A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMPONENTES Julio Morais Manaus/CESF Organização, Sistemas e Métodos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMPONENTES Julio Morais Manaus/CESF Organização, Sistemas e Métodos."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMPONENTES Julio Morais Manaus/CESF Organização, Sistemas e Métodos

2 Introdução A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

3 Componentes São três os componentes: Sistema de Responsabilidade (alocação de atividades) Sistema de Autoridade ( distribuição de poder) Sistema de Comunicação ( interação das unidades)

4 COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SISTEMA DE RESPONSABILIDADE Conceito: refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. Um chefe tem total e absoluta responsabilidade pelos atos dos seus subordinados. Deve haver correspondência entre responsabilidade e autoridade. Responsabilidade não se delega.

5 Sistema de Responsabilidade Aspectos básicos do sistema de responsabilidade: Departamentalização; Linha e assessoria; Atribuições das unidades organizacionais.

6 COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SISTEMA DE AUTORIDADE Conceito: é o direito para fazer alguma coisa. Tomar decisões, dar ordens e requerer obediências ou desempenhar suas funções. Amplitude de autoridade ou de controle: vai diminuindo proporcionalmente na medida que o nível hierárquico desce.

7 Sistema de Autoridade Tipos de exercício de autoridade: Singular – exercido por um só individuo. Múltiplo – exercido por um grupo de pessoas, um colegiado.

8 Sistema de Autoridade Tipos de autoridade: Hierárquica – linhas de comando estabelecida pela estrutura organizacional(níveis hierárquicos); Funcional – corresponde a autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais. É preciso estar bem definida a autoridade funcional para evitar duplicidade de comando.

9 Sistema de Autoridade Aspectos básicos: Centralização e Descentralização; Delegação; Níveis hierárquicos; Amplitude de controle;

10 SISTEMA DE COMUNICAÇÃO Conceito: é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de um canal, e entendida por um receptor. Meio pelo qual fluem as informações que permite o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz. COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

11 Sistema de Comunicação Considera-se: o que deve ser comunicado; como deve ser comunicado; quando deve ser comunicado; de quem deve vir a informação; para quem deve ir a informação; por que deve ser comunicado; quanto deve ser comunicado.

12 Sistema de Comunicação Esquema de comunicação Formal – segue a corrente de comando; Informal – surge naturalmente das relações dos grupos informais. Algumas estratégias para amenizar a influencia negativa: alteração do layout; salas de reuniões ou de café; alteração da estrutura organizacional; pratica de competições esportiva.

13 Sistema de Comunicação Fluxo de informação: Horizontal – unidades diferentes, mesmo nível hierárquico. Diagonal – unidades diferentes e níveis hierárquicos diferentes. Vertical – níveis hierárquicos diferentes, mas na mesma área de atuação.

14 Sistema de Comunicação SUBSISTEMA Procedimentos Meios pelos quais se desenvolvem as atividades e a suas inter-relações.


Carregar ppt "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMPONENTES Julio Morais Manaus/CESF Organização, Sistemas e Métodos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google