS GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: um enfoque nos papeis organizacionais. São Paulo: Atlas, VERGARA, Sylvia Constant. Administração de pessoal. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

13 APÊNDICE


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