A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada."— Transcrição da apresentação:

1 A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
* A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. A tendência nos últimos 30 anos tem sido uma maior descentralização das organizações. No entanto, esta tendência não significa que todas as organizações deveriam descentralizar todas suas decisões. Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de acordo com a necessidade da empresa.

2 Grau de centralização-descentralização Anatomia do processo decisorial
Distribuição do poder dentro da empresa A distribuição do poder dentro da empresa é concentração de autoridade na cúpula da hierarquia ou sua relativa dispersão nos demais níveis da empresa.. Anatomia do processo decisorial O processo de decisão pode ser dado pela parte mais alta da hierarquia ou disperso pela empresa. Muitas vezes, os processos decisoriais correspondem ao organograma da empresa, porém, em alguns casos as decisões podem ser delegadas aos demais níveis hierárquicos da empresa.

3 Estratégia empresarial
Formalização A formalização é a codificação das normas, regras, políticas e procedimentos da empresa. Ela reflete o grau de centralização da empresa. Quanto mais específicas e precisas são as normas, mais centralizado tende a ser a organização. . Estratégia empresarial Como a estratégia reflete o comportamento da empresa face ao seu ambiente, ela pode mudar o grau de centralização-descentralização conforme as oportunidades, ameaças, restrições, coações e contingências..

4 Tecnologia e recursos utilizados
Quanto maior a complexidade da tecnologia utilizada na empresa, maior será o grau de centralização-descentralização, uma vez que o custo da tecnologia é alto. Tecnologia simples não exige alto grau de centralização. Tamanho da empresa Quanto maior o tamanho da empresa, maior a complexidade das operações e decisões. Desta forma, há uma tendência para a descentralização. Empresas menores podem ter autoridade mais centralizada pela sua menor complexidade.

5 Vantagens e desvantagens de uma estrutura centralizada:
Procedimentos homogêneos Facilidade de controle Eficiência na comunicação vertical * Desvantagens *Alta dependência da cúpula *Menor competição entre unidades *Maior dificuldade em avaliar gerentes

6 * Vantagens Maior autonomia para os gerentes
Vantagens e desvantagens de uma estrutura descentralizada: * Vantagens Maior autonomia para os gerentes Facilidade de avaliar os gerentes Competição positiva entre unidades Criatividade na busca de soluções Agilidade na tomada de decisões * Desvantagens * Maior heterogeneidade das operações * Tendência ao desperdício e duplicação * Comunicação menos eficiente * Dificuldade de localizar responsáveis * Dificuldade de controle e avaliação

7 * Vantagens Maior autonomia para os gerentes
Vantagens e desvantagens de uma estrutura descentralizada: * Vantagens Maior autonomia para os gerentes Facilidade de avaliar os gerentes Competição positiva entre unidades Criatividade na busca de soluções Agilidade na tomada de decisões * Desvantagens * Maior heterogeneidade das operações * Tendência ao desperdício e duplicação * Comunicação menos eficiente * Dificuldade de localizar responsáveis * Dificuldade de controle e avaliação

8 Conceito de Cultura Organizacional
Segundo L. Smircich a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimento) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.

9 A importância da Cultura Organizacional deve-se ao fato de constituir uma forte determinante da motivação na organização, fato que se deve às funções que desempenha, nomeadamente: - Dar um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros da organização; - Incentivar o empenhamento das pessoas; - Guiar e modelar o comportamento das pessoas.

10 DEPARTAMENTALIZAÇÃO: É O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

11 Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas. Outro fator a considerar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portando é importante à contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. Sempre falo nesse fator humano ele é importante em quase todos os aspectos que constituem a organização. Segundo Fayol, “as estruturas organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem”

12 Modelos de Estrutura Organizacional
1 - Estrutura Funcional A lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional como marketing, finanças, produção, etc. Modelos de Estrutura Organizacional *Clique nas imagens para uma melhor visualização 1 - Estrutura Funcional A lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional como marketing, finanças, produção, etc.

13 2 – Divisional Proporciona maior velocidade de resposta, a lógica de agrupamento de recursos é baseada na divisão por unidades de negócio. Proporciona maior autonomia para cada unidade permitindo assim maior agilidade e menos burocracia.

14 3 – Matricial É uma alternativa híbrida que envolve estruturação funcional pura e a estruturação divisional. Cada agrupamento de recursos tem duas linhas de subordinação: Uma com o superior funcional (staff corporativo); E outra com o superior divisional que gerencia a unidade de negócios.

15 4 - Organização por projetos

16 Caráter temporário. Quanto maior o número de projetos maior será o tamanho da organização.
Sua departamentalização interna é funcional. Objetivos e prazos bem definidos. Aplicável a construtoras, empresas de consultoria, empresas que atuam por projetos.

17 5 - Estrutura Celular Todos estão no mesmo nível hierárquico, aliás hierarquia neste modelo não é uma palavra muito utilizada. Utilizada em equipes de alta performance e alto valor agregado, onde torna-se desnecessário possuir uma supervisão rígida sobre cada funcionário.


Carregar ppt "A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google