A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APO ( Escola de Administração por Objetivos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APO ( Escola de Administração por Objetivos)"— Transcrição da apresentação:

1 APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I

2 Origens A origem da APO esta baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades – meios e passou às atividade - fim, aos resultados e objetivos alcançados.

3 APO Peter F. Drucker é considerado o seu criador ao lançar o livro Prática da administração de empresas, em 1954. A Escola de Administração por Objetivos, é considerada por muitos como a escola que fortaleceu a autoridade de cada chefe de área ou departamento.

4 O que foi a APO ? É um sistema de gerências em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para suas respectivas áreas de responsabilidades, formulam planos para atingir as metas especificadas, definem padrões para medir o desempenho e fazem o acompanhamento periódico do progresso obtido.

5 APO Os resultados são particularmente especiais na APO, e contribuem significativamente para o grande prestígio desse método. A APO investe no objetivos e metas a serem alcançados, demonstrando ser de grande valia no planejamento empresarial. Como vantagens da APO podemos citar : Controlar seu próprio desempenho Método disciplinador do crescimento da empresa Equilíbrio dos objetivos a longo e a curto prazo Aproveitamento da capacidade dos gerentes, o trabalho em equipe e a melhoria das relações entre chefe e subordinados.

6 CARACTERÍSTICAS DA APO
Os objetivos devem ser estabelecidos em conjunto entre os subordinados e seus chefes, de modo que exista um comprometimentos conjunto para que a empresa atinja o máximo de eficiência. A Apo dá grande ênfase ao controle. Para isso é necessário ter critérios quantitativos de mensuração dos resultados. Deve haver um processo de revisão regular do processo, permitindo efetuar as mudanças necessárias e adequando – o à situação desejada.

7 CARACTERÍSTICAS DA APO
Há uma necessidade de grande participação tanto do chefe como dos subordinados, existindo intensa interação chefe – subordinado. Por uma lado deve haver o envolvimento do chefe desde o estabelecimento dos objetivos, passando pelo controle, até o resultado final, por outro, a necessidade de subordinados devidamente treinados e preparados para desempenhar as funções determinadas pela APO.

8 LIMITAÇÕES DA APO A implantação da APO coloca a empresa diante de uma série de obstáculos, comuns à implantação de qualquer novo programa, como : Falta de apoio. Resistência às mudanças. Dificuldades no estabelecimento de metas e objetivos Deficiência na comunicação em sentido vertical e horizontal ( seria a primeira meta a ser alcançada).

9 A METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA APO
O processo de implatanção do sistema deve adotar os seguintes passos : Exposição do assunto e apoio da direção integral. Palestra para os gerente de divisões. Preparação das áreas, lista de objetivos. Discussão coma Diretoria sobre a situação e objetivos. A Diretoria faz um Exame da Situação. Seleção de temas por áreas. Feedback. Elaboração dos Planos Estratégicos. Elaboração dos Planos Táticos. Definição de objetivos e metas Departamentais. Fixação de metas Individuais. Acompanhamento e análise periódicas dos resultados.

10 APO Existem três fontes geradoras de objetivos a serem explorados por uma empresa: A primeira esta situada no ambiente externo, com seus recursos e oportunidades, cujas as limitações não podem ser esquecidas. Segunda fonte é a expectativa dos dirigentes, acionistas e proprietários. A terceira é a própria empresa e tudo o que ela pode vir a trabalhar em benefícios próprio. Muitos dos objetivos são temporais, e geralmente definidos pelos prazo de um ano; outros; programáveis a longo prazo.

11 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
Os Objetivos podem ser classificados em: Internos Lucratividade Crescimento Liderança Produtividade Harmonia na equipe etc.

12 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
Os Objetivos podem ser classificados em: Externos Satisfação do Cliente Prestígio na Comunidades etc.

13 Características dos Objetivos
Os objetivos devem ser claros, específicos, tangíveis e alcançáveis. Claros : Fáceis de entender. Específicos : Visar um campo determinado. Tangíveis : Demarcados e definidos. Alcançáveis : Passíveis de obter.

14 CRITÉRIOS DE ESCOLHA Sempre que houver dúvidas, devemos dar preferência a objetivos que tenham maior impacto no resultados, exijam maior esforço, dêem maior rentabilidade, empreguem somas menores, sejam mais seguros e concretamente definidos, assegurem retorno mais rápido do capital aplicado e tenham liquidez.

15 QUANDO MUDAR OS OBJETIVOS
Os objetivos mudam para atender a outras mudanças: o ambiente, dos indivíduos e até da própria organização, não se devendo insistir naqueles incompatíveis com a sua realidade.

16 A ADM POR OBJETIVOS EM AMBIENTE DIFÍCEIS
Em tempos difíceis é mais complicado administrar, mas, paradoxalmente, a empresa pode crescer e ganhar mais nesses período, desde que sejam tomadas as decisões corretas. Algumas recomendações para tempos difíceis. ( página 125).

17 Fim ! Fim !


Carregar ppt "APO ( Escola de Administração por Objetivos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google