A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais - Indivíduo – É considerado na psicologia o ser humano ou animal que possui um conjunto de características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais - Indivíduo – É considerado na psicologia o ser humano ou animal que possui um conjunto de características."— Transcrição da apresentação:

1 O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais - Indivíduo – É considerado na psicologia o ser humano ou animal que possui um conjunto de características que o distingue como espécie biológica e dentro desta, os traços peculiares de uma categoria ou classe de seres. (I=fg x fa). - Pessoa – É o ser humano dotado de capacidade para desempenhar suas funções biológicas e psicológicas adequadas as suas finalidades vitais. A pessoa é adotada de personalidade que é um atributo peculiar e pode ser definida como a soma total das qualidades biológicas e psicológicas refletindo-se num padrão de comportamento único entre as espécies. (P= I+p).

2 -As pessoas interagem, agrupam-se e formam as instituições, organizações, Empresas, Sociedades, etc. visando alcançar objetivos comuns e ainda objetivos pessoais e organizacionais. - O relacionamento entre Pessoa e Organização nem sempre é um relacionamento cooperativo, satisfatório, pelo contrário, é muito mais tenso e conflituoso. Isto deve-se basicamente ao fato de que nem sempre os objetivos pessoais são correlacionais aos objetivos organizacionais.

3 - Na realidade existe um sistema de interdependência: As pessoas precisam das organizações e estas necessitam das pessoas para funcionar e alcançar o sucesso. - De acordo com ARGYRIS, a maior parcela de responsabilidade pela integração entre os objetivos pessoais e objetivos organizacionais é da ADMINISTRAÇÃO OU DA GESTÃO. Enquanto as pessoas buscam satisfazer suas próprias necessidades, atingir seus objetivos como melhores salários, segurança no cargo, conforto, lazer, etc, as organizações buscam atingir seus objetivos tais como, aumento de capital, prédios, equipamentos, potencial humano, lucratividade, oportunidades de mercado, etc. Como integrar tais objetivos?

4 - A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica. Para BARNARD, as pessoas precisam ser EFICAZES, isto é, atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação e EFICIENTES, satisfazer suas próprias necessidades mediante sua participação nas organizações, para sobreviver no sistema. - Na área de Gestão de Pessoas, podemos estudar as pessoas sob três aspectos relevantes e integrados: 1) As pessoas enquanto pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações, objetivos individuais, dentre outras.

5 - A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica. Para BARNARD, as pessoas precisam ser EFICAZES, isto é, atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação e EFICIENTES, satisfazer suas próprias necessidades mediante sua participação nas organizações, para sobreviver no sistema. - Na área de Gestão de Pessoas, podemos estudar as pessoas sob três aspectos relevantes e integrados: 1) As pessoas enquanto pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações, objetivos individuais, dentre outras.

6 2) As pessoas enquanto potencial organizacional, dotadas de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à realização das tarefas organizacionais. 3) As pessoas enquanto colaboradores da organização que investem através do seu esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, estabelecendo, por conseguinte, uma RECIPROCIDADE entre pessoas e organizações.

7 VARIÁVEIS INTERVENIENTES A pessoa na Organização recebe influência de: FATORES INTERNOS Personalidade; Aprendizagem; Motivação; Percepção; Valores, dentre outros; FATORES EXTERNOS Ambiente organizacional; Regras e regulamentos; Cultura; Políticas; Métodos e processos; Recompensas e punições; Grau de confiança; Pressões do superior; Influência dos colegas; Mudanças na tecnologia; Demandas da família, dentre outros.


Carregar ppt "O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais - Indivíduo – É considerado na psicologia o ser humano ou animal que possui um conjunto de características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google