A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade União de Goyazes ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACADEMICAS: IRIS ALVES JOSEANE FERNANDA JOSEANE FERNANDA LETICIA ALBUQUERQUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade União de Goyazes ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACADEMICAS: IRIS ALVES JOSEANE FERNANDA JOSEANE FERNANDA LETICIA ALBUQUERQUE."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade União de Goyazes ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACADEMICAS: IRIS ALVES JOSEANE FERNANDA JOSEANE FERNANDA LETICIA ALBUQUERQUE LETICIA ALBUQUERQUE MARISTELA SILVA MARISTELA SILVA PROF°:BÁRBARA SOUZA ROCHA.

2 Faculdade União de Goyazes Estrutura Organizacional

3 Estrutura Organizacional Introdução Estrutura Organizacional Introdução

4 O processo de organização consiste, em dividir tarefas entre blocos de trabalho: os departamentos. O processo de organização consiste, em dividir tarefas entre blocos de trabalho: os departamentos. A escolha das tarefas baseia-se nos critérios de departamentalização que a forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho e organização. A escolha das tarefas baseia-se nos critérios de departamentalização que a forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho e organização.

5 Critérios de departamentalização Funcional; Funcional; Territorial ou geográfico; Territorial ou geográfico; Produto; Produto; Cliente; Cliente; Áreas do conhecimento; Áreas do conhecimento; Projetos – funcional / autônomo e estrutura matricial; Projetos – funcional / autônomo e estrutura matricial; Processos; Processos; Unidade de negócios; Unidade de negócios;

6 Organização Funcional:

7 E o modo mais simples de departamentização, pode ser usado pelas organizações de grande ou pequeno porte. E o modo mais simples de departamentização, pode ser usado pelas organizações de grande ou pequeno porte. Apartir dessa estrutura pode evoluir para outras formas de organização. Apartir dessa estrutura pode evoluir para outras formas de organização. A responsabilidade da função organizacional é: operações/ marketing/finanças/ recursos humanos e etc. A responsabilidade da função organizacional é: operações/ marketing/finanças/ recursos humanos e etc.

8 Organização Organização Administração Fabricar Vender Pagar e Receber Distribuir Contratar Pessoas Produção Marketing Pagar e Receber Logística Recursos Humanos

9 O TRABALHO É ORGANIZADO DE ACORDO COM AS OPERAÇÕES PRINCIPAIS DOS DEPARTAMENTOS

10 Aplicação do modelo funcional O modelo funcional e apropriado para organizações que: O modelo funcional e apropriado para organizações que: Estão no começo de sua vida Estão no começo de sua vida São de pequenos portes São de pequenos portes Manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço Manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço

11 O modelo funcional também e usado por grandes empresas que apresentam as seguintes condições: Venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais. Venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais. Execução de operações em uma mesma área geográfica. Execução de operações em uma mesma área geográfica. Ambiente externo estável(consumo, fornecimento e concorrência relativamente constantes) Ambiente externo estável(consumo, fornecimento e concorrência relativamente constantes) Pequena diversificação tecnológica ou de produtos. Pequena diversificação tecnológica ou de produtos.

12 Em todos os casos, organizações simples ou complexas, a estrutura funcional irá apresentar varias características: Em todos os casos, organizações simples ou complexas, a estrutura funcional irá apresentar varias características: A pequena confusão em relação as responsabilidades.As tarefas são nitidamente distintas umas das outras e muito bem definidas A pequena confusão em relação as responsabilidades.As tarefas são nitidamente distintas umas das outras e muito bem definidas Características da organização funcional Características da organização funcional

13 Organização territorial E usado o critério geográfico de departamentalização, cada unidade de trabalho que corresponde a um território. E usado o critério geográfico de departamentalização, cada unidade de trabalho que corresponde a um território. Pode ser utilizado quando a Pode ser utilizado quando a organização opera numa área organização opera numa área grande, ou em locais diferentes. grande, ou em locais diferentes.

14 Aplicações do modelo territorial Cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta(ou unidade territorial de negócios.) Cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta(ou unidade territorial de negócios.) Ex:As grandes corporações multinacionais, para as quais cada pais é, normalmente, uma divisão. Ex:As grandes corporações multinacionais, para as quais cada pais é, normalmente, uma divisão.

