A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 2 M OTIVAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO Pós-Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 2 M OTIVAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO Pós-Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2 M OTIVAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO Pós-Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias 1

2 Competência, potencialidade, interesses, motivações e características pessoais da equipe.

3 Conceitos: De acordo com o dicionário competência é a faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto. É o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização, geram valor distintivo percebido pelos clientes, e são difíceis de serem imitadas. (Prahalad&Hamel). É um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, equipes ou organizações dominam melhor do que outras. O que faz se destacar em determinados contextos. (Laude Levy- Leboyer)

4 As Competências são divididas em: Competências Técnicas: conhecimentos técnicos elementares, conhecimentos técnicos básicos, conhecimentos técnicos fundamentais, onhecimentos técnicos sólidos e conhecimentos técnicos profundos.

5 Competências Comportamentais: Intelectuais: São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos. De Comunicação: São as competências utilizadas na forma de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, clientes internos e externos, de cooperação de trabalho em equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de comunicação. Sociais: São as competências necessárias para atitudes e comportamentos necessários para transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.

6 Competências Organizacionais São as competências necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos, relações com o mercado, ambiente sócio político (conhecimento em negócio, planejamento, orientação para o cliente): Compromisso de resultados; Gerenciar tempo; Gerenciar Recursos; Planejamento e Organização; Liderar; Atuar estratégicamente.

7 Potencialidade Desenvolvimento de pessoas e o trabalho em equipe sustentam o alcance de resultados positivos. A área de Gestão de Pessoas trabalha em busca por potencializar os profissionais de uma equipe por meio de ações que contribuam este progresso. Uma equipe com potencial é aquela que explora habilidades e competências dos membros da equipe. O potencial pode ser desenvolvido a partir de ações como: treinamentos, coaching, cursos específicos, entre outros.

8 Interesses e Motivações O que move você atingir suas metas? Motivação é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Cabe a cada indivíduo responsabilizar-se por sua motivação, mas cabe ao Líder da equipe não desmotivar. É imprescindível criar e manter um ambiente propício para a motivação da equipe.

9 Líder alimenta a Equipe

10 Entre as causas mais comuns de falta de motivação estão, sem dúvida, as condições salariais e as expectativas reais de ascensão profissional. Contudo, há outro fator que, em geral, tais instrumentos identificam como essencial: o estilo da direção. Muitos estudos de grande prestígio mostraram à saciedade a relação direta entre o estilo da direção, o clima no ambiente de trabalho, motivação, rendimento e resultados. Em outras palavras, a boa interação entre o chefe e seu pessoal faz com que os funcionários se sintam mais motivados, que riam mais e que, por fim, contribuam mais para os bons resultados do negócio. Quando se trata de equipe, deve-se investigar a causa da desmotivação.

11 Desejos, Necessidades e Vontades

12 Os Interesses de uma equipe devem ter coerência entre missão, valores, visão da empresa, metas e a ponte de realizações. Os integrantes da equipe devem compreender que a motivação do grupo em alcançar as metas é a parceria ideal para a realização de metas pessoais.

13 Definição de Membros de uma Equipe É um Universo a ser trabalhado!

14 É um diamante a ser lapidado!

15 É a peça que falta!

16 Equipes Dão Certo!


Carregar ppt "AULA 2 M OTIVAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO Pós-Graduação Gestão de Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google