A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delegação, centralização e descentralização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delegação, centralização e descentralização"— Transcrição da apresentação:

1 Delegação, centralização e descentralização
Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira

2 DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida como a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada. Elementos básicos da delegação: 1. A tarefa que foi transferida do superior para o subordinado. 2. A obrigação ( responsabilidade ) que o subordinado tem para com o superior na realização desta tarefa transferida.

3 Considerações sobre a delegação:
A autoridade deve ser delegada até o ponto e na medida necessária para a realização dos resultados esperados. 2. A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou funcionário. 3. A responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o superior nem o subordinado podem livrar-se totalmente de suas obrigações, designado outros para realizá-los. 4. A clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.

4 Permite coordenar trabalhos
complexos e de abrangência maior. Permite maior: 1. Produtividade da equipe de trabalho. 2. Motivação. 3. Desenvolvimento da equipe. 4. Interação entre as unidades organizacionais. Permite amplitude de controle mais adequada. DELEGAÇÃO Exige melhor planejamento e amaração de atividades e dá condições para isto, pois o superior que delega tem mais tempo para executar as suas tarefas prioritárias. Proporciona maior segurança para a empresa, pois quando o superior deixa a empresa, existem subordinados treinados e em condições de substituí-lo de maneira adequada.

5 EFEITOS QUE PODEM OCORRER PELA FALTA DE DELEGAÇÃO
PARA A EMPRESA: o ritmo dos negócios é aquele imposto por seu proprietário. A administração torna-se morosa e dependente. A participação dos funcionários é baixa. PARA O EMPRESÁRIO: existe sobrecarga de trabalho. Comumente sente-se só, julgando que não há equipe, pessoa em quem possa confiar. EFEITOS QUE PODEM OCORRER PELA FALTA DE DELEGAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS: baixo Desenvolvimento profissional e envolvimento com a empresa.

6 CENTRALIZAÇÃO CONCEITO: é a maior concentração do poder decisório na alta direção de uma empresa. VANTAGENS: Menor número de níveis hierárquicos. 2. Melhor possibilidade de interação no processo de planejamento controle e avaliação. 4. Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos. 5. Decisões estratégicas mais rápidas. 6. Maior segurança nas informações.

7 DESCENTRALIZAÇÃO CONCEITO: é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído pelos seus diversos níveis hierárquicos. O grau de confiança dos superiores sobre os subordinados. A forma de atuação das unidades organizacionais de assessoria Fatores a considerar na descentralização A capacidade do subordinado de lidar com as suas responsabilidades Nível de treinamento e preparo da supervisão

8 VANTAGENS DESVANTAGENS
DESCENTRALIZAÇÃO VANTAGENS DESVANTAGENS 1.Possibilidade de gerar maior especialização. 2.Menor exigência de tempo nas informações e decisões. 3.Maior tempo à alta adminis- tração para outras atividades. 4.Possibilidade de gerar efeito competitivo,o que pode aumen- tar a produtividade. 5.Maior facilidade de definição de objetivos e metas para as Unidades organizacionais e as pessoas. 6. Possibilidade de maior desenvolvimento das pessoas no aspecto adm. e gerencial. 1.Inabilidade de quaisquer pessoas em manter observa- ção sobre as modificações das condições locais, provocando decisões sem visão de conjunto. 2.Sistemas inadequados no sentido de compreensão de desenvolvimento dos subordinados. 3.Maior necessidade de controle e de coordenação. 4.Risco de duplicar esforços para executar atividades. 5.Maior dificuldade de normatizar e padronizar.

9 DIFERENÇA ENTRE DESCENTRALIZAÇÃO E DELEGAÇÃO
DESCENTRALIZAÇÃO DELEGAÇÃO 1. LIGADA AO CARGO. 2. GERALMENTE, ATINGE VÁRIOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS 3. CARÁTER MAIS FORMAL 4. MENOS PESSOAL 5.MAIS ESTÁVEL NO TEMPO LIGADA Á PESSOA ATINGE UM NÍVEL HIERÁRQUICO 3. CARÁTER MAIS INFORMAL 4. MAIS PESSOAL 5. MENOS ESTÁVEL NO TEMPO

10 AMPLITUDE DE CONTROLE CONCEITO: refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. FATORES INFLUENCIADORES: As habilidades pessoais do chefe em lidar com os subordinados;. O nível de capacitação dos profissional dos subordinados; O grau de delegação de autoridade existente; O nível de motivação existente; O nível de estabilidade interna da empresa;


Carregar ppt "Delegação, centralização e descentralização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google