15 Características do modelo territorial Muitas características do modelo funcional repetem-se no modelo territorial. Muitas características do modelo funcional repetem-se no modelo territorial.

16 Organização por produto Cada unidade de trabalho, conseqüentemente, responsabilidade e autoridade sobre um grupo de operações ou sobre a totalidade das operações relativas a um produto ou serviço. Cada unidade de trabalho, conseqüentemente, responsabilidade e autoridade sobre um grupo de operações ou sobre a totalidade das operações relativas a um produto ou serviço.

17 Características da organização por produto A organização por produto e capaz de atender as necessidades especificas de planejamento, fabricação e distribuição dos diferentes produtos e serviços. A organização por produto e capaz de atender as necessidades especificas de planejamento, fabricação e distribuição dos diferentes produtos e serviços. A preocupação com o produto e necessidades de planejamento pode estimular o aprimoramento continuo e a inovação. A preocupação com o produto e necessidades de planejamento pode estimular o aprimoramento continuo e a inovação.

18 Organização por cliente Os usuários tradicionais do critério da departamentalização por clientes: Os usuários tradicionais do critério da departamentalização por clientes: Lojas de departamentos Lojas de departamentos Agencias de propaganda Agencias de propaganda Bancos (credito industrial, credito rural, credito ao consumidor.) Bancos (credito industrial, credito rural, credito ao consumidor.)

19 Aplicação da organização por cliente É utilizada em qualquer nível e área funcional da estrutura, sempre que houver diferenças marcantes entre os clientes, que justifique algum tipo de tratamento. É utilizada em qualquer nível e área funcional da estrutura, sempre que houver diferenças marcantes entre os clientes, que justifique algum tipo de tratamento.

20 Características da organização por cliente A principal característica é o aprimoramento da competência dos funcionários na entendimento das necessidades do cliente e da forma de atende-lô. A principal característica é o aprimoramento da competência dos funcionários na entendimento das necessidades do cliente e da forma de atende-lô.

21 Organizações por áreas do conhecimento Promove a concentração de pessoas como as mesmas competências e que normalmente têm interesses similares de estudo e ensino. Promove a concentração de pessoas como as mesmas competências e que normalmente têm interesses similares de estudo e ensino. Por isso, facilita o desenvolvimento da competência técnica e a acumulação de conhecimentos. Por isso, facilita o desenvolvimento da competência técnica e a acumulação de conhecimentos.

22 Aplicações do modelo das áreas do conhecimento Escolas Escolas Hospitais Hospitais Institutos de pesquisa Institutos de pesquisa Empresas de consultoria Empresas de consultoria

23

24 Há três tipos de organizações de projetos Projetos funcionais Projetos funcionais Projetos autônomos Projetos autônomos Estruturas matriciais Estruturas matriciais

25 Projetos funcionais São aqueles realizados dentro de uma única área funcional São aqueles realizados dentro de uma única área funcional

26 Projetos autônomos É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, em regime de dedicação exclusiva, o modelo do projeto é recomendado. É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, em regime de dedicação exclusiva, o modelo do projeto é recomendado.

27 Estrutura matricial É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a outros projetos. É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a outros projetos.

28 Organização por processos

29 Consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente não com departamentos isolados um dos outros. Consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente não com departamentos isolados um dos outros.

30 Unidades de negócios

31 As unidades de negócios tornam- se necessárias quando a organização: As unidades de negócios tornam- se necessárias quando a organização: Passam a atuar em diversos territórios; Passam a atuar em diversos territórios; Atende a mercados diferentes uns dos outros, cada um dos quais necessidades muito particulares; Atende a mercados diferentes uns dos outros, cada um dos quais necessidades muito particulares; Trabalha com linhas de produtos e serviços muito diferentes umas das outras. Trabalha com linhas de produtos e serviços muito diferentes umas das outras.

32


Carregar ppt "Faculdade União de Goyazes ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACADEMICAS: IRIS ALVES JOSEANE FERNANDA JOSEANE FERNANDA LETICIA ALBUQUERQUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google