A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Capítulo 2 2012/1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Capítulo 2 2012/1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Capítulo /1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO

2 Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Antes de compreender o comportamento humano nas organizações, precisamos entender o relacionamento entre as pessoas e as organizações:

3 Contrato psicológico É um conjunto de expectativas gerais do indivíduo, sobre a sua contribuição,com a organização, em relação ao retorno que terão. Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual

4 As contribuições do indivíduo para uma organização podem ser: conhecimento, capacidade,lealdade, tempo e lealdade, e comprometimento. As organizações oferecem incentivos aos seus colaboradores na forma de retribuições tangíveis e intangíveis. Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual

5 A adequação ao cargo-pessoa, existe quando as contribuições que o colaborador retorna à empresa e corresponde aos incentivos oferecidos. Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual

6 Contribuições do indivíduo Esforço Habilidades Lealdade Conhecimentos Tempo Competências Comprometimento Incentivos da Organização Pagamento Segurança no trabalho Benefícios Oportunidades de carreira Posição Social Oportunidades de promoção

7 Personalidade é o conjunto de características psicológicas, relativamente estáveis, que distingue uma pessoa de outra. Cada indivíduo possui características distintas, uns dos outros: Valores; Crenças, Cultura, Comprometimento, Afetividade, Autenticidade. Personalidade e Comportamento Pessoal

8 As diferenças individuais, são características que variam de pessoa para pessoa, identificando cada pessoa e tornndo-a distinta das demais.

9 Personalidade e Comportamento Pessoal Sempre que uma organização avalia ou julga o comportamento de seus funcionários deve levar em consideração as diferenças individuais e as contribuições dos funcionários, adequando da melhor forma possível, pessoas e cargos.

10 Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual As pessoas e as organizações definem e redefinem suas relações continuamente, pois estas evoluem e mudam ao longo do tempo.

11 Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Descreva com suas palavras o que é contrato psicológico e qual a importância. Que contratos psicológicos você tem atualmente? Às vezes um indivíduo é descrito como sem personalidade. Qual é o erro nessa afirmação? O que ela realmente significa?

12 O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações AUTORES: Karina Ribeiro Fernandes; José Carlos Zanelli 2012/1

13 Identidade dos Indivíduos nas Organizações As identidades dos indivíduos nas organizações são construídas a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade.

14 Identidade dos Indivíduos nas Organizações Este artigo pretende identificar, analisar e comentar o processo de construção das identidades dos indivíduos nas organizações. Pretende-se ainda verificar como ocorre o processo de reconstrução dessas identidades em ambientes de mudanças constantes.

15 Identidade dos Indivíduos nas Organizações Assistimos hoje a transformações importantes no ambiente de trabalho. Cada vez mais os funcionários são convidados a vestir a camisa da empresa. Para isso devem estar conscientes e engajados com os valores organizacionais, bem como ter claramente definidos os objetivos que a organização pretende atingir e os meios para alcançá-los

16 Identidade dos Indivíduos nas Organizações É muito comum se afirmar que a principal responsabilidade dos gerentes é a de motivar seu pessoal; para isso é feito um trabalho de conscientização, que se inicia no momento de inserção do empregado no ambiente organizacional.

17 Identidade dos Indivíduos nas Organizações Ao apresentar aos funcionários os ritos, crenças, valores, rituais, normas, rotinas e tabus da organização, o que se pretende é buscar a sua identificação com os padrões a serem seguidos na empresa. Dessa forma, se fornece um senso de direção para todas as pessoas que compartilham desse meio.

18 Identidade dos Indivíduos nas Organizações Mas a padronização de atitudes pode ser prejudicial às pessoas e à própria organização, que perde em criatividade e falta de questionamentos, além de aumentar a resistência às mudanças, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis agindo da forma a que estão habituadas e que aprenderam ser a maneira correta de agir.

19 Na próxima aula teremos a continuação deste artigo, discutindo: COMO SÃO FORMADAS AS IDENTIDADES DOS INDIVÍDUOS NAS ORGANIZAÇÕES


Carregar ppt "Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual Capítulo 2 2012/1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google