A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

( Escola de Administração por Objetivos) APO ( Escola de Administração por Objetivos) Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "( Escola de Administração por Objetivos) APO ( Escola de Administração por Objetivos) Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I."— Transcrição da apresentação:

1 ( Escola de Administração por Objetivos) APO ( Escola de Administração por Objetivos) Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I

2 Origens A origem da APO esta baseada na mudança do enfoque administrativo. A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades – meios e passou às atividade - fim, aos resultados e objetivos alcançados.

3 APO Peter F. Drucker é considerado o seu criador ao lançar o livro Prática da administração de empresas, em A Escola de Administração por Objetivos, é considerada por muitos como a escola que fortaleceu a autoridade de cada chefe de área ou departamento.

4 O que foi a APO ? É um sistema de gerências em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para suas respectivas áreas de responsabilidades, formulam planos para atingir as metas especificadas, definem padrões para medir o desempenho e fazem o acompanhamento periódico do progresso obtido.

5 APO Os resultados são particularmente especiais na APO, e contribuem significativamente para o grande prestígio desse método. A APO investe no objetivos e metas a serem alcançados, demonstrando ser de grande valia no planejamento empresarial. Como vantagens da APO podemos citar : »Controlar seu próprio desempenho »Método disciplinador do crescimento da empresa »Equilíbrio dos objetivos a longo e a curto prazo »Aproveitamento da capacidade dos gerentes, o trabalho em equipe e a melhoria das relações entre chefe e subordinados.

6 CARACTERÍSTICAS DA APO Os objetivos devem ser estabelecidos em conjunto entre os subordinados e seus chefes, de modo que exista um comprometimentos conjunto para que a empresa atinja o máximo de eficiência. A Apo dá grande ênfase ao controle. Para isso é necessário ter critérios quantitativos de mensuração dos resultados. Deve haver um processo de revisão regular do processo, permitindo efetuar as mudanças necessárias e adequando – o à situação desejada.

7 CARACTERÍSTICAS DA APO Há uma necessidade de grande participação tanto do chefe como dos subordinados, existindo intensa interação chefe – subordinado. Por uma lado deve haver o envolvimento do chefe desde o estabelecimento dos objetivos, passando pelo controle, até o resultado final, por outro, a necessidade de subordinados devidamente treinados e preparados para desempenhar as funções determinadas pela APO.

8 LIMITAÇÕES DA APO A implantação da APO coloca a empresa diante de uma série de obstáculos, comuns à implantação de qualquer novo programa, como : Falta de apoio.Falta de apoio. Resistência às mudanças.Resistência às mudanças. Dificuldades no estabelecimento de metas e objetivosDificuldades no estabelecimento de metas e objetivos Deficiência na comunicação em sentido vertical e horizontal ( seria a primeira meta a ser alcançada).Deficiência na comunicação em sentido vertical e horizontal ( seria a primeira meta a ser alcançada).

9 A METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA APO A METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA APO O processo de implatanção do sistema deve adotar os seguintes passos : Exposição do assunto e apoio da direção integral.Exposição do assunto e apoio da direção integral. Palestra para os gerente de divisões.Palestra para os gerente de divisões. Preparação das áreas, lista de objetivos.Preparação das áreas, lista de objetivos. Discussão coma Diretoria sobre a situação e objetivos.Discussão coma Diretoria sobre a situação e objetivos. A Diretoria faz um Exame da Situação.A Diretoria faz um Exame da Situação. Seleção de temas por áreas.Seleção de temas por áreas. Feedback.Feedback. Elaboração dos Planos Estratégicos.Elaboração dos Planos Estratégicos. Elaboração dos Planos Táticos.Elaboração dos Planos Táticos. Definição de objetivos e metas Departamentais.Definição de objetivos e metas Departamentais. Fixação de metas Individuais.Fixação de metas Individuais. Acompanhamento e análise periódicas dos resultadosAcompanhamento e análise periódicas dos resultados.

10 APO Existem três fontes geradoras de objetivos a serem explorados por uma empresa: A primeira esta situada no ambiente externo, com seus recursos e oportunidades, cujas as limitações não podem ser esquecidas. Segunda fonte é a expectativa dos dirigentes, acionistas e proprietários. A terceira é a própria empresa e tudo o que ela pode vir a trabalhar em benefícios próprio. »Muitos dos objetivos são temporais, e geralmente definidos pelos prazo de um ano; outros; programáveis a longo prazo.

11 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Os Objetivos podem ser classificados em: InternosInternos »Lucratividade »Crescimento »Liderança »Produtividade »Harmonia na equipe etc.

12 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Os Objetivos podem ser classificados em: ExternosExternos »Satisfação do Cliente »Prestígio na Comunidades etc.

13 Características dos Objetivos Os objetivos devem ser claros, específicos, tangíveis e alcançáveis. Claros : Fáceis de entender.Claros : Fáceis de entender. Específicos : Visar um campo determinado.Específicos : Visar um campo determinado. Tangíveis : Demarcados e definidos.Tangíveis : Demarcados e definidos. Alcançáveis : Passíveis de obter.Alcançáveis : Passíveis de obter.

14 CRITÉRIOS DE ESCOLHA Sempre que houver dúvidas, devemos dar preferência a objetivos que tenham maior impacto no resultados, exijam maior esforço, dêem maior rentabilidade, empreguem somas menores, sejam mais seguros e concretamente definidos, assegurem retorno mais rápido do capital aplicado e tenham liquidez.

15 QUANDO MUDAR OS OBJETIVOS Os objetivos mudam para atender a outras mudanças: o ambiente, dos indivíduos e até da própria organização, não se devendo insistir naqueles incompatíveis com a sua realidade.

16 A ADM POR OBJETIVOS EM AMBIENTE DIFÍCEIS A ADM POR OBJETIVOS EM AMBIENTE DIFÍCEIS Em tempos difíceis é mais complicado administrar, mas, paradoxalmente, a empresa pode crescer e ganhar mais nesses período, desde que sejam tomadas as decisões corretas. Algumas recomendações para tempos difíceis. ( página 125).

17 Fim !


Carregar ppt "( Escola de Administração por Objetivos) APO ( Escola de Administração por Objetivos) Prof Elcio Henrique dos Santos – TAO I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google