A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL Adm. Davson Mansur Irff Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL Adm. Davson Mansur Irff Silva"— Transcrição da apresentação:

1 OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL Adm. Davson Mansur Irff Silva

2 Administração Objetivos Resultados esperados do sistema Recursos Pessoas Informação e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Resultados Planejamento Organização Execução e direção Controle

3 Nas organizações, as pessoas utilizaram de recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. A D M I N I S T R A Ç Ã O

4 Maslow Hierarquia das Necessidades Básica Segurança Associação Ego Status Auto Realização

5 Maslow Hierarquia das Necessidades

6 O homem procura dar o máximo de sua capacidade a organização, esperando como recompensa o reconhecimento das pessoas da organização.

7 Paradigma Definição “ São modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com diferentes situações.” A quebra de paradigmas são indicadores de mudanças organizacionais.

8  Técnicas são transitórias. Cenário de Mudanças  Princípios são permanentes

9

10 ESTRUTURA ORGANIZACIONALESTRUTURA ORGANIZACIONALESTRUTURA ORGANIZACIONALESTRUTURA ORGANIZACIONAL Deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas. Diretoria Qualidade FinanceiroComercial Assessoria Produção Almoxarifado É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.

11 Tipos de Estruturas  Formal: planejada e formalmente representada pelo organograma.

12 Tipos de Estruturas  Informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura organizacional.

13 Estrutura Informal  Está nas pessoas e em suas relações;  Oferece resistências às ordens formais e as cumpre por um procedimento diferente do desejado;  Enquanto houver pessoas nas empresas, haverá a formações de grupos informais.

14 Estrutura Informal  A autoridade informal estabelece-se pelos vínculos sentimentais;  É determinada por pequenos grupos.  A interatividade com as lideranças informais é importante para alcançar os objetivos organizacionais.  A comunicação se estabelece pela RÁDIO PEÃO, na informal.

15 Estrutura Informal  O controle social interno é aquele realizado dentro das organizações em conformidade com a sua cultura.  O controle social externo é aquele realizado pelos sindicatos, governo e outros que podem até mesmo determinar uma greve.  O executivo deve atuar no sentido de manter a estrutura informal secundária à estrutura formal.

16 Vantagens da Organização Informal

17 Vantagens da Estrutura Informal  Rapidez no processo decisório;  Reduz as distorções e completa na estrutura formal;  Reduz a carga de comunicação dos chefes;  Motiva e integra as pessoas da empresa.

18 Armadilhas da Organização Informal

19 Desvantagens da Estrutura Informal  Dificuldades de controle;  Possibilidade de atritos entre as pessoas;  Afasta a realidade empresarial.

20 Funções Básicas do Gerente Planejamento – Objetivos e metas esperadas; Direção – coordenação, liderança das atividades e recursos, visando as metas e objetivos; Controle da empresa – acompanhamento e a avaliação dos resultados esperados.

21 Busca da Qualidade PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos. ORGANIZAÇÃO Disposição dos recursos de uma estrutura. CONTROLE Análise e avaliação dos resultados. EXECUÇÃO Realização dos Planos.

22 Feedback Feedback significa retorno da informação, efeito retroativo ou realimentação. O feedback reforça ou modifica o comportamento do sistema.

23 Papel dos Gerentes Gerentes são os agentes do processo administrativo. São os funcionários responsáveis pelos trabalhos de outros funcionários nas organizações.

24 Grupos Autogeridos Funcionários capacitados a desempenhar suas tarefas sem uma supervisão ativa. Na atualidade, alguns chefes compartilham a sua autoridade com seus funcionários.

25 Grupos Autogeridos Há organizações nas quais as responsabilidades e a autoridade são dadas não a indivíduos, mas a grupos. Esta prática cria grupos autogeridos e outras formas de administração colegiada.

26 Papel dos Gerentes Sistema racional de regras e de autoridades. Coordenação dos atos em função do processo administrativo.

27 Papel dos Gerentes O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes, e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar estejam numa seqüência lógica.

28 Seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas, de controle gerencial. Papel dos Gerentes

29 A Administração deve ser vista como função separada das demais funções da empresa, dentre elas as atividades operacionais. Papel dos Gerentes

30 Um especialista muito competente pode tornar-se um administrador incompetente, desde que continue a raciocinar e a comportar-se como especialista, sem conseguir assumir o papel e as responsabilidades de administrador. Papel dos Gerentes

31 Eficiência, eficácia, equilíbrio dinâmico com o ambiente externo e autogestão. A sobrevivência de uma organização depende muito mais do equilíbrio com o ambiente externo em contínua mudança do que dos sistemas internos. Funções do Executivo

32 Privilegiar a comunicação, como forma de obter a cooperação da organização informal; Funções do Executivo A cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termo de sua eficiência e eficácia;

33 Funções do Executivo Interdependência entre cooperação e benefícios recebidos. Obrigação de doutrinar seus subordinados.

34 COOPERAÇÃO Gerentes Funcionários EficiênciaEficácia Funções do Executivo

35 A tomada de decisão tem sua importância identificada. Dar ordens que serão acatadas pela equipe.

36 Processo Decisório Problema Prospecção Concepção Decisão Avaliação de Alternativas Criação de Alternativas Análise de um problema

37  Homem Econômico: Seleciona o melhor cursor da ação, entre outras possibilidades, de modo a aproveitar todas as vantagens.  Homem Administrativo: procura tomar as decisões satisfatórias em lugar das decisões maximizadas. Racionalidade Limitada

38 Processo Decisório  Idealmente, as decisões gerenciais têm sua base na teoria econômica tradicional, que pressupõe a maximização dos ganhos por meio da racionalidade.

39 Papéis Gerenciais Figura de Proa Relações PublicasLíder LiderançaLigação NetworkingMonitor CopilaDisseminador CatalisaPorta-voz Divulga Empreendedor Controlador de distúrbios Adm. de Recursos Negociador Papéis de Decisão Papéis interpessoais Papéis de Informação

40 Desempenho dos Gerentes O sucesso relaciona-se a rede de relacionamento e o processo de comunicação bem definidos.

41 Níveis de Administração  Alta Administração  Gerencia Intermediaria  Supervisão de primeira linha

42 Habilidades Gerenciais Administração Superior Habilidades Conceituais Conceituais Gerencia Habilidades Intermediaria Humanas Supervisão de Habilidades Primeira Linha Técnicas

43 Trabalho em Equipe Filme

44 “Mais do que nunca, ter uma visão voltada para o futuro é a diferença entre o sucesso e o fracasso”. Peter Drucker Obrigado!!!


Carregar ppt "OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL Adm. Davson Mansur Irff Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google