A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento. O planejamento é uma ferramenta fundamental para adequar a organização ao mundo globalizado, visando alcançar uma situação desejada de modo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento. O planejamento é uma ferramenta fundamental para adequar a organização ao mundo globalizado, visando alcançar uma situação desejada de modo."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento

2 O planejamento é uma ferramenta fundamental para adequar a organização ao mundo globalizado, visando alcançar uma situação desejada de modo mais eficiente e eficaz, com maior concentração de esforços e recursos. O planejamento corresponde ao estabelecimento do conjunto de providências a serem tomadas pelo gerente, para serem utilizadas numa situação em que o futuro tende a ser diferente do passado.

3 O planejamento pressupõe a necessidade de uma processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na organização. Toda atividade de planejamento, por sua natureza, deverá resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do seu impacto no futuro.

4 Princípios Gerais do Planejamento a) Princípio da contribuição aos objetivos: neste aspecto, o planejamento deve sempre visar os objetivos máximos da organização. No processo de planejamento deve-se hierarquizar-se os objetivos estabelecidos e procurar alcançá-los em sua totalidade. b) Princípio da precedência do planejamento: é uma função administrativa que vem antes das outras( direção, organização e controle)

5 c) Princípio da maior penetração e abrangência: o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades de uma organização. Ex: nos sistemas podem ocorrer em relação às responsabilidades estabelecidas nos níveis de autoridade, descentralização, comunicação, procedimentos, instruções e etc.

6 d) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

7 Princípios Específicos de Planejamento a) Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é o seu plano, mas o processo empregado.O papel do responsável pelo planejamento não é simplesmente elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração, o planejamento deve ser realizado pelas unidades organizacionais pertinentes ao processo.

8 b) Planejamento coordenador: todas as áreas envolvidas neste planejamento devem ser estruturadas de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou nenhum aspecto de uma organização pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.

9 c) Planejamento integrado: os vários escalões de uma organização devem ter planejamentos integrados. d) Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com tempo.

10 Partes do Planejamento a) Planejamento dos fins: determina a especificação do estado futuro desejado, ou seja, a missão, propósitos, objetivos, desafios e metas. b) Planejamento de meios: envolve a proposição de caminhos para a organização chegar ao futuro desejado. Nesse contexto, tem-se a escolha de macroestratégias, macropolíticas, estratégias funcionais, procedimentos e práticas.

11 c) Planejamento organizacional: determina os requisitos( níveis hierárquicos, critérios de departamentalização e etc) organizacionais para poder realizar os meios propostos. d) Planejamento de recurso: especifica os recursos humanos e materiais e determina a origem e a aplicação dos recursos financeiro. e) Planejamento de implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento da implantação das ações administrativas.( como será a aplicação)

12 As empresas inevitavelmente utilizam 3 tipos de planos: Curto prazo: são os que estão comprometidos com um futuro de no máximo 1 ano; Médio prazo: cobrem compromissos de 1 a 5 anos; Longo prazo:relaciona-se a qualquer período acima de 5 anos.

13 Afeta a organização como um todo, pois suas previsões de futuro são de longo prazo e a responsabilidade pela sua condução fica a cargo da alta cúpula da organização. Estabelece o rumo a ser seguido pela organização com o intuito de obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente.

14 É conduzido pelos gerentes intermediários, as previsões de futuro são de curto a médio prazo, e se relacionam com partes específicas da organização. Esse planejamento tem como preocupação principal a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados. Concentra-se na definição de ações que levam a organização a alcançar os objetivos

15 Corresponde à execução das ações estabelecidas no planejamento tático, que geralmente é de curto prazo. É a formalização das metodologias desenvolvidas e de implantação estabelecidas. Execução das ações estabelecidas no nível tático.


Carregar ppt "Planejamento. O planejamento é uma ferramenta fundamental para adequar a organização ao mundo globalizado, visando alcançar uma situação desejada de modo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google