A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Definição É o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTALIZAÇÃO Definição É o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades."— Transcrição da apresentação:

1

2 DEPARTAMENTALIZAÇÃO

3 Definição É o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

4 ESPECIALIZAÇÃO verticalhorizontal A ESPECIALIZAÇÃO pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. Ambas se completam e dificilmente andam separadas. A especialização vertical é uma divisão do trabalho em turmas de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.

5 Vertical Faz-se à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade, caracterizando-se pelo crescimento vertical do organograma, ou seja, pelo aumento do número de níveis hierárquicos.Horizontal Caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma e pela sua tendência incrível de criar departamentos, é mais conhecida pelo nome de departamentalização.

6 Apresentação A estrutura organizacional é representada graficamente no organograma, estabelece a divisão formal de empresa (áreas) num determinado momento, e é estática.

7 Objetivos 1. estabelecer a divisão do trabalho; 2.estabelecer relações superior x subordinado.

8 Tipos de Departamentalização 1. por funções; 2. por localização geográfica; 3. por clientes; 4. por fase do processo (ou processamento); 5. por projetos.

9 1. Departamentalização Funcional É o critério mais usado. As atividades são agrupadas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa, isto é, as fundamentais: produção, venda e finanças. Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. Esse tipo de departamentalização é o mais indicado para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.

10 2. Departamentalização Territorial- Geográfica Geralmente utilizada em empresas territorialmente dispersas. É a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

11 Finalidade: obter as vantagens econômicas de determinadas regiões; possibilidades de uma ação mais imediata na localidade; maior facilidade em conhecer as oportunidades e problemas locais.

12 Algumas Desvantagens: duplicação de instalações e de pessoal; pode deixar em segundo plano o planejamento e o controle, em face do grau de liberdade e autonomia concedido às regiões ou filiais;

13 3. Departamentalização por Cliente Tem como base o cliente - suas atividades são voltadas para cada tipo de pessoa, para quem o trabalho é realizado. Suas características, tais como idade, sexo, nível sócio-econômico, tipo de consumidor, etc. Há tipos diferentes de necessidades, métodos, características de venda e de produtos e, às vezes, diferentes serviços organizacionais. Lembre, o cliente como centro da estrutura é o mais indicado!

14 4. Departamentalização por Processo Departamentalização por fases do processo, por processamento ou ainda por equipamento, é muito utilizada nas indústrias nos níveis mais baixos da estrutura organizacional - áreas produtivas ou de operações. É por meio de seqüência do processo produtivo ou operacional que se faz o agrupamento.

15 5. Departamentalização por Projetos Projeto é um trabalho com datas de início e término, com produto final previamente estabelecido em que são alocados e administrados os recursos; tudo isto sob a responsabilidade de um coordenador. Nesta, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias; terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado para outros departamentos ou outros projetos. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se rapidamente às necessidades de cada projeto.

16 Vantagens: alto grau de responsabilidade do grupo de execução do projeto; os funcionários envolvidos terão maior conhecimento de todos os trabalhos inerentes ao projeto; grande versatilidade, aceitando novas idéias e técnicas durante o desenvolvimento dos trabalhos; melhor atendimento ao cliente do projeto; melhor cumprimento dos prazos e orçamentos.

17 Desvantagens: geralmente não apresenta um sistema adequado de comunicação e de tomada de decisão, principalmente porque cada grupo procura dedicar-se ao seu próprio projeto; a eficiência e eficácia de um grupo estão diretamente relacionadas com o tamanho do grupo - quanto maior o grupo, menor a probabilidade de seu sucesso.

18 Para a contabilidade, a departamentalização é considerada como a forma mais eficaz para uma racional distribuição dos custos indiretos em uma organização; os departamentos são classificados como produção ou serviços – cada um deles é dividido em um ou mais centro de custos; Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos, é necessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção e que todos os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de tal forma que recaiam sobre os de produção.

19 Centro de Custo É a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é feita a acumulação de custos; Centros de custos podem coincidir com departamentos, mas em alguns casos um departamento pode conter vários centros de custo.

20 Objetivo do Centro de Custo Propiciar maior controle sob os custos; Consciência de toda a organização sobre os custos globais e individuais; Evitar a super-avaliação ou sub-avaliação dos produtos; Evitar distorções na apuração dos custos; Evitar possíveis problemas relacionados à competitividade de seus produtos no mercado.


Carregar ppt "DEPARTAMENTALIZAÇÃO Definição É o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google